O que é Erro de HTTP no WordPress e como corrigir?

O WordPress é uma plataforma que possibilita a criação de portais e sites completos para qualquer tipo de segmento, oferecendo uma infinidade de temas e plugins específicos para atender às mais variadas demandas do mercado. E todo este trabalho de desenvolvimento e configuração do portal pode ser realizado maneira prática e descomplicada, bastando que o usuário conheça o funcionamento básico da plataforma.

Neste tutorial preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, vamos falar a respeito do Erro de HTTP, um problema peculiar da plataforma WordPress. Continue neste leitura e conheça mais detalhes a respeito deste erro, qual o motivo de sua existência e quais os caminhos para corrigi-lo.

O que é Erro de HTTP?

O Erro de HTTP trata-se de uma mensagem de erro que eventualmente pode aparecer no WordPress no momento em que é realizado o upload de um arquivo para o servidor, isto é, ao enviar algum arquivo para o site.

Portanto, este erro no WordPress indica que algo deu errado durante este processo de envio. Geralmente, ocorre quando o usuário tenta enviar uma nova imagem para o seu site.

Como corrigir o Erro de HTTP do WordPress?

Vários são os motivos que podem ocasionar o Erro de HTTP em um site WordPress. Vamos listar abaixo os motivos mais comuns com as suas respectivas soluções. Se você  é leigo e não possui conhecimento a respeito de configurações de hospedagem ou alterações em arquivos do site, recomendamos que recorra a um profissional com conhecimento mais especializado, ou então solicite um suporte de seu provedor de hospedagem.

É interessante também que você mantenha sempre uma cópia atualizada de todos os arquivos do site WordPress e banco de dados. Se você tiver dúvidas em relação a como realizar esse procedimento, também recomendamos que solicite um auxílio de seu provedor.

Falha temporária do provedor ocasionando o Erro de HTTP

Uma falha do provedor de hospedagem pode ocasionar o Erro de HTTP. Neste caso, tudo o que você tem que fazer é verificar se o erro continua aparecendo no seu site. Para isso, envie novamente a imagem ou qualquer outro arquivo que estiver apresentando o erro e observe se a mensagem de erro persiste.

Sugerimos que você aguarde alguns minutos antes de enviar novamente o arquivo para verificar se o erro continua persistindo ou não.

Caso o Erro de HTTP não tenha desaparecido, confira outras soluções abaixo que você pode testar.

Erro de HTTP relacionado ao navegador de internet

Existem alguns relatos de usuários que conseguiram resolver o problema de HTTP utilizando um navegador de internet alternativo. Neste caso, se você tem o costume de utilizar o Google Chrome, faça um teste usando um outro navegador como o Mozilla Firefox, ou Microsoft Edge.

Se o Erro de HTTP não for apresentado neste outro navegador em que realizou o teste, é sinal que o seu navegador preferencial esteja com algum tipo de problema. Recomendamos então que reinstale-o e veja se o problema persiste.

Desative plugins do WordPress e veja se o Erro de HTTP é corrigido

Alguns plugins instalados em um site WordPress também podem ocasionar o Erro de HTTP. Se você observou que tal erro iniciou-se após a instalação de algum plugin específico em seu site, recomendamos que você desative-o e faça um outro teste para verificar se o problema é corrigido.

Plugins de otimização de imagem, por exemplo, costumam ocasionar o Erro de HTTP. Se você possuir algum plugin de otimização de imagens instalado em seu site e constatar que ele é o grande vilão dessa história, sugerimos que busque por um plugin alternativo.

Aumente o limite de memória do PHP para corrigir o Erro de HTTP

A configuração inadequada do WordPress pode ocasionar diversos erros no funcionamento do site, entre eles o Erro de HTTP. A falta de memória do PHP é uma das razões que podem acarretar este erro. Confira abaixo o que você pode fazer para aumentar a memória de seu site:

O que é Erro de HTTP no Wordpress e como corrigir? 1
  • Acesse o arquivo wp-config.php do diretório raiz de seu site. Para isso, você pode acessar o Gerenciador de arquivos de seu painel de hospedagem ou então utilizar uma ferramenta de FTP como o Filezilla.
  • Com o arquivo aberto em sua tela, adicione o seguinte linha no arquivo:
    define (‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘256M’);

Observação, antes de realizar o procedimento acima, é importante verificar junto ao provedor de hospedagem se o seu servidor oferece essa quantidade de memória para o PHP.

Edite o arquivo .htaccess para corrigir o Erro de HTTP

Um outro caminho que você pode percorrer para tentar resolver o Erro de HTTP refere-se ao arquivo .htaccess de seu site. Neste caso, você pode inserir a seguinte linha de comando neste arquivo.

SetEnv MAGICK_THREAD_LIMIT 1

Após isso, verifique se o Erro de HTTP desapareceu. Caso contrário, adicione um dos seguintes grupos de comandos apresentados abaixo neste mesmo arquivo e faça novamente um teste:

<IfModule mod_security.c>
SecFilterEngine Off
SecFilterScanPOST Off
</IfModule>

Ou

# Exclude the file upload and WP CRON scripts from authentication
<FilesMatch “(async-upload\.php|wp-cron\.php|xmlrpc\.php)$”>
Satisfy Any
Order allow,deny
Allow from all
Deny from none
</FilesMatch>

Verifique se o tema instalado no Wordress é a causa do Erro de HTTP

Você notou se o Erro de HTTP surgiu após a instalação ou atualização do tema do WordPress? Se sim, temos uma má notícia para você! Muito provável que o seu tema seja o real motivo que está acarretando este erro.

Neste caso, tudo o que você tem a fazer é testar um outro tema em seu site WordPress e verificar se o erro é corrigido.

A versão do PHP pode ocasionar o Erro de HTTP

Versões antigas do PHP e que estejam ativas no servidor podem acarretar o Erro de HTTP no site WordPress. Neste caso, você pode entrar em contato com o suporte de seu provedor e verificar qual a versão instalada. Recomenda-se que o servidor esteja configurado com a versão 5.2.4 ou superiores.

Erros diversos do WordPress

Os sites criados em WordPress que apresentam o Erro de HTTP, geralmente estão suscetíveis a apresentar outros tipos de erros. Há outros fatores fundamentais e que precisam ser considerados em um site WordPress. Recomendamos que você fala a leitura dos seguintes artigos:

Se você em busca de um bom provedor de hospedagem, os seguintes artigos podem te ajudar a escolher a opção certa:


Esperamos que você tenha conseguido resolver o Erro de HTTP com as dicas e soluções que citamos acima. Reforçando o que foi ditado no início deste artigo, é importante que você tenha um backup atual de todo o seu site antes de começar a fazer qualquer tipo de alteração e testes em sua estrutura. E por último, caso você não esteja familiarizado com esses procedimentos, recomendamos que recorra a um profissional.

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir no final desta página para contribuir com o nosso portal. =D

O que é Erro de HTTP no Wordpress e como corrigir? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.