Como corrigir um erro proxy?

Todo o mundo sabe o quão frustrante é quando o computador bloqueia sem razão aparente. Está tudo bem e, de repente, um ecrã azul ou uma mensagem de erro arruina o nosso dia. Muitas vezes é só um contratempo temporário, mas outras tantas obriga-nos a perder tempo, a pedir ajuda ou a chamar um técnico especializado. E não são raras as vezes em que perdemos mesmo informação importante que não estava ainda salvada.

Um dos erros mais comuns são os de endereço proxy. “Unable to connect to proxy server” é a mensagem exata. A outra variação é “proxy server isn’t responding”. Esse é um erro que significa que a algo se passa com a sua ligação à internet e que não está sendo possível conectar com o servidor. Por exemplo, um erro proxy da Netflix, qual a causa? E, mais importante ainda, qual a solução?

As causas

A primeira coisa que esta mensagem de erro indica é que o seu computador ou dispositivo móvel está a tentar utilizar um servidor proxy. Ou seja, isto significa que está a tentar usar um outro computador ou site como intermediário para carregar a informação de que necessita. Logo, o erro está no caminho.

As causas para isso acontecer podem ser várias e, consoante o motivo, a forma de o corrigir altera-se. Por isso, o mais indicado é experimentar uma das várias soluções, numa série de tentativa e erro, até conseguir desbloquear a situação. Não desespere, é muito fácil, simples e rápido. Em breve, o seu erro de endereço proxy irá desaparecer para sempre.

As soluções

Desativando a VPN:

Uma forma comum de corrigir o erro passa por desinstalar ou, simplesmente, desativar a sua VPN, caos esteja a utilizar uma. As VPN são ferramentas de criptografia de informação muito importantes para garantir a sua privacidade na internet, mas que podem causar conflitos com determinados sites.

Se estiver a utilizar um VPN experimente desativa-lo. Depois reinicie o computador e tente acessar a internet e o site que estava tentando antes. Se funcionar, então era precisamente esse o problema.

Como corrigir um erro proxy? 1

Apagando softwares duvidosos:

Existem muitos softwares e aplicativos falsos, que servem apenas para roubar informação ou para o encaminhar para sites de anúncios. São malware ou virus que se propagam facilmente no seu computador, levando a vários problemas, entre eles o tão comum erro proxy.

Assim, procure por qualquer software de que não se lembre de ter instalado ou que não saiba o que é. Abra o painel de controle, clique em “Programas” e, de seguida, em “Desinstalar

programa”. Irá aparecer a lista de todos os softwares que tem no seu dispositivo. Faça scroll e remova tudo o que lhe pareça suspeito.

Alguns softwares que não são propriamente maliciosos, mas que podem interferir com a sua ligação à internet e o endereço proxy são o Wajam, o Browser Security ou o TeamView 9. Se tem algum destes no seu comutador remova-os seguindo as instruções acima.

Redefina as características do Chrome:

Se está a utilizar o Chrome como motor de busca, um simples truque que pode corrigir um erro proxy é repondo as características de origem. Ao fazer isso, poderá evitar algum conflito entre softwares, que estejam a bloquear a sua ligação online.

Assim, abra o seu browser e no menu do Chrome escolha a opção “Configurações”. Depois clique em “Configurações avançadas” e, bem em baixo, encontrará o botão “Redefinir”. De seguida saia do browser e volte a entrar.

Tente a reparação automática do Windows:

Se está a utilizar um computador que utilize o sistema operativo Windows, poderá tentar a ferramenta de reparação automática. Esta é uma opção muito útil para corrigir erros de iniciação, de registro e muitos outros de forma automática, sem ter que fazer nada.

Obviamente que a reparação automática do Windows só vai identificar aqueles erros que pode corrigir automaticamente, mas isso permite lidar com um sem-número de problemas. Além disso, é uma ferramenta extremamente intuitiva, que qualquer pessoa consegue utilizar sem necessitar de conhecimentos de informática.

No entanto, esta ferramenta pode deixar o seu computador bem lento, principalmente se for uma máquina antiga. Isso deve-se ao fato de ser um software muito exigente e pesado. No entanto, também é uma ferramenta muito útil para melhorar o próprio desempenho do computador.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.