Como recuperar Notas Autoadesivas do Windows 10

Se você chegou até aqui, imaginamos que esteja em busca de uma solução para recuperar as suas notas adesivas (Sticky Notes) que estavam listadas na Área de Trabalho de seu computador com sistema Windows, e que de repente desapareceram.

Antes de mais nada, é interessante mencionar que as Sticky Notes são conhecidas também como lembretes, notas autoadesivas ou notas adesivas.

As pessoas geralmente chegam até este artigo fazendo a seguinte busca no Google:

  • como restaurar Sticky Notes do meu sistema Windows;
  • como recuperar notas autodesivas do Windows 10;
  • notas autodesivas desapareceram, como recuperar?;
  • recuperando notas autoadesivas que sumiram do computador;

Sticky Notes

Explicando rapidamente, Sticky Notes trata-se de uma aplicativo de notas autoadesivas do sistema operacional Windows 10. Antigamente era muito comum as pessoas fazerem anotações em pequenos adesivos em papel e colar nas extremidades do monitor do computador. E ainda existe muita gente que acha isso eficiente nos dias atuais.

Os Sticky Notes vieram exatamente para facilitar nesse trabalho. Com ele é possível fazer anotações em notas adesivas dentro de seu computador, sem papel, sem caneta e sem deixar manchas de cola em seu monitor. Como se não bastasse, você pode também sincronizar e manter todas as suas anotações salvas na nuvem. Deste modo, você terá sempre as informações disponíveis a partir de alguns cliques.

Como acessar o Sticky Notes no Windows 10

Em seu Windows 10, vá ao Menu Iniciar, digite Sticky Notes, e clique sobre ele para abrir. Para sincronizar suas anotações na nuvem, basta acionar as configurações do aplicativo e entrar com a sua conta da Microsoft.

A partir de agora, você pode criar quantas anotações achar necessário e deixá-las disponíveis na Área de Trabalho de seu computador.

Como acessar o Sticky Notes na nuvem?

Se você precisar acessar as suas anotações a partir da internet, você pode utilizar o seguinte link:

https://www.onenote.com/stickynotes

Ao acessar o link, entre com o seu e-mail e senha configurados no aplicativo de seu computador. A partir de então, você terá acesso a todas as suas anotações.

Notas autoadesivas sumiram no Windows 10. O que fazer?

Algumas pessoas têm reclamado que seus Sticky Notes (Notas autodesivas) desapareceram de repente. E tanto no computador quanto na nuvem, não tiveram mais acesso a elas. Bem, isso é um caso realmente muito sério. Imagina você inserir informações importantes dentro desse aplicativo e então não conseguir mais acessá-las.

Existem alguns procedimentos que podem ser feitos com o intuito de tentar recuperar as informações dessas anotações perdidas.

Nós, equipe do portal Dicas de Informática Básica, não indicamos que você baixe qualquer programa que encontre na internet e que promete restaurar os seus dados. Isso porque existem atualmente uma série de “soluções” disponíveis na Web que, na verdade, são informações falsas, incorretas ou até mesmo não estão relacionadas de fato ao problema em questão. É muito fácil abrir o Youtube e buscar por um vídeo que esteja relacionado a um determinado problema. No entanto, recorrer à primeira solução encontrada nem sempre é o caminho mais adequado.

Se você, por algum motivo não está encontrando os seus Sticky Notes que estavam armazenados em seu computador, temos um caminho fácil que você pode percorrer para tentar solucionar o seu problema.

Como recuperar Notas Autoadesivas do Windows 10 1

Acessando o diretório das notas autoadesivas do Windows 10

Sugerimos que você acesse o diretório no qual o Windows armazena todas as notas autodesivas gravadas. Para acessar o diretório, abra uma pasta qualquer do computador, e na barra de endereços da pasta, cole a seguinte linha de comando abaixo e confirme com a tecla Enter:

%UserProfile%\AppData\Local\Packages\Microsoft.MicrosoftStickyNotes_8wekyb3d8bbwe\LocalState\plum.sqlite

Tudo bem, ao tentar ler este comando você não deve está entendendo nada. Não se preocupe com isso. Esta linha irá apenas acessar o diretório padrão do sistema que supostamente está “escondendo” os seus Sticky Notes perdidos.

Você terá acesso a alguns arquivos conforme mostrado na imagem abaixo:

Como recuperar Notas Autoadesivas do Windows 10 2

Veja que destacamos o arquivo chamado plum.sqlite-wal, pois ele é o responsável pelo armazenamento de todas as suas notas autodesivas. É exatamente este arquivo que você precisará abrir. Um detalhe é que ele está no formato SQLITE, ou seja, refere-se a um arquivo de banco de dados. Você irá forçar a leitura deste arquivo usando o bloco de notas. Para isso, clique com o botão direito encima dele, acione a opção ABRIR COM, e em seguida, localize e clique na opção Bloco de Notas (Notepad).

A essa altura, é provável que você consiga visualizar todas as suas anotações. O problema é que o arquivo é exibido de um modo bem desconfigurado, exibindo uma série de caracteres extras entre as informações que você está em busca. Mas, independente disso, será possível fazer uma busca e recuperar as informações.

Se achar mais fácil, poderá ainda copiar todo o conteúdo do arquivo do bloco de notas e colar em um documento de texto do Word.

Com isso, você terá em mãos todos os seus dados. Salve-as em algum lugar!

Observação: Esta solução pode não funcionar em todos os casos, no entanto, mostrou-se eficaz para resolver os problemas de pessoas que solicitaram um auxílio através de nosso nosso portal.

Lembre-se que, nem sempre é necessário baixar programas, reinstalar aplicativos ou executar comandos complexos em seu computador para tentar solucionar um problema de informática.

Uma alternativa ao Sticky Notes

Se você acha o Sticky Notes útil e prático, sugerimos que conheça também o Google Keep. Com ele, você também consegue criar suas anotações e sincronizá-las na nuvem. O Google Keep é compatível com computadores em geral, notebooks, tablets e smartphones. Vale a pena conhecer!


Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você.

Se você conseguiu resolver o seu problema através das informações indicadas acima, clique no botão curtir no final desta página e assim você estará contribuindo com o nosso portal.

Como recuperar Notas Autoadesivas do Windows 10 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.