O que é Windows Explorer?

Se você é um usuário antigo do sistema Operacional Windows, muito provável que já tenha se deparado com o Windows Explorer na tela de seu computador.  Afinal de contas você sabe qual a sua definição e finalidade? Continue lendo esta postagem e entenda melhor este conceito.

O que é Windows Explorer e para que ele serve?

Considerada uma das ferramentas mais importantes do Sistema Operacional, o Windows Explorer é um gerenciador de unidades, pastas, arquivos e programas do Sistema Operacional Windows. Explicando de uma maneira mais clara, trata-se de uma espécie de pasta na qual utilizamos para copiar, excluir e movimentar os arquivos do nosso computador.

Ou seja, o Windows Explorer é um recurso que serve para nos ajudar com a organização e gestão dos arquivos de nosso computador.

Confira abaixo outras definições para Windows Explorer:

  • O Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema operacional Windows. Ele possibilita manusear e gerenciar todos os arquivos e pastas do computador.
  • O Windows Explorer é uma ferramenta que permite acessar os documentos, arquivos, programas e pastas do computador de uma maneira prática e fácil.
  • O Windows Explorer é o programa nativo do sistema Windows que realiza o gerenciamento de arquivos e pastas.

Vale ressaltar que o Windows Explorer veio para substituir os programas “Gerenciador de Arquivos” e “Gerenciador de Programas” existentes nas versões anteriores ao Windows 95.

Muitas pessoas acabam confundido Windows Explorer com Internet Explorer, entretanto, tratam-se de conceitos totalmente diferentes. O primeiro é considerado um navegador de arquivos, enquanto o segundo é um navegador de internet.

É interessante ressaltar que as pessoas utilizam o Windows Explorer sem perceber isso. Cada vez que você abre a pasta Documentos, pasta Download ou verifica os arquivos de um pendrive, você está acessando o Windows Explorer.

O Windows Explorer evoluiu e tem um novo nome

É importante ressaltar que, a partir da versão do Windows 10 em diante, a ferramenta Windows Explorer passou a se chamar Explorador de Arquivos. E essa mudança não foi apenas em seu nome. Da mesma forma que o sistema operacional como um todo sempre vem recebendo sempre novas características e funcionalidades, esta ferramenta também passou a contar com um layout mais intuitivo, apresentando uma tela amigável e de uso prático, proporcionando uma experiência de navegação cada vez melhor para os seus usuários.

Além disso, o Windows Explorer tem recebido novos incrementos a cada nova versão, passando a oferecer também suporte a novos recursos, como reprodução de áudio e vídeo, além de inicializar programas. Tanto a área de trabalho como a barra de tarefas fazem parte do Windows Explorer.

Como acessar o Windows Explorer?

Existem basicamente 3 formas de acessá-lo.

  • Acesse o Menu Iniciar e localize-o.
  • Acione as teclas Bandeirinha do Windows + a letra E.
  • Ou, clique no ícone com o desenho de uma pasta, localizada na Barra de Tarefas. Confira o ícone (amarelo) na imagem abaixo.

O que é Windows Explorer? 1

É possível também acessar o Windows Explorer através do Prompt do MS-DOS. Para isso, utilize um dos seguintes códigos abaixo dentro do Prompt de comando:

  • Explorer /n
  • Explorer /e

Qual a função do Windows Explorer?

Se você chegou até este parágrafo, provavelmente já conhece as funções do Windows Explorer. Confira abaixo algumas ações que podem ser realizadas dentro do explorador de arquivos de seu sistema:

  • Abrir um documento – você pode, por exemplo, abrir arquivos de texto, planilhas, fotos e vídeos;
  • Abrir um programa – você pode abrir o editor de fotos instalado no seu computador ou acessar qualquer outro programa instalado;
  • Pesquisar por um arquivo ou pasta – você pode utilizar o campo de pesquisa do Windows Explorer para pesquisar por arquivos ou pastas específicas;
  • Realizar ações como: copiar um arquivo, recortar um arquivo, renomear um arquivo ou pasta, criar um atalho, entre outros;

O Windows Explorer exibe também toda a hierarquia de arquivos armazenados em seu computador. Além disso, ele mostra também todos os dispositivos conectados em seu computador, entre outras coisas. Agora que você já sabe qual é a função do Explorador de Arquivos, vamos abordar abaixo sobre um problema comum que ocorre em computadores de diversos usuários.

Windows Explorer parou de funcionar

Se o seu computador começa a apresentar uma mensagem com o seguinte erro: “Windows Explorer parou de funcionar”, não se desespere. Esse erro é bastante comum e vários usuários não sabem como proceder para resolvê-lo. Entretanto, há um comando simples e fácil que você pode utilizar para tentar repará-lo. Confira abaixo:

O que é Windows Explorer? 2

Para resolver esse erro do Windows Explorer não é necessário instalar nenhum programa. Você deve acessar o Gerenciador de Tarefas do Windows. Para isso, leve o cursor do mouse encima da Barra de Tarefas (aquela famosa barra fixa do rodapé da tela), clique com o botão direito e acione a opção “Gerenciador de Tarefas” ou “Iniciar Gerenciador de Tarefas”, esse nome pode variar de acordo com a versão do Windows que está instalada.

Uma janela com várias abas será aberta. Clique na aba/guia Processos, procure pelo nome explorer.exe, e em seguida, clique no botão Finalizar Processo. E confirme. Logo após, clique na aba Aplicativos, depois clique no botão Nova Tarefa, e na janela que abrir você vai digitar explorer.exe. Confirme no botão Ok. Provavelmente essa mensagem de erro irá desaparecer.

Existem outros problemas relacionados ao Windows Explorer que ocasionam o seu travamento/congelamento. Clique no seguinte link para ler a matéria exclusiva sobre este tipo de problema e uma possível solução para ele -> Explorador de Arquivos do Windows 10 travando – como solucionar?

Aparência do Windows Explorer nas diferentes versões do sistema operacional

Confira abaixo algumas imagens mostrando a diferença e evolução da aparência do Windows Explorer em algumas versões do Sistema Operacional Windows.

Clique na imagem para ampliar.

Aparência do Windows Explorer no Windows 95:

O Windows 95 foi a primeira versão do sistema operacional que trouxe o famoso Menu Iniciar e a tecnologia “plug and play“, simplificando o dia-a-dia das pessoas que precisavam conectar outros periféricos ao computador.

Aparência do Windows Explorer no Windows 98:

O Windows 98 foi concebido baseando-se na versão anterior do sistema operacional, trazendo diversas novidades, tais como o Internet Explorer 4 e Outlook Express. Vale ressaltar que foi a partir dessa versão que o Windows Explorer passou a ter a barra de endereços, assim como os botões de navegação “Voltar” e “Avançar”.

Aparência do Windows Explorer no Windows 2000:

O Windows 2000 trouxe diversas melhorias em se tratando de estabilidade, usabilidade e compatibilidade com internet.

Aparência do Windows Explorer no Windows XP:

O Windows XP é considerado por muitos usuários a melhor versão do sistema operacional da Microsoft. Não é por acaso que a versão recebeu suporte por 13 anos. Um dos grandes diferenciais desta versão em relação às anteriores está relacionado à estabilidade e layout do sistema.

Aparência do Windows Explorer no Windows Vista:

Windows Vista foi uma versão muito criticada pelos usuários, pois apresentava diversos problemas e falhas em seu funcionamento. Apesar de o seu visual ter sido totalmente renovado, incluindo efeitos de transparência entre outros recursos visuais, a versão era considerada pesada e inviável para computadores com especificação mais modesta.

Aparência do Windows Explorer no Windows Seven:

O Windows 7 é uma versão do sistema operacional que conseguiu unir o útil ao agradável. Ou seja, ele é caracterizado por apresentar um visual atrativo e moderno, e ao mesmo tempo, é considerado estável e rápido em computadores em geral.

Aparência do Windows Explorer no Windows 8:

O Windows 8 foi concebido para se adequar aos dispositivos sensíveis ao toque, trazendo mudanças em seu visual e eliminando alguns recursos já consagrados como o Menu Iniciar. No entanto, tais mudanças não agradaram os usuários, apesar de ser uma versão mais rápida do que a anterior.

Aparência do Windows Explorer no Windows 10:

O Windows 10 é a versão do sistema operacional da Microsoft que proporcionou uma nova experiência de uso aos usuários. O sistema é leve, fácil de usar, e ao mesmo tempo, é constituído por um visual estiloso e simples.


Concluindo…

Agora que você entende bem o que é Windows Explorer e qual a sua finalidade, poderá utilizá-lo a seu favor para manter o seu computador mais organizado. Lembre-se sempre de manter os seus arquivos dentro de pastas que facilitem o seu fácil acesso e controle. É recomendado também fazer sempre um backup de seus principais arquivos em outras mídias, como por exemplo um pendrive. Se você não tiver nenhuma mídia para utilizar, faça então uma cópia dos seus principais arquivos em outros diretórios. Dessa forma, caso você precise restaurar o seu arquivo original, poderá recorrer ao seu arquivo de backup.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre Windows Explorer. Clique no botão curtir no final desta página e assim você estará nos ajudando a criar novos conteúdos para o portal Dicas de Informática Básica.


As pessoas geralmente acessam este artigo realizando as seguintes pesquisas no Google:

  • qual a função do windows explorer;
  • qual a finalidade do explorador de arquivos;
  • no sistema operacional windows, o windows explorer é um;
  • para que serve o windows explorer;

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.