Para que serve a tecla Caps Lock?

Acreditamos que não seja novidade para ninguém sobre a finalidade principal da tecla Caps Lock. No entanto, o portal Dicas de Informática Básica preparou este artigo contando um pouco mais sobre a origem desta tecla, considerada por muitas pessoas um recurso que transmite um sentimento de desespero ou até mesmo de agressividade.

Diversas pessoas fazem pesquisas todos os dias a respeito da tecla Caps Lock. Confira abaixo algumas perguntas comuns realizadas:

  • o que significa caps lock do teclado
  • para que serve a tecla caps lock
  • caps lock não funciona o que fazer
  • como desativar a tecla caps lock no notebook

O que é Caps Lock?

O termo Caps Lock, registrado em uma das teclas do teclado de computador, pode ser traduzido como “trava-maiúsculas” e “Fixa”.

Para entender de uma maneira mais detalhada este conceito, confira abaixo informações sobre o desmembramento destes termos:

  • Caps: palavra reduzida de origem inglesa, que se refere ao termo original “capitals”. Este termo, por sua vez, refere-se à expressão “capital letters”, que significa “letras maiúsculas”;
  • Lock: palavra inglesa que pode ser traduzido como bloqueio ou travamento;

Sendo assim, conclui-se que a expressão “Caps Lock” remete a ideia de letras maiores do que o normal, isto é, letras maiúsculas.

Para que serve a tecla Caps Lock?

A essa altura você já deve saber para que serve a tecla Caps Lock.

A tecla Caps Lock tem o intuito de travar as teclas em letras maiúsculas. Isto é, ao ativar esta tecla, todas as letras digitadas no teclado sairão em maiúsculas.

Em relação ao uso de letras maiúsculas, existem, basicamente, duas teclas que possibilitam isso: a tecla Shift, e a tecla que é assunto deste artigo, Caps Lock.

Para mais detalhes a respeito do funcionamento da tecla Shift, sugerimos que você leia o seguinte artigo: Para que serve a tecla Shift?

Qual a diferença entre a tecla Caps Lock e a tecla Shift?

Você sabe qual é a diferença entre as teclas Caps Lock e Shift?

Para colocar a letra maiúscula usando a tecla Shift, é necessário segurar a tecla enquanto digita.

Para colocar a letra maiúscula usando a tela Caps Lock, não é necessário segurar a tecla enquanto digita o texto. Isso porque, uma vez que a tecla estiver ativada, todo o conteúdo digitado sairá automaticamente em maiúsculo.

Como ativar a tecla Caps Lock?

Utilizar a tecla Caps Lock é muito fácil!

Par ativar a tecla Caps Lock do teclado, basta pressioná-la uma vez. Nesse ponto, é importante observar que existe uma luz de LED na maioria dos teclados de computadores, indicando quando este recurso está ativo ou não. Quando a luz está acesa, as letras maiúsculas estão ativadas. Quando está apagada, as letras maiúsculas encontram-se desativadas.

Para desativar a tecla Caps Lock, pressione novamente uma vez esta tecla.

Alguns modelos de notebooks apresentam uma mensagem na tela do usuário no momento em que a tecla Caps Lock é pressionada. Como nem todos os dispositivos possuem aquela luz de LED incorporada nos teclados, torna-se necessário indicar de uma outra maneira o status da tecla, o que irá facilitar o dia-a-dia do usuário e sem comprometer a experiência de uso daquele equipamento.

Como surgiu a tecla Caps Lock?

Se você gosta de entender a origem dos recursos computacionais, você está no lugar certo. Acompanhe abaixo algumas curiosidades a respeito de como foi originada a tecla Caps Lock.

Para entender como surgiu a tecla Caps Lock, vamos voltar um pouco na história. No ano de 1878, a tecla Shift foi desenvolvida e incorporada nas máquinas de escrever, com o objetivo de destacar trechos importantes de um texto, uma vez que possibilitava digitar letras em um tamanho maior.

E como podemos imaginar, a grande desvantagem do Shift consiste na exigência de que a pessoa mantivesse a tecla pressionada para digitar textos em letra maiúscula. Foi a partir de então que mais tarde foi desenvolvida uma nova tecla, que hoje conhecemos como a tecla Caps Lock.

É importante destacar que, a tecla Caps Lock foi inicialmente denominada “Shift Lock”.

Esta nova tecla tinha exatamente o propósito de otimizar o processo de digitação do trabalho, já que não exigia que o usuário permanecesse com o dedo pressionado sobre a tecla.

Os teclados utilizados atualmente possuem as duas teclas, Shift e Caps Lock, e são baseados nas antigas máquinas de escrever.

Para que serve a tecla Caps Lock? 1

Para mais detalhes a respeito da estrutura de um teclado de computador, confira um outro interessante artigo: Quantas teclas tem um teclado de PC?

Onde está localizada a tecla Caps Lock no teclado de computador ou notebook?

Em um computador desktop ou notebook, a tecla Caps Lock encontra-se localizada ao lado esquerdo do teclado, geralmente entre as teclas Shift e Tab.

Confira abaixo uma ilustração mostrando o posicionamento da tecla Caps Lock:

Para que serve a tecla Caps Lock? 2

A tecla Caps Lock está com seus dias contados?

Apesar de ser complicado pensar em um cenário no qual a tecla Caps Lock deixe de existir, há empresas que investem em equipamentos nos quais este recuro não encontra-se mais incorporado.

Como exemplo, pode-se citar a empresa Google com a sua linha de dispositivos Chromebook. O modelo CR-48 da empresa já não faz uso da tecla Caps Lock. Em seu lugar, foi inserido o recurso de buscas padrão do dispositivo.

Existem ainda outros modelos específicos de computador que também já aboliram esta função de seus teclados. Outras funções de utilidade mais comum e necessário foram inseridas em seu lugar.

Utilize a tecla Caps Lock com bom senso

Você sabia que Caps Lock é considerada a tecla mais gritante do teclado?

É importante que todos saibam que no mundo digital também existem regras de conduta. E uma dessas regras refere-se ao uso adequado das letras maiúsculas.

Ao comunicar com alguém, é recomendado que não faça uso da tecla Caps Lock. Ou em outras palavras, não utilize as letras maiúsculas sem necessidade. Isso porque, ao utilizar somente letras maiúsculas, você passa a ideia de que está gritando com alguém.

Tecla Caps Lock não funciona, o que fazer?

Você está tendo problemas para utilizar a tecla Caps Lock? Confira abaixo algumas fatores que podem influenciar no seu funcionamento:

Tecla Caps Lock mal encaixada ou meio levantada

Observe se a tecla está mal encaixada ou meio levantada. Se ela estiver assim, é sinal de que está desencaixada. Neste caso, é necessário colocá-la de volta em seu devido lugar e, para isso, sugerimos que você procure no Youtube por um vídeo que mostre como realizar esta ação.

Muita sujeira ao redor da tecla Caps Lock

Um outro fator que pode contribuir para que a tecla pare de funcionar é a sujeira acumulada. Sugerimos que utilize um pincel e um pinça para tentar remover qualquer resíduo que esteja armazenado entre a tecla.

Substitua o teclado por um outro

Caso perceba que a tecla Caps Lock não está funcionando, sugerimos que conecte um outro teclado ao seu computador. Desta forma, se a tecla deste outro dispositivo funcionar, é sinal de que o teclado original esteja com algum tipo de problema.

Comandos de atalhos mais comuns com a tecla CTRL

Configura abaixo uma listagem apresentando alguns comandos de atalho que utilizam a tecla CTRL:

  • CTRL + X – recortar um item;
  • CTRL + C – copiar um item;
  • CTRL + Insert – copiar um item;
  • CTRL + V – colar um item;
  • CTRL + Z – desfazer uma ação;
  • CTRL + F4 – fechar um documento ativo;
  • CTRL + A – selecionar todos os itens de uma pasta ou documento;
  • CTRL + D – enviar um item selecionado para a lixeira;
  • CTRL + R – atualizar/recarregar a janela ativa;
  • CTRL + Y – refazer uma ação;
  • CTRL + P – imprimir o documento;
  • CTRL + F – acionar o recurso de busca;
  • CTRL + B – formatar o texto em negrito;
  • CTRL + I – formatar o texto em itálico;
  • CTRL + seta de navegação para a esquerda – mover o cursor para o início da palavra anterior;
  • CTRL + seta de navegação para a direita – mover o cursor para o início da próxima palavra;
  • CTRL + ALT + TAB – utilizar as teclas de navegação para alternar entre os programas em execução;
  • CTRL + seta de navegação para cima ou para baixo – alterar o tamanho do Menu Iniciar quando estiver aberto na tela;
  • CTRL + ESC – acionar o Menu Iniciar;
  • CTRL + Shift – alternar entre os layouts do teclado disponíveis no sistema;

Chegamos ao fim de mais um artigo a respeito do funcionamento e origem de teclas do computador.

O que você achou deste artigo sobre a tecla Caps Lock? Se as informações fornecidas aqui foram úteis para você, ajude o nosso portal clicando no botão curtir no final desta página.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.