Arrays são conjuntos de variáveis representadas em forma de matriz onde cada elemento dessa matriz armazena um valor específico através de um índice, que normalmente será um inteiro.
Por padrão arrays são zero-based, ou seja, o primeiro elemento de um array sempre inicia com zero.
Array Simples
A forma mais simples de um array consiste de uma série de elementos com o índice iniciando em zero e sendo incrementado sequencialmente. Tomemos o exemplo de um array chamado $estado, onde cada elemento contém duas letras que identificam o código de cada um.
<?php
$estado[0] = “SP”;
$estado[1] = “MG”;
$estado[2] = “ES”;
$estado[3] = “RN”;
?>
Diferente da linguagem C, arrays em PHP podem conter elementos com tipos diferentes. Em C, tais elementos devem possuir o mesmo tipo de dados, o que concede ao PHP maior flexibilidade.
Como inicializar arrays
Há várias possibilidades de inicializar um array. Um jeito bem simples é ir definindo valores ao array criado, dessa forma, cada vez que isso é feito, um novo elemento é adicionado.
<?php
$estado[] = “SP”;
$estado[] = “MG”;
$estado[] = “ES”;
?>
Esse código cria um array com três elementos. Como não indicamos índices explicitamente, os índices foram inicializados com 0, 1 e 2, respectivamente. O mesmo código pode ser escrito da seguinte forma:
<?php
$estado[1] = “SP”;
$estado[2] = “MG”;
$estado[3] = “ES”;
?>
É comum atribuirmos índices numa ordem sequencial, conforme visto acima, mas, se necessário, podemos atribuí-los com o valor que acharmos mais conveniente.
<?php
$estado[30] = “SP”;
$estado[48] = “MG”;
$estado[12] = “ES”;
?>
Esse array também contém três elementos, só que com índices 30, 48 e 12.
Para descobrimos quantos elementos existem num array, utilizamos a função count(). Ela retorna um inteiro com o número de elementos de um array. No exemplo acima, count() retornaria 3.
Devemos tomar muito cuidado ao atribuir valores não-sequenciais a índices, pois quando incluímos um elemento de uma forma simples (por exemplo, $estado[] = “MG”), o índice assumirá seu maior valor dentro do array acrescido de um. No exemplo acim,a se incluíssemos um novo elemento no array $estado com o valor “BA”, o índice assumiria o valor 49.
<?php
$estado[30] = “SP”;
$estado[48] = “MG”;
$estado[12] = “ES”;
$estado[] = “BA”;
//o índice terá o valor 49.
?>
Outra forma de inicializar arrays é através da própria função array(), bastando somente passar como parâmetros da função os elementos que desejamos atribuir ao nosso novo array.
<?php
$estado = array(“RJ”,”MG”,”SP”);
echo (“$estado[0]”);
//será impresso RJ
?>
Se desejarmos definir índices que não sejam inicializados da forma convencional (0, 1, 2, etc) utilizamos o operador =>. No exemplo acima, imaginemos que o array será inicializado com 2.
<?php
$estado = array(2=>”RJ”,”MG”,”SP”);
echo (“$estado[3]”);
//será impresso MG
?>
Podemos também efetuar “saltos” dos índices sequenciais criados pelo array através desses mesmo operador. Por exemplo:
<?php
$estado = array(“RJ”, 7=>”MG” ,”SP”);
echo (“$estado[0]”);
//será impresso RJ
echo (“$estado[8]”);
//será impresso SP
?>
Leia também – PHP: Como ler os elementos de um array
1 comentário