O computador é, sem dúvidas, uma das maiores invenções que revolucionou a vida do ser humano. Entretanto,apesar de sua inúmeras utilidades e benefícios, é uma máquina suscetível a falhas, erros e travamentos.
Se você utiliza o sistema operacional Windows, independente da versão – XP, Vista, Seven ou 8, confira abaixo um comando que poderá salvar o seu dia, ou melhor, irá garantir que o trabalho realizado no computador não seja perdido no momento em que ele travar.
À medida em que os anos se passam, os computadores apresentam uma capacidade cada vez maior, com processadores mais robustos e memórias mais potentes, tanto para armazenamento como para processamento de informações. Apesar disso, os usuários estão cada vez mais exigentes, trabalhando com aplicações cada vez mais pesadas, e assim, exigindo um desempenho cada vez maior de seus equipamentos.
Entenda o seguinte: quanto mais programas abertos em seu computador, mais consumo de memória RAM estará sendo feito, e consequentemente, uma lentidão e até mesmo travamento em seu sistema operacional poderá apresentar.
Quando isso ocorre, muitos usuários ficam desnorteados e não sabem quais as medidas adequadas a serem tomadas. Uns simplesmente pressionam o botão Reset da CPU para reiniciar o computador. Outros ficam clicando desesperadamente em todas as janelas ou opções exibidas na tela até que algo aconteça, ou na esperança de que o seu computador volte.
Confira abaixo um comando antigo e que poderá ser utilizado no intuito de destravar o seu PC.
Quando o seu computador ou notebook travar, utilize o comando CTRL+ALT+DEL para acessar o Gerenciador de Tarefas. Com isso, na janela que for aberta, você terá acesso a todos os processos e programas executados em sua máquina naquele momento. Você poderá encerrar todas as aplicações que estejam ocasionando este travamento. Basicamente é, selecionar o programa na listagem apresentada e confirmar no comando Finalizar Tarefa. Em muitos casos, o computador volta a operar normalmente.