É melhor deixar o computador ligado ou desligado?

É fato que praticamente todos os usuários de computador fazem uma pausa e se afastam de seu equipamento por um certo tempo. Durante o almoço, por exemplo, as pessoas interrompem a tarefa realizada no computador e saem para esticar as pernas. Com isso, uma parte delas tende a deixar o equipamento ligado, enquanto uma outra parte prefere desligá-lo durante este tempo ocioso. Agora a pergunta que não se cala: Durante o período ocioso, é melhor deixar o computador ligado ou desligado?

Continue nesta leitura que o portal Dicas de Informática Básica preparou para você e confira algumas informações interessantes que provavelmente você não sabia.

Devo desligar o computador durante o tempo ocioso?

A resposta para esta pergunta depende de muitos fatores que vão desde o consumo de energia elétrica até as preocupações com o desgaste do equipamento.

As informações que apresentaremos a seguir abordam o debate “ligado” ou “desligado” de muitos pontos de vista, possibilitando que o usuário tome uma decisão por si mesmo.

Preocupação com o consumo de energia

Um dos maiores fatores que contribuem para decidir se é melhor desligar ou não o computador é o consumo de energia elétrica. Uma conta de energia pode sair com um valor alto no final do mês, e um computador entre outros dispositivos eletrônicos podem ajudar bastante para aumentar ou diminuir o valor do consumo total. A menos que você fique longe de um computador ligado por muito tempo, deixá-lo ligado por um prazo curto de tempo não irá influenciar quase nada no valor da conta. Apesar disso, caso você queira economizar o máximo possível, é recomendado que você desligue o seu equipamento.

Hora de retomar

É importante ressaltar que, o tempo para um computador voltar a funcionar pode ser considerado um fator que irá influenciar no consumo da conta no final do mês. Confira abaixo os diferentes estados de energia de um computador que você deve conhecer e considerar.

Qual a diferença entre Suspender, Hibernar e Desligar?

É importante que você entenda o que é e quais as diferenças entre os estados Suspender, Hibernar e Desligar.

Estado – Suspender

Ao suspender o funcionamento do seu computador, os programas e demais arquivos abertos são armazenados na memória RAM, enquanto os demais componentes do equipamento são colocados em estado de baixa energia.

O estado Suspender é indicado quando o usuário precisa se ausentar por um período curto de tempo. Dessa forma, ao retornar, o computador será inicializado de uma maneira bem rápida.

Este estado é chamado também de Sleep.

Estado – Hibernar

No estado de hibernação, todos os programas e demais arquivos abertos do computador são copiados para uma unidade de inicialização e os demais componentes do equipamento são desligados.

O estado Hibernar é indicado quando o usuário precisa se ausentar  por um período médio de tempo.

Este estado é chamado também de Hibernate.

Estado – Desligar

Este é o estado mais utilizado pelos usuários. Ao desligar o computador, todos os programas e arquivos são encerrados e a energia de todos os componentes internos é totalmente cortada.

Desligar o computador é recomendado quando o usuário precisa se ausentar por um período longo de tempo, como por exemplo, acima de 8 horas.

Este estado é chamado também de Shut down.

É melhor deixar o computador ligado ou desligado? 1

Para mais detalhes, sugerimos que leia o seguinte artigo: Qual a diferença entre Hibernar e Suspender o computador?

Deixar o PC ligado a noite toda gasta muita energia?

A menos que seja realmente necessário deixar o equipamento executando algum tipo de tarefas específica, é fortemente recomendado que você desligue o seu computador durante a noite. Lembre-se que deixar o equipamento ligado por várias horas poderá alterar bem o consumo de energia, e consequentemente o seu bolso irá sentir.

Algumas tarefas tais como backup e varredura realizada pelo antivírus em busca de arquivos maliciosos dentro do equipamento, podem demandar um bom tempo. Neste caso, você pode até dormir e deixar o seu computador funcionando até que tudo esteja concluído. Neste caso, verifique se existe a opção para o computador desligar automaticamente após a finalização de uma tarefa específica. É comum que alguns programas disponibilizem esse recurso ao usuário, e certamente isso irá ajudar na economia de energia.

Ligar o equipamento com frequência pode desgastar o botão liga/desliga?

Até o ano de 1994, não era recomendado ligar e desligar o computador com uma grande frequência. Isso porque antigamente era comum a ocorrência de problemas relacionados ao botão de energia (ligar e desligar). Nos dias atuais, apesar de esses botões ainda poderem se desgastar, eles se tornaram muito mais resistentes, além de possuir um ciclo de vida que vão além de outros componentes do equipamento.

Ligar e desligar o computador com frequência pode ocasionar rachaduras de solda?

A resposta é não, uma vez que a solda tende a suportar as mudanças de temperatura. Desse modo, o computador não é prejudicado. Vamos fazer uma comparação com as TVs. É comum uma pessoa ligar e desligar sua TV diversas vezes ao dia. Isso faz com que os seus componentes internos esquentem e esfriem assim como ocorre com o computador, e mesmo assim, eles não costumam apresentar problemas.

Confira abaixo alguns mitos muito comuns no dia-a-dia

Você não deve confiar  em tudo o que as pessoas saem dizendo a respeito do funcionamento dos computadores. É importante que você procure entender realmente o que se aplica e o que não se aplica. A seguir, você verá algumas informações falsas que são compartilhadas o tempo todo entre pessoas.

Ao inicializar, o computador precisa de mais energia.

Essa afirmação é totalmente falsa. A ação de ligar um computador não irá consumir ou exigir mais energia.

Desligar o computador pode causar surtos de energia

Essa afirmação também é falsa.

Deixar o computador ligado por muito tempo pode superaquecê-lo

Considerando que os componentes do computador estejam funcionando de maneira adequada, ele não irá superaquecer. É importante que as ventoinhas internas estejam sempre limpas e funcionando corretamente.


Concluindo…

Utilize sempre o bom senso. Se o seu computador ficar ocioso por muitas horas, recomendamos que você desligue o equipamento. Nunca se esqueça que, à medida em que o computador está funcionando, está havendo algum desgaste, pelo mínimo que seja. E no final das contas, o seu bolso e o meio ambiente também irão agradecer!

Se você curtiu este artigo, ajude o nosso Portal clicando no botão curtir no final desta página.

É melhor deixar o computador ligado ou desligado? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.