Você que pensa em criar uma conta de e-mail, deve se perguntar:
Qual é o melhor provedor de e-mails gratuito?
Bem, essa resposta vai da opinião de cada usuário. Podemos afirmar que um provedor de e-mails é melhor do que o outro baseando-se em nossas experiências de uso com o computador e provedores de e-mails, além do nível de conhecimento destas ferramentas.
Cada dono de uma conta de e-mail terá uma resposta diferente, e irá tentar justificar a sua resposta da melhor maneira possível.
Entretanto, assim como os programas Anti-vírus, não há um provedor de e-mails que seja perfeito, melhor do que os outros. Cada um possui vantagens e desvantagens em relação aos demais. São capacidades de armazenamento diversas, limites de envio de mensagens diferentes, existência de aplicativos e outros serviços integrados ao serviços de e-mails, e muito mais.
Outro detalhe importante, todos eles são suscetíveis a lentidões ou instabilidades, podendo deixá-los fora do ar por alguns instantes. Isso pode ser raro para alguns provedores de e-mails, mas acontece. Não há sistemas 100% infalíveis.
Confira abaixo a relação dos provedores de e-mails gratuitos mais concorridos pelos usuários:
A ordem dos provedores citados acima foi aleatória. Não significa que o Gmail é melhor que o Outlook, e por aí vai.
Eu, por exemplo, conheço bem o Gmail, Outlook e Yahoo. Se eu tiver que escolher uma dessas três opções, selecionaria a segunda. Sempre utilizei o Outlook (antigo Hotmail) e acho a mais funcional de todas.
Já o meu irmão, prefere o Gmail. Minha prima sempre utilizou o Yahoo. Meu pai utiliza o Bol.
Viu como é difícil responder a esta pergunta?
Minha sugestão é: crie uma conta de e-mail utilizando um dos provedores citados neste artigo. Se não gostar do estilo e funcionamento do provedor escolhido, crie outra conta de e-mail em outro provedor e faça o teste, afinal, eles são gratuitos.