O que é vírus de computador?

Quem nunca ouviu falar sobre vírus de computador, que atire a primeira pedra. Confira neste artigo preparado pelo portal Cursos e Dicas de Informática Básica, informações mais detalhadas a respeito deste conceito no mundo da informática.

O risco de infecção do computador por vírus, desde o seu surgimento, sempre preocupou empresas e usuários domésticos. Com a expansão mundial da Internet, esse risco se potencializou imensamente.

O que é vírus de PC?

O vírus de computador (ou vírus de PC) pode ser definido como algum programa de informática criado por pessoas de má índole com o objetivo de prejudicar um sistema informático. Deixar o computador lento, causar travamentos, deletar arquivos, zerar o seu disco rígido, roubar dados do usuário, entre outras ações malignas são exemplos de prejuízos causados pelos vírus de computador.

Infelizmente existem milhares de vírus, o que significa também que existem outros milhares de seres malignos, perversos e perniciosos que se dedicam dia e noite a fazer esse tipo de coisa. Eles, na maioria dos casos, não ganham nada com isso, a não ser aqueles que criam vírus para roubar senhas e informações valiosas.

Pode-se estimar, por ano, perdas de centenas de milhões de dólares em todo o mundo graças aos danos que os vírus causam aos sistemas. Nesta batalha, quem está no meio do tiroteio é o usuário comum que quer ler os seus sagrados e-mails todos os dias, e quem não tem como o que se preocupar é a milionária dos fabricantes de antivírus. Com tantos vírus que existem, estes profissionais de informática podem dormir tranquilos, não vão ficar sem empregos tão cedo.

Características do vírus de computador

Um vírus de computador tem como característica mais importante a capacidade de se reproduzir, de preferência de formas diferentes, para evitar sua detecção e destruição. Para sobreviver, ele precisa não apenas se reproduzir, mas ficar residente na memória; por isso, boa parte dos vírus ataca arquivos executáveis ou fica no setor de boot do disco rígido. Assim eles sempre irão para lá. Justamente por isso os antivírus também se iniciam junto com o Windows, e ficam residentes na memória até o seu desligamento. Desta forma, se algum vírus tentar acessar a memória, eles imediatamente vão dar baixa no inimigo.

Os vírus guardam muitas semelhanças com seus irmãos biológicos. Eles utilizam outros arquivos como hospedeiros, se espalham por todo o sistema e para outras máquinas sempre que possível, e às vezes ficam incubados, aguardando algum evento ou data específica para atacar o computador.

Tipos de vírus de computador

Confira abaixo os tipos de vírus de computador mais comuns:

Vírus de arquivo

Infectam arquivos COM ou EXE. Podem se espalhar de acordo com alguma condição, com o uma data ou horário específico, uma determinada combinação de teclas ou um certo programa aberto. Como eles copiam o seu código fonte para dentro dos arquivos infectados, por consequência os arquivos infectados ficam maiores. Alguns vírus contaminam os arquivos de sistema, outros contaminam qualquer arquivo executável.  Alguns chegam a se multiplicar de uma forma tão grande que acabam com todo o espaço em disco do computador.

Vírus polimórficos

São vírus capazes de mudar seu próprio código fonte, também chamados de vírus mutantes.

Vírus de boot

São vírus que iniciam junto com o sistema operacional. Eles ficam instalados no setor de boot dos discos. Podem se espalhar através de pendrives e disquetes, pois o vírus fica na memórial. Os vírus de boot podem ser identificados com facilidade pelo antivírus de hoje.

Vírus stealth

O vírus invisível é semelhante ao vírus de arquivo, mas tem uma grande diferença, ele não aumenta o tamanho do arquivo infectado.

Vírus de macro

Na realidade eles não são vírus, mas sim programas maliciosos que utilizam as macros disponíveis em alguns programas, como o Word e o Excel, para atacar o computador dos usuários. Estes programas podem carregar as macros automaticamente. Estes vírus, com o tempo, foram ficando mais sofisticados, e podem também apagar arquivos ou se multiplicar.

O que é vírus de computador? 1

Características dos vírus de Macro

Os vírus de macro possuem 3 características básicas:

  • Infectam documentos, ao invés de arquivos executáveis;
  • Possuem a capacidade de se reproduzir no mesmo disco ou utilizando a rede, e utilizando os próprios recursos dos programas utilizados para sua leitura;
  • Podem ser disseminados de modo automático por e-mail para todos os contatos cadastrados no e-mail do usuário.

Apesar de perigosos, os vírus de macro atingem apenas um tipo de arquivo. Um arquivo do Word com um vírus de macro, ao ser aberto em outro programa, como o Wordpad ou o WordPerfect não vai executar os comandos maliciosos. Isto ocorre porque as macros do Word são escritas numa linguagem chamada VBA, Visual Basic for Aplications, e os dois programas citados não são capazes de reconhecer estas instruções.

Vìrus de BIOS

Este tipo de vírus atacam a BIOS para depois danificar os discos rígidos. Lembre que o conteúdo da BIOS pode ser modificado pelo usuário, e o próprio programa atualizado. Alguns destes vírus danificam a BIOS, exigindo a sua substituição. Se você não for capaz de encontrar uma BIOS nova para sua computador, então deverá amargar a troca de toda a placa-mãe.

Hoax

OS Hoax não são vírus de computador, apesar de terem um comportamento viral. São os boatos, histórias falsas e correntes que acabam sendo transmitidas pelas pessoas. Alguém lhe manda uma simpática mensagem para oferecer emprego. Você diligentemente faz tudo o que diz no e-mail, e no final manda-o para várias pessoas. Isso é um Hoax! Uma coisa assim não irá destruir o seu computador, mas pensa em larga escala: quantos milhões de mbytes e tempo devem ser desperdiçados apenas para enviar uma mensagem sem utilidade alguma?

SPAM

Outro mal da vida moderna. São as propagandas que as pessoas mandam para a sua caixa postal, naturalmente, sem seu consentimento. Mandar propaganda não é vírus, apesar de ser algo que se propaga ou é enviado em larga escala.

Quanto ao Hoax e ao SPAM, devemos tomar cuidado, pois muitos vírus se propagam desta forma, enviando-se um código malicioso dentro de uma mensagem de e-mail, com algum título sugestivo; por isso, sempre que não reconhecer o emissário da mensagem procure excluí-la.

Cavalo de Tróia

Também chamados de troianos ou trojans. São programas que entram em seu computador furtivamente, com o objetivo de roubar certos dados e enviar para o seu criador. Não se reproduzem, e geralmente se escondem dentro de outro programa. Recebem este nome da famosa guerra entre Tróia e Atenas, onde os gregos presenteiam seus rivais com um cavalo de madeira, que tinha em seu interior, solados. Ao cair a noite, os soldados escondidos abrem as portas da cidade inimiga, e os gregos invadem Tróia e a liquidam. Cuidado com presentes de grego!

Spyware

O Spware é um programa destinado a recolher informações das preferências de navegação do usuário, utilizados para fazer pesquisas e usados como ferramentas de vendas. Para se livrar deles, esqueça do antivírus, e procure alguma ferramenta de remoção de Spywares.

Addwares

O Addware é um programa que se instala no computador sem sua permissão. Não é considerado vírus, mas incomodam tanto quanto os vírus. Para se livrar deles, procure utilizar alguma ferramenta específica para remoção de Addwares.

Worm

Os worms, ou utilizando um nome em português, vermes, servem para derrubar o sistema operacional do computador. Eles se reproduzem na memória RAM até acabar com toda a memória livre, travando o sistema operacional.

Outros tipos de Worm utilizam a rede ou a própria internet para enviar mensagens ou derrubar determinados sites. Se uma maquina for infectada por algum vírus como este, e ela estiver em rede, recomenda-se retirar a máquina da rede até a remoção do invasor, para evitar a contaminação das demais estações.


O que você achou deste artigo sobre o que é vírus de computador? Se você achou este conteúdo útil, clique no botão curtir no final desta página e assim você estará ajudando o nosso portal a compartilhar este artigo com mais pessoas.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.