O que é WordPress e para que serve?

WordPress é um termo que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos tempos. Ao se falar em criação de sites, é muito provável que o termo “WordPress” seja mencionado. Confira este artigo preparado pelo portal Dicas de Informática Básica o que significa WordPress e quais as suas principais características.

O que é WordPress?

WordPress é o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo mais utilizado no mundo inteiro. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta online para a criação de sites.

Pesquisas apontam que pelo menos 30% de todos os sites do mundo inteiro utilizam a plataforma WordPress. Além disso, essa percentual tem crescido significativamente a cada período de tempo.

O WordPress é uma plataforma que funciona em conformidade com os padrões vigentes da Web e da usabilidade. É um software livre e gratuito. Além disso, a ferramenta dispõe de recursos próprios para otimização para mecanismos de busca.

O que é Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)?

CMS é a sigla da expressão em inglês “Content Managemente System”, e refere-se a uma ferramenta para a internet que possibilita a criação e gerenciamento de conteúdo, sem a necessidade de possuir conhecimentos em programação.

Geralmente os sistemas de gerenciamento de conteúdo são utilizados em blogs, porém, a ferramenta passou a ser utilizada para outras finalidades, tais como criação de sites institucionais e até mesmo lojas virtuais.

Quais as linguagens do PHP?

O WordPress utiliza as linguagens PHP e MySQL, tecnologias fornecidas pela maioria dos provedores de hospedagem de sites. No entanto, um provedor de hospedagem de qualidade em WordPress é essencial para possibilitar que o site seja rápido e seguro.

Se você tiver um pouco de conhecimento a respeito da linguagem PHP e de banco de dados, poderá também realizar ajustes e até mesmo alguns personalizações no site criado com WordPress, principalmente no que se refere ao tema instalado.

Qual é o melhor provedor de hospedagem para sites criados em WordPress?

Ao escolher o WordPress como ferramenta para a criação de seu site, é importante que o usuário contrate uma boa empresa provedora de hospedagem. Existem no mercado uma infinidade de provedores que prometem qualidade e desempenho para os sites hospedados, mas na prática isso não é verdade.

Nós, equipe do portal Dicas de Informática Básica, recomendamos fortemente a empresa Hostgator como provedor para hospedar o seu site ou blog. Trata-se de uma das melhores empresas de hospedagem de sites do mundo. Para mais detalhes, confira os seguintes artigos:

Algumas características do WordPress:

Confira abaixo algumas das principais características do WordPress.

Interface amigável do WordPress…

Dentre as diversas vantagens do WordPress, destaca-se a sua interface intuitiva e amigável. Se você possui familiaridade com o Microsoft Word, costumamos dizer que você irá se dar muito bom com o WordPress. Isso porque, você poderá identificar e compreender os recursos para criação, edição e publicação de conteúdo de maneira tão fácil como também são realizados no processador de textos do pacote Office.

O WordPress é gratuito…

Essa característica da plataforma também é sensacional! O WordPress é uma ferramenta totalmente gratuita, podendo ser baixada gratuitamente e de forma fácil. Tudo o que o usuário precisa é contratar um bom provedor de hospedagem e registrar um domínio para começar a usar a ferramenta. Para mais detalhes, sugerimos que leia o seguinte artigo: Como registrar um domínio na internet?

Instalar o WordPress é fácil…

Essa é uma outra característica de destaque da plataforma. O WordPress já vem praticamente todo configurado e possibilita que pessoas com pouco ou até mesmo nenhum conhecimento comecem a utilizá-l!

O WordPress é simples de gerenciar…

Conforme dissemos acima, não é necessário nenhum conhecimento específico para utilização da ferramenta WordPress. O usuário poderá publicar artigos, editar postagens, enviar imagens, instalar temas e plugins de maneira ágil e descomplicada.

O que é Wordpress e para que serve? 1

Design personalizável do Wordress…

Existem atualmente milhares de temas prontos para WordPress. Desta maneira, o usuário poderá definir qual será o layout padrão para o seu site, de acordo com a sua necessidade e objetivo. Isso sem contar que, já existem uma infinidade de temas específicos para diversos segmentos, tais como hotéis, imobiliárias, blogs, entre outros.

Como surgiu o WordPress?

O WordPress foi desenvolvida no ano de 2003 por dois desenvolvedores: Matt Mullenweg e Mike Little. A princípio, o intuito da plataforma era apenas para auxiliar na criação de blogs.

Em janeiro de 2004, a primeira versão do WordPress foi lançada oficialmente. Desde então, a ferramenta sofreu profundas modificações e incrementos. Atualmente, a ferramenta é mantida e gerenciada por uma comunidade dedicada de código aberto, constituída por milhares de colaboradores espalhados pelo mundo inteiro. A maioria desses colaboradores são voluntários, e trabalham remotamente.

Qual a diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Agora que você já entende o que é WordPress e para que serve, confira abaixo mais detalhes a respeito da plataforma.

Ao digitar WordPress no Google, se você observar, irá aparecer dois portais oficiais para a plataforma. São eles: WordPress.com e WordPress.org.

A essa altura você deve estar se perguntando, por que existem esses dois portais e qual a diferença entre eles? Vamos explicar abaixo esse motivo.

O que é WordPress.org

O WordPress.org é o portal no qual você deverá acessar para baixar a biblioteca do WordPress. Basicamente, trata-se de um conjunto de arquivos organizados que poderão ser posteriormente enviados para o seu provedor de hospedagem. A partir de então, você poderá dar início à construção de seu site em si.

É importante destacar também que, para criar o seu próprio site, é preciso registrar um domínio e contratar o plano de hospedagem.

O que é WordPress.com

O WordPress.com refere-se a um serviço especializado para a criação de sites em WordPress. Os nomes dos sites criados e mantidos por este serviço são constituídos por: nomedomeusite.wordpress.com. Apesar disso, é possível registrar um domínio pago e personalizar o endereço do site.

WordPress.com é uma boa ferramenta para criação de sites e blogs, porém, o plano gratuito é considerado bem limitado, não possibilitando grandes personalizações nos sites criados.

Qual das duas ferramentas usar? WordPress.com ou WordPress.org?

Se você puder investir um pouco de dinheiro com provedor de hospedagem e domínio, sugerimos que você utilize o WordPress.org. Dessa forma, você poderá trabalhar sem se preocupar com limitação de recursos ou ferramentas para o seu site/blog.

Quais são as desvantagens do WordPress?

Existem, sim, alguns pontos negativos da ferramenta WordPress. Confira abaixo alguns:

Segurança do WordPress…

Como o WordPress é utilizado por mais 30% dos sites em todo o mundo, isso faz com que a ferramenta seja explorada cada vez mais pelas pessoas. Desta forma, a ferramenta vira alvo de ataques. Apesar disso, a ferramenta também oferece meios para tornar os sites mais seguros e blindados contra vírus, ataques, entre outros tipos de ameças. Confira abaixo um artigo sobre segurança do WordPress que pode interessar a você:

Carregamento dos sites criados com WordPress…

Os plugins entre outros recursos disponíveis na plataforma WordPress devem ser utilizados de maneira devida e com atenção. Isso porque, quanto maior for o número de plugins ativos no site, maior será o tempo necessário para carregamento das páginas do site.

Concluindo…

E aí, ficou interessado no WordPress? Não sabre por onde começar? Recomendamos que comece contratando uma empresa provedora de hospedagem. Clique aqui.

Você está precisando de suporte profissional para realizar uma manutenção ou atualização de seu site em WordPress? Nossa equipe pode te ajudar! Entre em contato conosco através da seção Fale Conosco deste portal e nos conte como podemos lhe ajudar. Possuímos profissionais capacitados e especializados em manutenção de sites em WordPress.

Se você curtiu essa publicação sobre o que é WordPress, clique no botão curtir no final desta página, e assim você estará ajudando a impulsionar o nosso conteúdo com mais pessoas.

O que é Wordpress e para que serve? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.