Quantas teclas tem um teclado de PC?

Você já se perguntou quantas teclas tem um teclado de PC? Na informática, o teclado é um dispositivo constituído por um conjunto de teclas, e utilizado para inserir informações no computador. O teclado possui teclas que representam letras, números, funções e símbolos em geral.

Confira neste artigo algumas curiosidades a respeito deste importante periférico de computador.

Quantas teclas teclas tem um teclado de computador?

Embora não exista um único padrão com um número específico de teclas, a maioria dos teclados dos computadores domésticos e corporativos possuem entre 101 a 104 teclas. No entanto, com o aumento do número de fabricantes de teclados ao longo dos anos, a quantidade de teclas tem variado bastante de um modelo para outro.

Teclados da IBM/PC

Confira abaixo alguns modelos de teclados da IBM/PC com o respectivo número de teclas:

  • Teclado Original IBM PC (1981) – 83 teclas
  • Teclado IBM PC Atualizado (1984) – 84 teclas
  • Teclado AT – 84 teclas
  • Teclado Avançado AT – 101 teclas
  • Teclado Tradicional dos EUA – 101 teclas
  • Teclado Europeu Aprimorado – 102 teclas
  • Teclado do Windows – 104 teclas
  • Teclado para notebook baseado em Windows – 86 teclas

Teclados Apple

Confira alguns modelos de teclado da empresa Apple:

  • Teclado Apple com teclado numérico – 109 teclas
  • Teclado sem fio Apple – 78 teclas
  • Computador portátil Apple MacBook Air – 78 teclas

Teclados diversos de computadores

Como podemos observar, existem uma infinidade de teclados, cada um com características próprias e número de teclas específicas.

Outros modelos de teclados podem possuir mais ou menos teclas, variando também de um país para outro. Por exemplo, teclados brasileiros, japoneses e coreanos geralmente são constituídos por um maior número de teclas.

Agora que você já sabe quantas teclas tem um teclado de PC, vamos falar um pouco sobre algumas características do teclado.

Quais são as teclas de função do teclado de um PC?

Os tradicionais teclados de um PC possuem 12 teclas de função, de F1 a F12. Teclados da Apple geralmente são constituídos por 19 teclas de função, do F1 até F19. Veja o nosso artigo Para que servem as teclas F1 a F12 do teclado para mais informações sobre as teclas de função e suas funcionalidades.

Quais são as teclas do teclado numérico?

A maioria dos teclados de computadores possuem um teclado número, geralmente localizado na parte direita do periférico. Se contarmos todos os números e símbolos, há em média 17 teclas no teclado numérico. Os teclados da Apple costumam apresentar 18 teclas.

No caso dos notebooks, alguns modelos incluem o teclado numérico, enquanto outros não. Geralmente, os laptops com telas acima de 15 polegadas possuem um teclado numérico embutido, apesar de não ser regra. Os notebooks menores costumam não vir com um teclado numérico.

Quantas teclas numéricas possui um teclado?

Se considerarmos apenas a linha das teclas numéricas posicionadas na parte superior do teclado – números de 1 a 0, haverá dez teclas numéricas. Se o teclado possuir também um teclado numérico de 1 a 0, haverá então um total de 20 teclas numéricas no teclado.

Quantas teclas alfabéticas possui um teclado?

Em um teclado de padrão americano, o número de teclas alfabéticas irá corresponder ao número de letras do idioma, totalizando em 26 teclas. No caso de um teclado de padrão brasileiro, há a tecla especial cedilha (ç), totalizando 27 teclas.

Quantos símbolos possui um teclado de PC?

Um teclado de computador do tipo QWERTY geralmente possui 40 símbolos (como por exemplo @, $, %) espalhados em 28 teclas. Isso se deve ao fato de que algumas teclas possuem dois símbolos.

Quantas linhas de teclas existem em um teclado?

Considerando a linha de teclas de função, existem seis linhas de teclas em um teclado, sendo que em três delas estão as teclas referentes às letras do alfabeto.

Quantas teclas tem um teclado de PC? 1

Por que as teclas de um teclado possuem o formato QWERTY?

É fato que muitas pessoas ficaram surpresas no primeiro momento em que se depararam com um teclado de computador. Isso porque, elas imaginaram que o posicionamento das teclas estaria levando em conta a sequência das letras do alfabeto, isto é, a primeira tecla iniciaria com a letra A, a segunda com a letra B, e assim sucessivamente. E, como sabemos, isso não condiz com a realidade, uma vez que a disposição das letras de um teclado iniciam-se pelo seguinte conjunto de teclas: Q, W, E, R, T, Y, por isso o seu nome padrão é chamado de QWERTY.

Para que você entenda o porquê desse padrão estabelecido de disposição de teclas, é preciso que voltemos ao passado. Christopher Latham Sholes é o grande inventor responsável pela criação deste padrão. A história conta que nas primeiras máquinas de escrever, as letras foram dispostas de forma a diminuir a velocidade de digitação e com isso evitar travamentos mecânicos das peças. No entanto, um estudo realizado pela Universidade Kyoto, no Japão, rastreou a origem desse argumento e descobriu que a história é mais complexa do que isso. O primeiro teclado era claramente inspirado nos pianos, com letras dispostas em ordem alfabética. Essa disposição evoluiu e em 1879 as vogais foram dispostas na parte superior, incluindo o Y, e na parte inferior estão as consoantes em uma ordem bastante próxima à alfabética. Os teclados eram usados nessa época por pessoas que transcreviam mensagens de código morse. Eles foram os cobaias que sugeriram várias alterações na disposição das teclas, para que a digitação fosse mais rápida. Em 1973, utilizava-se a letra “i” para digitar o número um. Como era comum digitar o ano 1800, a letra “i” foi inserida próxima do número oito, da mesma forma que a letra “o” ficou perto do número para que as datas fossem digitadas mais rapidamente. Além disso, letras comumente digitadas em sequência no inglês foram afastadas uma das outras, por dois motivos: aumentar a velocidade ao estimular a alternância entre o uso das mãos e evitar que os tipos que estampam as letras fossem acionados ao mesmo tempo e travassem. Com isso, ajustes foram realizados até chegar-se no padrão conhecido como QWERTY, batizado com as primeiras letras da sequência. Essa sequência já estava estabelecida no ano de 1882 pelas máquinas de escrever da Remington, sendo posteriormente transportada para os computadores. Por conta disso, é o padrão adotado até hoje em grande parte dos dispositivos que usamos. Como essa evolução levou em conta o idioma inglês, a disposição das letras em um teclado faz pouco sentido em outras línguas. No Brasil, o padrão nacional é o ABNT2, que acrescenta a tecla cedilha (ç). Os portugueses foram mais radicais e baixaram um decreto em 1937 estabelecendo o HCESAR, usado até a década de 70 em repartições públicas. Na França, o padrão usado é o AZERTY. Os alemães adotaram outra variação, o QWERTZ. Há também o padrão DVORAK, para o inglês, que foi projetado levando em conta a ergonomia. Desta forma, os dedos fazem menos esforço porque percorrem movimentos menores. Mas naquele momento o QWERTY já era padrão, e é muito difícil reeducar as pessoas.

Porque existe um pequeno traço nas teclas F e J do teclado?

Observe o teclado de um computador ou notebook. Já notou que existem pequenos traços em alto relevo posicionados nas teclas F e J? Sabe para que eles servem? Então, esses pequenos risquinhos foram inseridos com a ideia de facilitar a localização das teclas. Dessa forma, a partir do momento que você consegue sentir os traços nos dedos indicadores de suas mãos, conclui-se que elas estão corretamente posicionadas e preparadas para iniciar a digitação.


Você realmente gostaria de dominar o seu computador? Sim, isto é possível, mas para isso, é necessário que você conheça bem o teclado e suas teclas. Para tirar melhor proveito de seu equipamento, é imprescindível que você conheça bem as teclas do teclado e suas respectivas funções. Quanto mais familiarizado você estiver com este periférico, maior será a sua capacidade em realizar tarefas de maneira ágil. Aqui em nosso portal, você terá a oportunidade de conhecer as funcionalidades das principais teclas de um teclado. É importante destacarmos que, todas os tutoriais e explicações fornecidas no portal são didáticas, possibilitando que usuários de diferentes níveis de conhecimento compreendam o conteúdo.

Se você gostou desta matéria abordando um pouco sobre as características e curiosidades de um teclado de PC, curta e compartilhe esta página para ajudar o portal Dicas de Informática Básica a criar mais conteúdos.

Quantas teclas tem um teclado de PC? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.