O site está passando por dificuldades técnicas. Problemas no WordPress?

Você possui um site desenvolvido com a plataforma WordPress? Se sim, te parabenizamos pela escolha, uma vez que esta ferramenta é bem completa e fácil de usar, sem contar a sua interface que é bem amigável, possibilitando que pessoas com pouco conhecimento consigam atualizar as informações do site sem precisar recorrer a um profissional da área.

Confira este artigo criado pelo portal Dicas de Informática Básica, que irá ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o objetivo e funcionamento da ferramenta, além de mostrar alguns problemas que podem acarretar dentro da plataforma. Vamos apontar também algumas dicas e soluções para alguns problemas enfrentados em um site criado com WordPress. Boa leitura!

WordPress e seus inúmeros benefícios…

Se fôssemos levantar aqui todas as funcionalidades da plataforma WordPress, como também benefícios e vantagens proporcionados pela sua utilização, este texto ficaria bem extenso. Mas, de uma maneira resumida, pode-se afirmar que a plataforma possibilita que um usuário comum tenha total autonomia para a configuração e atualização de um site. Claro que, em certas situações, torna-se necessário o auxílio de um profissional da área de desenvolvimento para realizar as configurações básicas da estrutura. Uma vez que tudo está funcionando corretamente, o próprio dono do site poderá criar novos conteúdos de uma maneira fácil e rápida. Nesse sentido, é importante que ele se capacite e conheça a fundo as ferramentas que serão utilizadas para a atualização do site.

Se você gostaria de começar o seu próprio site e não saber por onde começar, indicamos que você escolha um bom provedor de hospedagem para iniciar o trabalho. Uma ótima opção é a Hostgator, provedor no qual oferece também um plano específico para sites criados com a ferramenta WordPress. Basta você assinar um plano e começar a colocar a mão na massa.

Problemas com a plataforma WordPress…

Da mesma maneira que um moeda possui dois lados, o WordPress também possui dois lados, sendo um positivo e o outro negativo. Nesse sentido, não estamos querendo passar a ideia de que ele é uma ferramenta de nível razoável. Muito pelo contrário, não é à toa que ele é considerado a ferramenta número um para desenvolvimento de sites em todo o mundo.  Como consequência, as pessoas têm a oportunidade de explorá-lo, tanto para fins de aprimoramento, como também para explorar as suas vulnerabilidades e assim atrapalhar o seu funcionamento. Por exemplo, a questão de vírus com a plataforma WordPress, é muito comum nos dias atuais. Quanto mais conhecida e popular a ferramenta se torna, maior será a incidência de vírus criados para ela. Para mais informações, recomendamos que você leia o artigo Como resolver problemas de vírus em sites WordPress?

Existem outros erros comuns da plataforma WordPress, como o Erro de HTTP. Para mais detalhes, leia o artigo que aborda mais detalhes e possíveis soluções para este tipo de erro: O que é Erro de HTTP no WordPress e como corrigir?

O site está passando por dificuldades técnicas

Esse é um erro recorrente em sites criado com a plataforma WordPress. A parte boa é que esse erro pode ser corrigido de maneira fácil e sem gerar transtornos. Já a partir ruim é que existem algumas razões distintas que podem ocasionar este mesmo erro.

Se ao abrir o seu site, você se deparar com a mensagem O site está passando por dificuldades técnicas, indicamos que você avalie as seguintes situações:

Site WordPress migrado recentemente de um servidor para outro

Se o site site WordPress estiver apresentando a mensagem de erro após a sua migração para um novo servidor, é necessário aguardar o período de propagação do DNS, que pode levar até 24 horas. Explicando de um modo mais simples: quando você mudar de provedor de hospedagem, o seu site precisa de um tempo até que consiga reconhecer o seu novo provedor. E esse prazo pode variar bastante, podendo levar até 24 horas até que esteja completamente efetivado.

Neste caso, se você migrou o seu site para um novo servidor na parte da manhã e o erro O site está passando por dificuldades técnicas iniciou-se uma horas depois, é bem provável que este seja o motivo. Ou seja, tudo o que você tem que fazer é aguardar.

O site está passando por dificuldades técnicas.  Problemas no Wordpress? 1

Memória insuficiente para rodar o site Wodpress

Um outro motivo que pode ocasionar o erro O site está passando por dificuldades técnicas, refere-se à falta de alinhamento das configurações dos recursos da hospedagem com a plataforma WordPress.

Se este for o caso, você pode acessar o arquivo wp-config.php e, incluir a seguinte linha:

define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘256M’);

É importante que você acesse o suporte de seu provedor de hospedagem e verifique se a sua conta de hospedagem suporta este limite de 256M. O suporte da Hostgator realiza todos estes ajustes necessários em seu site WordPress para que ele possa funcionar corretamente.

Ainda está com dificuldades para resolver este problema em seu site WordPress? Sugerimos que você entre em contato com o suporte de seu provedor para que possam fazer uma verificação mais precisa, e então poderão apontar o motivo que está ocasionando este problema.

Recrie o arquivo wp-config.php

Em algumas situações de erros e problemas apresentados no WordPress, recriar o arquivo wp-config.php pode ser a solução. Primeiro você deve fazer um backup deste arquivo para o seu computador, pois nele há informações que precisam ser informadas no novo arquivo. Ao apagar o arquivo do provedor e acessar o seu site, será necessário que você insira os dados do banco de dados, usuário, senha e endereço do servidor. Basta copiar os dados do antigo arquivo e colar na tela apresentada no site.

Se você não possui nenhum tipo de noção e conhecimento em relação à configuração de banco de dados e backup de arquivos do site, não recomendamos que você realize este procedimento, uma vez que poderá ocasionar falhas no site e até deixá-lo fora do ar.

Verifique também as versões do PHP de seu provedor

Imagine a seguinte situação: O seu site WordPress possui plugins ativos e funcionando em um servidor com PHP na versão 7.0, ou mais recente. Neste caso, ao migrar para um outro provedor de hospedagem, certifique-se de que ele esteja configurado com a mesma versão do PHP do antigo provedor. É comum que, ao contratar um novo provedor, ele venha por padrão com a versão 5.6 do PHP. E esse detalhe poderá acarretar o erro O site está passando por dificuldades técnicas.

Desative plugins do WordPress

Este erro também pode ser ocasionado por algum plugin instalado em seu site. Neste caso, você pode desativar os plugins de maneira gradativa, e verificar se o problema será resolvido.

Caso você não consiga desativar os plugins utilizando o Painel de Administração do WordPress, terá como alternativa ir no FTP de seu site para acessar o diretório wp-content/plugins. Com isso, você terá acesso às pastas de todos os plugins ativados em seu site. Ao alterar o nome da pasta de um plugin, basta acessar o site em seu navegador para ver se ele irá abrir normalmente. Se abrir, você saberá que o problema está relacionado ao plugin.

Erros e problemas diversos com WordPress

Existem uma série de outros problemas que podem acontecer dentro de um site WordPress. Não é para se assustar. Isso é um fato. Quanto maior for a estrutura do site, ou seja, quanto mais plugins ele possuir, maior será a chance de começar a apresentar algum tipo de erro. Para preservar o bom funcionamento do site, indicamos que você mantenha sempre o tema e plugins do site atualizados. Evite instalar plugins e temas piratas, pois eles quase sempre geram problemas para o site.

Mantenha também sempre um backup de toda a estrutura de seu site, incluindo também o arquivo de banco de dados MySQL. Se você tiver dúvidas sobre como realizar estes procedimentos com segurança, entre em contato com o suporte técnico de seu provedor e solicite mais informações .


Você ainda tem dúvidas a respeito de qual provedor de hospedagem contratar? Sugerimos que contrate a Hostgator. O próprio portal Dicas de Informática Básica encontra-se hospedado neste provedor. O servidor é muito rápido e seguro, e o painel de controle para gestão do site é bem fácil de usar. O suporte da Hostgator é formidável e bem capacitada. Para nós, equipe do portal Dicas de Informática Básica, trata-se da melhor opção para hospedagem de sites. Vale muito a pena você conferir!

Para mais informações, leia também o artigo: O que não te contaram a respeito dos provedores de hospedagem

Se você achou útil esse artigo sobre WordPress, clique no botão curtir no final desta página e assim você estará contribuindo para que esta informação alcance mais pessoas.

O site está passando por dificuldades técnicas.  Problemas no Wordpress? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.