O XML (eXtensible Markup Language) é uma linguagem designada para descrever e estruturar dados. Para isso, ela utiliza etiquetas de um modo semelhante ao HTML, porém, elas não são pré-definidas, ou seja, o XML permite que você crie as suas próprias etiquetas, como no exemplo abaixo:
As regras de sintaxe do XML são bastante simples e fáceis de aprender e utilizar.
Veja o exemplo de um documento em XML.
A primeira linha do documento refere-se à declaração do XML, e define a versão do XML e o tipo de codificação de caracteres que será usada no documento.
A segunda linha descreve o elemento raiz e as três linhas seguintes descrevem elementos relacionados a raiz, nas quais podem se referir como elementos filhos.
A última linha define o fim do elemento raiz.
Para criação desse documento, foram seguidas determinadas regras que valem para qualquer documento XML.
No HTML, algumas tags não precisam de fechamento. Já no XML, o uso de tags de fechamento é obrigatório. Caso contrário, o código fica mal formado e o documento não é considerado válido.
Você deve ter notado que a declaração do XML não possui uma tag de fechamento. Isso é perfeitamente válido, já que ela não faz parte do documento em si, e nem é um elemento.
Quando é criado um par de etiquetas, deve-se utilizar a mesma formatação de maiúsculas e minúsculas, tanto na tag de abertura como de fechamento.
Isso é muito importante, pois de um modo diferente que acontece no HTML, o XML diferencia a caixa dos caracteres.
Assim, a formatação a seguir está incorreta:
A maneira correta consiste em colocar o Mensagem em minúsculo, ficando da seguinte forma:
Se for trocado a ordem de abertura e fechamento de tags do XML, o documento não será válido.
Por isso, elementos que podem ser escritos da seguinte maneira no HTML:
Devem estar obrigatoriamente escritos no documento XML desta maneira:
Todo documento XML deve conter um par de tags para definição do elemento raiz, sendo que todos os outros elementos devem estar dentro desse.
Todos os elementos podem ter sub-elementos, mas sem que a ordem de abertura e fechamento seja trocada em momento nenhum.
Vejamos o exemplo abaixo:
Assim como no HTML, os elementos XML podem ter atributos em pares de chaves e valores. Porém, no XMl, esses atributos devem sempre estar entre aspas, que podem ser simples ou duplas.
Se o texto do atributo contém aspas simples, ele deve estar entre duplas e vice-versa.
Veja o seguinte exemplo abaixo:
Ao contrário do que acontece no HTML, todos os espaços e quebras de linhas no XML são mantidos. Assim a formatação original do texto não se perde, sendo passada normalmente para o aplicativo que estiver lendo o conteúdo do documento XML.