Como somar no Excel?

Este artigo pode parecer muito simples para quem está acostumado a trabalhar no Excel. Mas acredite, é grande o número de pessoas que possuem nenhum tipo de conhecimento a respeito desta ferramenta.

Sabe-se que, o Excel afasta muitos usuários que não gostam da disciplina de matemática, visto que, ele é um aplicativo que está diretamente relacionado a números e cálculos.

Qual a fórmula da soma no Excel?

O propósito deste post é mostrar aos usuários que não gostam de matemática, e consequentemente não usam o Excel, que este aplicativo, apesar de ser muito completo e até mesmo complexo, pode tornar o seu dia-a-dia muito mais fácil, através do uso de pequenas fórmulas e dicas úteis e práticas.

Vamos a uma delas:

Considerando que você tenha uma pequena lista de valores digitadas no Excel, e então, precise calcular a sua soma. Como fazer isso?

Bem, não queremos amedrontá-lo com isso, é apenas um cálculo que é preciso ser feito. Basta utilizar então as chamadas “Fórmulas”.

Analise os dados da imagem abaixo:

SOMA2

Veja que há 3 valores digitados. É fundamental você saber onde os valores estão posicionados dentro da planilha do Excel.

  • O número 15 encontra-se na Coluna A, Linha 1. Com isso, concluímos que A1 = 15.
  • O número 10 encontra-se também na Coluna A, Linha 2. Conclui-se que A2 = 10.
  • O número 26 encontra-se também na Coluna A, Linha 3. Conclui-se que A3 = 26.

Logo, A1, A2 e A3 serão as células usadas no cálculo.

É importante ressaltar que, todas os cálculos, ou mais especificamente,  fórmulas criadas no Excel, deverão ser precedidas do sinal de igualdade ( ).

Vamos então mostrar dois tipos diferentes de fórmulas que poderão ser usadas para se obter a soma destes três valores.

PRIMEIRA FÓRMULA

Como somar no Excel? 1

Antes de começar a digitar a fórmula, é fundamental clicar na célula na qual será exibido o resultado do cálculo.

No nosso caso, vamos dar um clique na célula A4. Veja que, conforme figura acima, a célula A4 está ativa.

Agora sim, basta digitar a seguinte fórmula abaixo:

= A1 + A2 + A3

Após digitar, pressione ENTER e veja o resultado. Muito simples, não é?

Se formos analisar a fórmula acima, veremos que não há nada de segredos e truques. O que fizemos foi simplesmente dizer ao Excel que seria considerado somente os valores presentes nas células A1, A2 e A3.

SEGUNDA FÓRMULA

Agora, vamos mencionar um outro jeito de obter a soma de dois ou mais números. Vamos considerar a imagem abaixo com os valores contidos nas células respectivas.

SOMA3

Bem, se basearmos na primeira fórmula, diríamos que a fórmula para obter a soma dos valores acima seria a seguinte:

= A1 + A2 + A3 + A4 + A5 + A6 + A7 + A8 + A9 + A10

Está correto, porém, veja que ficou muito trabalhoso mencionar célula por célula.

Para isso, existem fórmulas mais otimizadas para isso. Veja então a seguinte:

= SOMA(A1:A10)

Basta utilizar esta fórmula acima e o resultado será exibido para você.

Muitos de vocês devem ter entendido a lógica desta pequena fórmula. É bem simples. O A1 corresponde à célula do primeiro valor da lista. Já o A10 corresponde à célula do último valor da lista.

Com isso, basta utilizar o sinal de dois pontos ( : ) para dizer que todas as células compreendidas entre A1 e A10 fazem parte do cálculo.

Obs: É importante ressaltar que, todos os valores foram digitados um abaixo do outro. Se estivessem dispostos aleatoriamente em outras colunas, esta fórmula otimizada não funcionaria desta forma.

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