Este post tem o intuito de mostrar aos usuários o passo a passo de como configurar o e-mail corporativo dentro de uma conta do Gmail. Para introduzir este artigo, vamos primeiramente abordar um pouco a respeito do conceito “e-mail corporativo”.
O que é e-mail corporativo?
Conhecido também como e-mail empresarial, o e-mail corporativo é um serviço profissional de e-mail que possibilita aos usuários criarem um e-mail personalizado, de acordo com o nome de seu negócio.
Vamos a um exemplo para entendermos melhor este conceito. Suponhamos que João, dono de uma rede de supermercados, utilize o seguinte e-mail para o envio e recebimento de mensagens relacionadas ao seu negócio: [email protected]. Observe que, apesar de este e-mail ser utilizado para fins comerciais, ele não é considerado um e-mail corporativo. Neste caso, para transformá-lo em um e-mail corporativo, o João poderia utilizar o seguinte endereço: [email protected].
Ou seja, o e-mail corporativo trata-se do endereço eletrônico cujo domínio refere-se ao nome da empresa em questão. Ou em outras palavras, o nome que aparece após o símbolo “@” é basicamente o nome do negócio.
Qual a importância do e-mail corporativo para uma empresa?
Possuir um endereço eletrônico com o nome da empresa é requisito para qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.
Ao optar em utilizar um endereço corporativo, a empresa consegue transmitir maior credibilidade e segurança aos seus clientes e fornecedores.
Um outro detalhe importante refere-se à taxa de abertura dos e-mails. A probabilidade de os usuários abrirem as mensagens encaminhadas através dos e-mails corporativos é maior em comparação aos e-mails não corporativos.
Como criar um e-mail corporativo?
Como este não é o assunto deste artigo, vamos apenas fazer um resumo do que é necessário para a pessoa criar um e-mail corporativo.
O primeiro passo consiste em registrar um domínio. Se a sua empresa se chama “Ótica do Zé da Paixão”, poderá registrar por exemplo o domínio: www.oticazadapaixao.com.br.
Em seguida, deverá contratar um provedor de hospedagem, pois é através deste serviço que será possível criar as contas de e-mails corporativos.
Se você está em busca de um bom provedor de hospedagem de e-mails, recomendamos fortemente que contrate a Hostgator.
Como configurar o e-mail corporativo na conta do Gmail para envio de mensagens?
Um fato curioso é que é a maioria das pessoas não sabem que é possível, sim, configurar o e-mail corporativo para funcionar dentro de sua conta Gmail. Vamos supor que você gostaria de utilizar o Gmail para receber as mensagens de seu e-mail corporativo, como também para enviar mensagens.
Caso você, leitor, não tenha nenhum tipo de conhecimento com informática, talvez seja recomendado pedir apoio de alguma pessoa de sua confiança para ajudar a realizar este passo-a-passo.
- Abra o seu Gmail;
- Acesse as configurações do Gmail. Para isso, clique no ícone da engrenagem no canto direito da tela, e em seguida, “Ver todas configurações”;
- Clique na aba “Contas e importação”.
- Na tela que abrir, localize a seção “Enviar e-mail como”. É nesta parte que você irá configurar o seu e-mail corporativo. Clique no comando “Adicionar outro endereço de e-mail”.
- Uma janela será aberta na tela. Você deverá informar o endereço de e-mail, Servidor SMTP, informar o número da porta, nome do usuário e senha. E por fim, basta clicar em “Adicionar conta”. Essas informações técnicas serão obtidas a partir de seu provedor de hospedagem. Caso tenha dúvidas a respeito disso, sugerimos que acione o suporte de seu provedor. Eles irão lhe fornecer detalhadamente essas informações;
- A partir desta etapa, você já possui o e-mail corporativo instalado em seu Gmail, para o envio de mensagens. Ao pedir para criar uma nova mensagem, você poderá alternar entre o endereço padrão do Gmail e endereço do e-mail corporativo. Certifique-se de alterar para este segundo antes de efetivar o envio da mensagem.
Como configurar o e-mail corporativo na conta do Gmail para recebimento de mensagens?
Tudo o que apresentamos até agora foi como utilizar o Gmail para enviar e-mails usando o endereço corporativo. Agora, torna-se necessário também realizar a configuração para direcionar de forma automática as mensagens recebidas no e-mail corporativo para o Gmail.
Neste processo, você poderá utilizar o Painel Administrativo de seu provedor para criar o encaminhamento das mensagens. Abra o seu painel, e na seção de “E-mails”, procure pela opção de “Encaminhamento”. E então, basta informar o endereço de seu Gmail. Com isso, os e-mails serão direcionados automaticamente para ele.