ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema?

Se você está acessando este post, supomos que você esteja se deparando com o erro ERR_CONNECTION_CLOSED na tela de seu computador, que impossibilita o carregamento de determinados sites em seu navegador de internet.

Continue neste artigo preparado pelo portal Cursos e Dicas de Informática Básica, e confira alguns comandos e procedimentos que você pode utilizar para tentar resolver este problema de uma vez por todas.

O que é o erro ERR_CONNECTION_CLOSED?

ERR_CONNECTION_CLOSED é um erro exibido pelo navegador Google Chrome, indicando que a conexão com o site no qual o usuário está tentando acessar foi fechada. Esta é a forma pela qual o Google Chrome informa que a transferência de dados, necessária para estabelecer a conexão, foi interrompida.

Veja abaixo a mensagem completa do erro:

Não é possível acessar esse site
www.nomedosite.com.br encerrou a conexão inesperadamente
Tente:
Verificar a conexão
Verificar o proxy e o firewall
Executar o Diagnóstico de Rede do Windows
ERR_CONNECTION_CLOSED

Como corrigir o erro ERR_CONNECTION_CLOSED?

Confira alguns dos métodos mais promissores para solucionar o erro ERR_CONNECTION_CLOSED de seu navegador:

Solução 1 – ERR_CONNECTION_CLOSED – Verifique a conexão à Internet e reinicie o roteador, se necessário

Antes de realizar qualquer modificação nas configurações do sistema e do navegador com o intuito de tentar reparar o erro, o primeiro passo é verificar a sua conexão com a internet. No Windows, você pode fazer isso através do símbolo de rede na área de notificação (também chamada de Bandeja do sistema). Lá você pode ver não apenas a rede à qual você está conectado no momento, mas também o status da conexão.

ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema? 1

Se a conexão com a Internet estiver correta, ao levar o mouse sobre o símbolo, deverá aparecer a mensagem “Acesso à Internet “, conforme pode ser visto na ilustração acima. Caso contrário, verifique se todos os cabos do seu dispositivo de rede estão conectados corretamente. Ou então, se você utilizar rede sem fio, sugerimos que você utilize um outro dispositivo para testar a sua rede wi-fi e verificar se a rede permanece inoperante. Se for esse o caso, você também pode tentar reiniciar o roteador desconectando temporariamente a tomada da parede por uns 30 segundos.

Veja se o problema foi resolvido. Se o erro persistir, realize a Solução 2 indicada abaixo.

Solução 2 – ERR_CONNECTION_CLOSED – Redefinir as configurações de rede

Problemas de conexão que levam a erros como a mensagem “ERR_CONNECTION_CLOSED” também podem ocorrer devido a erros na configuração de TCP / IP do sistema. No entanto, você pode resolver esse problema redefinindo as configurações para o estado original.

Tudo o que você precisa são direitos de administrador e a ferramenta de linha de comando  prompt de comando como administrador. Para acessar o MS-DOS, abrao menu Iniciar (ícone do Windows) e digite o termo “cmd “na barra de pesquisa. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no aplicativo cmd apresentado como resultado da pesquisa e selecione “Executar como administrador”:

Com o prompt de comando aberto, digite a seguinte linha de comando:

netsh int ip reset e confirme na tecla Enter.

netsh winsock reset e confirme na tecla Enter.

Agora reinicie o computador e confira se o problema foi resolvido. Se não tiver solucionado, realize a próxima solução indicada abaixo.

Solução 3 – ERR_CONNECTION_CLOSED – Desativar servidor proxy e conexões VPN

Proxies e conexões VPN oferecem a você – cada um à sua maneira – a possibilidade de permanecer anônimo durante o seu tempo na Internet. Ambas as soluções estão ativamente envolvidas no processo de transferência de dados, e é por isso que elas também podem causar complicações e, por exemplo, causar o erro “ERR_CONNECTION_RESET”.

Se você usar uma das duas técnicas de ponte, desative-a – pelo menos para fins de teste – ou – no caso da VPN – não a use. Para desativar o servidor proxy, você precisa acionar as Propriedades de Internet de seu computador. Para isso, abra o menu Iniciar e digite “Opções de Internet”. Clique na opção correspondente para acessar.

ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema? 2

Após abrir a janela (veja ilustração acima), clique na guia Conexões. Se houver alguma conexão VPN ou proxy configurados, você poderá visualizá-los na lista de conexões ao lado esquerdo dos botões Adicionar, Adicionar VPN, Remover, Configurações. Se houver alguma conexão nesta lista, você poderá excluir clicando no botão Remover.

Em seguida, nessa mesma tela, observe que haverá a seguinte seção “Configurações a Rede Local (LAN). Clique no botão Configurações da LAN. Na tela que abrir, certifique-se de que a seguinte opção esteja desmarcada: Usar um servidor proxy para a rede local (estas configurações não se aplicam a conexões discadas ou VPN). E pronto! Confirme no Ok e verifique se o problema foi resolvido. Caso contrário, veja a nossa próxima solução.

Solução 4 – ERR_CONNECTION_CLOSED – Limpar cache DNS

A resolução de nomes do servidor DNS é um dos mecanismos mais importantes da internet. Para que a conversão de endereços de domínio em seus equivalentes numéricos não precise ser realizada toda vez que um determinado site é acessado, servidores e navegadores DNS criam entradas de endereço no chamado cache DNS.

Isso resulta em tempos de carregamento mais rápidos, mas também pode levar a problemas técnicos, como o erro “ERR_CONNECTION_CLOSED”, se as entradas estiverem desatualizadas e não forem mais compatíveis com a versão atual do site.

Uma solução possível é a liberação do DNS , que esvazia completamente o cache de endereços . Por exemplo, você pode redefinir o cache do sistema usando o seguinte comando na linha de comando no Prompt MS-DOS:

ipconfig /flushdns e confirme na tecla Enter.

Para limpar o cache DNS do Google Chrome, é necessário inserir o seguinte comando na barra de endereço do navegador:

chrome://net-internals/#dns e confirme na tecla Enter.

Em seguida, você terá acesso às configurações de DNS na tela do navegador. Observe que há o botão “Clear host cache“, que pode ser usado para limpar o cache. Clique nele.

Verifique agora se o problema foi resolvido. Ainda não? Vamos para a próxima solução.

Solução 5 – ERR_CONNECTION_CLOSED – obter ou alterar servidores DNS manualmente

Não é apenas o cache do servidor DNS usado que pode se tornar um problema: se a disponibilidade do servidor é limitada ou o servidor está completamente inativo , a conexão também pode ser interrompida e a mensagem de erro do Chrome pode aparecer.

ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema? 3

Geralmente, você obtém o endereço do servidor DNS automaticamente, para que seja atribuído um servidor de nomes local ao seu provedor de Internet.

No entanto, você tem a opção de inserir o servidor manualmente e transferir a tarefa de resolução de nomes para outro servidor, a fim de corrigir a mensagem “ERR_CONNECTION_CLOSED”. Para fazer isso, faça o seguinte:

Abra a visão geral das conexões de rede ativas, por exemplo, através do Centro de rede e compartilhamento ou a combinação de teclas [tecla Windows] + [R] seguida da entrada “ncpa.cpl”. Veja ilustração abaixo:

ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema? 4

 

Clique com o botão direito do mouse na conexão de rede através da qual você está conectado à Internet e clique em ” Propriedades ” no menu pop-up (requer direitos de administrador). Procure a entrada ” Internet Protocol Version 4 (TCP / IPv4) ” e abra o menu de configuração do protocolo clicando duas vezes.

Deixe as configurações de endereço IP inalteradas (endereço digitado automaticamente ou manualmente) e selecione a opção ” Usar os seguintes endereços de servidor DNS ” na área inferior do menu.

Em seguida, insira os endereços do servidor de sua escolha. Por exemplo, os endereços dos servidores do Google ( 8.8.8.8.8 e 8.8.4.4 ) são recomendados.

ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema? 5

Confirme no Ok, e reinicie o computador. Agora faça um novo teste e veja se o problema foi resolvido. Se persistir, veja a próxima solução:

Solução 6 – ERR_CONNECTION_CLOSED – verifique se o firewall ou antívirus e desative, se necessário

Devido aos diversos tipos de ameaças que acompanham suas atividades diárias na internet, é altamente recomendado o uso de software de segurança. Mas, apesar de firewalls modernos, scanners em tempo real e similares geralmente fazerem um trabalho de primeira classe, essas ferramentas não são infalíveis.

Configurações incorretas, erros de software ou arquivos de programa desatualizados podem causar erros de conexão, como o erro “ERR_CONNECTION_CLOSED”. Nesse caso, verifique se a atualização deles resolve o problema ou se o endereço do site de destino está em uma das listas negras de seus programas de segurança. Se você não conseguir, tente desativar temporariamente o firewall e o software antivírus e recarregar a página.

Se isso não resolveu o problema, acompanhe a próxima solução:

Solução 7 – ERR_CONNECTION_CLOSED – verifique se há malware com a ferramenta de limpeza do Chrome

Mesmo a melhor configuração de segurança não oferece 100% de proteção contra malware. Portanto, você nunca pode descartar que seu sistema foi infectado por algum programa malicioso e é isso que está causando as desconexões.

Para esse fim, o Chrome oferece sua própria solução para detectar e remover malware , que você pode iniciar diretamente nas configurações do navegador. Para fazer isso, abra o menu de configurações clicando no símbolo de três pontos e selecione “Configurações”. Em seguida, clique no item “Avançado” localizado no final da página para expandir o menu de opções avançadas. Em “Redefinir e limpar”, conforme pode ser visto na ilustração abaixo, você encontrará o botão “Limpar computador”, que o leva à ferramenta de limpeza.

ERR_CONNECTION_CLOSED como resolver este problema? 6

Para iniciar a ferramenta, clique em “PESQUISA”. Se você não deseja que o Chrome colete informações sobre malware detectado, bem como configurações e processos do sistema , mova o controle deslizante para a esquerda em “Denunciar detalhes ao Google”.

Agora faça um novo e veja o que acontece. Se o problema não foi resolvido, temos mais uma solução. Acompanhe:

Solução 8 – ERR_CONNECTION_CLOSED – desativar extensões e excluí-las, se necessário

As extensões no Chrome são blocos de construção importantes para estender a funcionalidade do navegador do Google. Existem milhares de extensões gratuitas disponíveis na Chrome Store, que são extremamente práticas em princípio, mas também causam problemas como o erro “ERR_CONNECTION_CLOSED” – especialmente se as extensões não forem mais compatíveis com a versão atual do navegador.

Para verificar se uma extensão instalada é a causa da mensagem de erro, desative-a temporariamente . Basta digitar as extensões chrome: // na barra de endereço e mover os controles deslizantes abaixo de cada extensão para a esquerda.

Observação: As extensões desativadas podem ser ativadas novamente a qualquer momento movendo o controle deslizante para a direita novamente.

Faça um novo teste. Se a página de destino abrir após as extensões serem desativadas, você saberá que uma ou mais foram responsáveis ​​pelo erro. Ative as extensões uma a uma para encontrar os culpados e exclua-os usando o botão ” REMOVER “.

Ainda não foi resolvido o seu problema? Temos mais uma carta na manga. Confira abaixo!

Solução 9 – ERR_CONNECTION_CLOSED – atualizar navegador Google Chrome

Se você não possui a versão mais recente do Chrome instalada, isso pode ocasionar eventualmente alguns erros e problemas em seu navegador. Portanto, verifique se o seu navegador está atualizado, o que você pode fazer inserindo o seguinte URL na barra do navegador: chrome://settings/help

O Chrome verifica se a versão atual está instalada e inicia automaticamente o processo de atualização se você estiver usando uma versão desatualizada. Se o seu navegador estiver atualizado, você verá a mensagem “Google Chrome está atualizado”.

E aí, ainda assim você está com o mesmo problema? Temos uma última sugestão:

Solução 10 – ERR_CONNECTION_CLOSED – reinstalar o navegador Google Chrome

Se você não obteve êxito com os métodos listados para corrigir a mensagem “ERR_CONNECTION_CLOSED”, sua última opção é desinstalar completamente o navegador e reinstalá-lo . Lembre-se, no entanto, que todas as configurações serão perdidas.


Confira abaixo outros artigos que podem ser interessantes para você:

Chegamos ao fim de mais um artigo preparado pelo nosso portal Cursos de Informática Básica. O que achou das informações que fornecemos acima? Se você achou esse conteúdo relevante, clique no botão curtir localizado mais abaixo nesta página.

Gostaríamos também de saber você conseguiu resolver o seu problema a partir das soluções listadas acima. Se você realizou algum outro comando, registre aqui abaixo nos comentários.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.