Diversas são as competências necessárias para desempenhar as atividades da área de testes de software. São competências tanto técnicas como comportamentais. Sugere-se que exista um equilíbrio entre elas, uma vez que a área de testes envolve também aspectos da psicologia, sendo exigido do profissional atitudes que direcionem a essas questões, mantendo um bom relacionamento entre testadores, desenvolvedores e demais envolvidos.
Listamos abaixo o conjunto separado de competências, habilidades e atitudes para o profissional de testes de software:
CONHECIMENTO
O conhecimento em Engenharia de software é fundamental pra o testador. Ele precisa conhecer todo o processo de desenvolvimento no qual está inserido, pois as atividades fazem parte deste processo.
Noções de programação também é um outro conhecimento indicado para os testadores. A partir do momento que você possui um entendimento de lógica, poderá elaborar testes mais precisos e direcionados.
Compreender bem o sistema operacional também é um outro aspecto importante. É preciso saber diferenciar as falhas de software de configurações desajustadas dos sistemas operacionais, pois as falhas podem ocorrer devido à configurações de permissão dos SO’s. O conhecimento deste ambiente proporciona maior produtividade no processo.
HABILIDADES
O profissional da área de testes deve saber se comunicar bem, tanto oralmente quanto na escrita. Ele precisa saber dialogar bem, de forma clara e objetiva. Transcrever para o papel de forma objetiva e organizada as atividades executadas de testes também é importante para que todos os envolvidos possam compreender bem todo o processo. A organização também é outra habilidade que deve fazer parte do dia a dia do profissional, tratando-se de uma característica crucial em qualquer processo da Engenharia de Software.
Além disso, o profissional precisa também ter facilidade de aprendizado, compreendendo bem as ferramentas de tetes disponíveis e, consequentemente, avaliando as mais adequadas para utilização no produto a ser testado.
ATITUDES
Como dito anteriormente, as atividades de testes envolvem também questões da área de psicologia. O profissional da área de testes deve se relacionar bem com os demais envolvidos na área. Ele precisa ter diplomacia, utilizando bons modos e agindo com delicadeza. Precisa também ser pro-ativo, tornando as atividades de testes sempre presentes durante o processe de desenvolvimento. Nota-se que, neste sentido, as empresas costumam negligenciar esta atividade.
O profissional também precisa ser paciente e ter persistência, pois trata-se de uma área cansativa e que exige comprometimento do profissional a todo momento.
O profissional precisa tomar atitude de “criatividade destrutiva”. Ou seja, ele não pode ter medo de “derrubar” o software no qual está testando. Lembre-se que as atividades de testes existem para ultrapassar os limites existentes na aplicação.
Por fim, muito estudo e dedicação é fundamental para o profissional da área de testes. Lembre-se que técnicas e ferramentas são concebidas e aperfeiçoadas constantemente, e o profissional precisa acompanhar todas estas tendências.