Como salvar arquivos na nuvem?

Hoje em dia, os serviços de armazenamento em nuvem são considerados um item indispensável para todos. Muito provavelmente você já tenha recebido de um amigo um arquivo hospedado na nuvem, seja ele um arquivo de vídeo, imagens, instaladores de programas, músicas, entre outros.

Sabe aquele anexo importante que você tem salvo no seu e-mail? Você pode salvá-lo nas nuvens e acessá-lo de uma maneira bem mais prática. Além disso, é preciso considerar também que os provedores de e-mails possuem limitações em relação ao tamanho dos anexos. Arquivos grandes não podem ser transmitidos usando os recursos convencionais de um serviço de e-mail. Neste caso, você precisa recorrer a outros meios seguros e práticos.

Enfim, o serviço de armazenamento em nuvem, também conhecido como serviço de Cloud, possui recursos de uso prático, como também funcionalidades adicionais que facilitam e simplificam a rotina das pessoas. Vamos agora a uma pergunta básica: “Como salvar arquivos na nuvem?” Se você ainda não está familiarizado com este tipo de serviço, continue lendo este post e conheça um pouco sobre o conceito, características e como usar o serviço da maneira mais produtiva possível.

É fato que os usuários estão cada vez mais familiarizados com os serviços das nuvens, tratando-se de um espaço online para armazenamento de arquivos, que possibilita salvar arquivos pessoais, como documentos de texto, planilhas, arquivos PDF e praticamente qualquer outro tipo de arquivo, podendo serem acessados por alguns cliques, seja através de um computador ou smartphone com acesso à internet.

Se você utiliza apenas o seu computador desktop ou notebook como o meio principal para armazenar os seus arquivos pessoais e ainda não possui nenhuma cadastro em um serviço de armazenamento em nuvem, confira abaixo como é prático você começar a utilizar este tipo de serviço.

O serviço de armazenamento em nuvem costuma ter outras denominações. Ele também costuma ser chamado de: serviço cloud, serviço de drive, drive, serviço de armazenamento online, entre outros.

Quais os benefícios de um serviço de armazenamento em nuvem

Você pode utilizar os serviços de armazenamento em nuvem para:

  • Ter acesso aos seus arquivos de uma maneira rápida e fácil;
  • Fazer um backup de seus arquivos;
  • Compartilhar seus arquivos com outras pessoas;
  • Trabalho colaborativo, possibilitando que diversas pessoas acessem o mesmo arquivo e façam a sua atualização simultaneamente. Por exemplo, no Google Drive, é possível você criar um documento de texto e conceder acesso a terceiros de modo que todos conseguem alterá-lo e atualizá-lo ao mesmo tempo.

Melhores serviços de armazenamento em nuvem

Existem hoje diversos serviços de nuvem de qualidade, com boas características, ótimo espaço para armazenamento, e claro, gratuitos. Confira abaixo alguns dos principais serviços disponíveis no mercado que o portal Dicas de Informática Básica recomenda para você:

Google Drive

Trata-se do serviço de nuvem pertencente à gigante das buscas, e possibilita aos usuários de utilizarem a sua própria conta da Google para acesso à ferramenta. Atualmente a empresa Google fornece 15GB de espaço gratuito para armazenamento dos arquivos. Vale ressaltar que este espaço é compartilhado com os serviços de e-mail (Gmail) e Google Fotos. Dessa forma, se você já utiliza o Gmail como serviço principal de e-mails, muito provável que você já tenha consumido uma fatia deste espaço.

Caso o espaço disponibilizado em seu Google Drive seja insuficiente, você poderá assinar um plano da Google para expandi-lo.

Clique no link abaixo para obter mais informações:
Google Drive

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos que oferece apenas 2GB de espaço gratuito. Apesar de possuir um espaço bem inferior ao Google Drive, é possível expandi-lo por meio de algumas parcerias e indicações do serviço. Neste caso, ele pode aumentar para até 18GB.

É possível também assinar planos da Dropbox para obter mais benefícios e aumentar o espaço.

Clique no link abaixo para obter mais informações:
DropBox

OneDrive

OneDrive é o serviço de nuvem da empresa Microsoft, e que oferece 5GB de espaço gratuito aos seus usuários.

Se precisar de mais espaço, poderá assinar um dos planos premium oferecidos pela empresa.

Clique no link abaixo para obter mais informações sobre o Onedrive:
OneDrive

Mega

O Mega é um serviço de armazenamento em nuvem que oferece aos seus usuários 50GB de espaço gratuito. Apesar disso, a ferramenta possui algumas limitações.

Clique no link abaixo para obter mais informações sobre o Mega:
Mega

Esses são alguns dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares da internet. É muito recomendado que você utilize pelo menos um desses serviços, pois eventualmente você pode precisar deles para te ajudar em alguma atividade no seu cotidiano. E como salvar arquivos em nuvem? Confira abaixo como é simples o processo de uso desta ferramenta.

Como salvar arquivos na nuvem? 1

Como salvar arquivos na nuvem?

Ao criar uma conta em um serviço de armazenamento online, você já pode usufruir de todos os seus benefícios. Veja como salvar arquivos na nuvem é fácil. Esta é a grande oportunidade para você realizar o backup de seus documentos mais importantes. Se você é uma pessoa já familiarizada com a internet, conseguirá sem dificuldades enviar seus arquivos para a famosa nuvem.

Como salvar arquivos na nuvem do Google Drive

  1. Faça o login em sua conta do Google, usando o seu computador ou smartphone;
  2. Acesse o link drive.google.com;
  3. No canto superior esquerdo da tela, clique em NOVO / Upload de arquivos;
  4. Agora você já pode escolher os arquivos de seus computador para gravar na nuvem. Documentos de texto e planilhas de Excel são enviados quase que instantaneamente. Imagens e músicas podem demandar alguns minutos. Utilize a ferramenta com bom senso. Recomendamos que salve apenas os documentos e arquivos que realmente são importantes para você. Lembre-se que músicas podem ser baixadas pela internet de forma fácil e prática. Sendo assim, não é necessário que você utilize o seu espaço com esse tipo de arquivo. Filmes também podem ser encontrados e acessados em diversas fontes pela internet.

Como salvar arquivos na nuvem do Dropbox

  1. Crie ou acesse a conta do serviço através do link dropbox.com/pt_BR/login em seu computador ou smarpthone;
  2. Clique no comando Enviar arquivos, e selecione todos os arquivos de seu computador que gostaria de salvar na nuvem;
  3. É possível também salvar uma pasta inteira na nuvem. Para isso, clique no comando Enviar pasta e então selecione a pasta desejada em seu computador.
  4. E pronto!

Como salvar arquivos na nuvem do OneDrive

  1. Para salvar seus arquivos na nuvem do OneDrive, você precisa ter uma conta da Microsoft. Ou em outras palavras, basta você usar o seu login do e-mail Hotmail/Outlook para ter acesso ao serviço. Caso você não tenha uma conta, poderá criar uma facilmente. Clique no link onedrive.live.com/about/pt-br para acessar o serviço. Uma vez logado na nuvem, você terá acesso a diversos comandos para criar pastas e enviar os seus arquivos.
  2. Clique no comando Carregar para selecionar e enviar o(s) arquivo(s) de seu computador;
  3. E pronto!

Os serviço e armazenamento MEGA citado acima funciona basicamente da mesma maneira que os demais. Basta você criar uma conta no serviço e começar a utilizá-lo.

Agora que você já sabe como salvar arquivos na nuvem, é importante que organize os seus arquivos na nuvem da forma mais adequada possível.

Como organizar arquivos na nuvem?

Sabemos que os nossos computadores são formados por uma série de diretórios (pastas) organizados, cada um deles contendo um conjunto de arquivos. Tais arquivos não estão armazenados de maneira aleatória. Há uma lógica por trás disso tudo. A relação entre pastas e arquivos está ligado com a organização. Quando começamos a utilizar os computadores criando documentos do Word e planilhas do Excel, é natural que criemos pastas com nomes sugestivos, com o intuito de tornar o nosso computador mais organizado, como também para facilitar no controle e acesso de todos os documentos salvos.

Saber como salvar arquivos na nuvem não é o suficiente para que você utilize o serviço de maneira produtiva. À medida em que você vai usando mais o serviço de armazenamento online, é necessário levar esse conceito de organização das pastas do computador para as nuvens. Crie pastas para separar os diversos tipos de arquivos. Tudo isso pode ser realizado de maneira fácil.

Ainda não ficou interessado em utilizar o serviço de nuvem?

Você pode até não ter se convencido sobre a importância de ter uma conta nas nuvens. No entanto, armazenar arquivos na nuvem é um hábito cada vez mais comum entre as pessoas, sobretudo com a disseminação de serviços de armazenamento em nuvem, como os exemplos citados acima.

Segurança dos meus arquivos armazenados na nuvem

Não podemos negar, a questão da segurança e privacidade é muito importante e deve ser sempre considerada, ainda mais em se tratando de arquivos armazenados na internet.

Os serviços de armazenamento em nuvem mencionados anteriormente, como Google Drive e Dropbox possuem infra-estrutura bem consolidada e segura, armazenando arquivos de seus clientes em servidores robustos. Não é certo afirmar que eles são 100% blindados e totalmente seguros, uma vez que, em se tratando de computação, não há sistemas 100% infalíveis. Entretanto, tais serviços investem constantemente na manutenção de sua infraestrutura, o que contribui para minimizar possíveis falhas e/ou invasões.

É recomendado fortemente que você abrace este tipo de serviço online. Isto não significa que você deva utilizar o serviço como opção única para salvar os seus arquivos pessoais ou de trabalho. Comece a usar o serviço de nuvem com alguns de seus arquivos e veja como é prático. Aos poucos você vai se familiarizando com a ferramenta, reconhecendo a sua real utilidade e, então, poderá usufruir de seus diversos benefícios proporcionados.


Chegamos ao fim de mais uma matéria do Portal Dicas de Informática Básica. Se você achou útil as informações apresentadas acima a respeito dos serviços de armazenamento em nuvem e já sabe como salvar arquivos na nuvem, clique em curtir no final desta página. Desta maneira, você estará colaborando com o nosso portal.

Como salvar arquivos na nuvem? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.