O que são arquivos com extensão dll?

Se você utiliza computador com sistema operacional Windows, é provável que já tenha se deparado com o termo DLL em algum momento. Neste artigo preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, vamos explicar um pouco sobre este termo.

O que significa DLL?

DLL é a abreviação de Dynamic Link Library, e consiste em uma biblioteca dinâmica contendo informações que podem ser acessadas por mais de um programa instalado no computador. Esse acesso, pode ser, inclusive, simultâneo.

As DLL’s possuem sub-rotinas armazenadas em disco, podendo ser carregadas na memória e executadas quando um aplicativo realiza o seu acesso.

Uma DLL pode conter código, dados ou recursos, tais como fontes, cursores, ícones, etc. Um programa pode conter várias DLL’s, e elas podem realizar funções dos mais diversos tipos.

O que são arquivos com extensão DLL?

Agora que já abordamos tecnicamente o que significa DLL, vamos a uma explicação mais prática para este conceito.

Mas antes, é importante que você compreenda também o que significa extensão de arquivos. Se você tem dúvidas sobre este termo, sugerimos que leia o seguinte artigo O que é extensão de arquivo e para que serve?

Estando ciente sobre o propósito de uma extensão de arquivos, é possível entender mais facilmente o conceito de DLLs.

Os arquivos com extensão DLL armazenam códigos e dados que podem ser utilizados por mais de um programa simultaneamente. Dessa forma, cada programa instalado em um computador pode usufruir das funcionalidades de um arquivo DLL.

O que são arquivos com extensão dll? 1

Por exemplo, o arquivo Comdlg32.dll tem o propósito de executar tarefas comuns relativas à caixa de diálogo. E com isso, programas como Microsoft Word e Adobe Photoshop podem fazer uso deste arquivo para implementar uma caixa de diálogo em suas aplicações.

Quais as vantagens de um arquivo com extensão DLL?

Várias são as vantagens proporcionadas pelo uso de um arquivo com extensão DLL. A partir das explicações citadas acima, é certo que você já conheça algumas delas. Vamos destacá-las novamente:

  • Possibilita de fazer a atualização de um aplicativo no Sistema Operacional Windows através das DLLs, sem a necessidade de removê-lo e reinstalá-lo novamente;
  • O emprego da DLL evita a duplicidade de execução de códigos, fazendo com que o desempenho dos aplicativos sejam mais elevados, deixando tudo mais rápido;
  • Os arquivos com extensão DLL contribuem para promover a reutilização de código e o uso de memória eficiente;

DLL corrompido. O que fazer?

Se você estiver passando por algum tipo e problema relacionado a arquivos com extensão DLL, como por exemplo, recebendo mensagens de erro na tela de seu computador relatando que algum arquivo esteja corrompido, há uma solução para tentar reparar este problema.

Existem uma infinidade de portais na internet que disponibilizam  arquivos DLL de maneira gratuita para download. Neste caso, indicamos que você anote o nome da DLL corrompida e faça um busca por ele no Google. Assim você poderá baixar o arquivo e sobrepor o original.


O que você achou deste artigo? Se as informações cedidas aqui foram úteis para você, ajude-nos, clicando no botão curtir no final desta página.

O que são arquivos com extensão dll? 2

1 COMENTÁRIO

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.