Porque a tecnologia “Nuvens” é chamada assim?

Para entender bem o conceito da tecnologia das Nuvens, vamos observar como é a estrutura básica dos programas de nosso computador. Os nossos computadores possuem diversos programas instalados, como o Word, Excel e outros. Todos eles estão instalados localmente no computador.

A grande tendência da atualidade é que não tenhamos mais programas instalados em nosso computador, e sim em provedores de Internet, que são chamados de Nuvens.

Exemplos de empresas que se destacam no conceito das nuvens é a Google, com o seu serviço chamado Google Docs, e a Microsoft com o Office 365.  Desta forma, o usuário não precisar ter instalado em seu computador os programas correspondentes, bastando acessar os serviços disponibilizados pela nuvem

Porque a tecnologia "Nuvens" é chamada assim? 1

Vale ressaltar que os programas que funcionam nas nuvens não estão restritos apenas a processadores de textos, planilhas eletrônicas e criação de slides (apresentações). Existem muitas empresas que oferecem aos usuários programas disponibilizados na nuvem. Exemplo de outras aplicações que funcionam em nuvem: Controle financeiro.

Concluindo, o termo Nuvem é muito usado no tratamento da Informática. Nuvem refere-se à ideia de não haver mais programas instalados localmente nos computadores, e sim em provedoras na Internet.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.