O que é periférico de entrada e saída?

Você sabe o que é periférico? Periférico de entrada e periférico de saída? Continue neste post e conheça o seu significado, como também características e detalhes importantes a respeito desses conceitos importantes no mundo da informática.

Na maioria das provas de concursos públicos cujo tema informática é cobrado, geralmente há perguntas relacionadas aos periféricos. Através dessa leitura, você poderá conhecer melhor esse conceito, bem como tirar algumas dúvidas e rever algumas informações básicas que irão contribuir para que você realize uma boa prova. Geralmente, a maioria dessas questões não são complicadas de se resolver, no entanto, há detalhes relevantes a serem considerados e que poderão fazer toda a diferença no momento de decidir qual a resposta correta para a questão.

O que significa periférico?

O periférico é todo e qualquer dispositivo de hardware instalado no computador. Ou em outras palavras, periféricos correspondem à parte física do seu computador.

São exemplos de periféricos: monitor, gabinete, caixas de som, teclado, mouse, impressora, e assim por diante. O gabinete, por sua vez, é um periférico que pode conter diversas placas: placa mãe, placa de som, placa de vídeo, etc. Cada uma dessas placas é considerada um periférico.

Como você acabou de ver, o termo dispositivo acaba sendo utilizado como um sinônimo de periférico. Dessa maneira, é muito comum ouvirmos as pessoas utilizarem de modo indiferente esses dois termos para falar sobre hardware. Entretanto, tecnicamente falando, pode haver sim uma diferença entre eles: O termo periférico é mais utilizado para fazer referência a dispositivos externos e que não são parte integrante da CPU do computador. Já dispositivo é mais comumente utilizado para referenciar componentes integrantes da CPU.

Classificações dos periféricos

Os periféricos podem ser divididos em 3 tipos diferentes:

Periféricos de entrada

O que é periférico de entrada?  Ele é responsável em transmitir as informações para o computador. Exemplos de periféricos de entrada: mouse, teclado, microfone, webcam, touchpad, identificado biométrico, scanner e outros.  O que todos eles possuem em comum? Encaminham dados para dentro do computador.

Você pode estar se perguntando: “Por que o teclado é um periférico de entrada?” Bem, para respondermos a essa pergunta, vamos fazer uma outra pergunta: O que você faz com um teclado? Basicamente você digita informações, que por sua vez, são interpretadas pelo seu computador. Ou seja, os dados digitados irão entrar no computador. Desta forma, podemos dizer que ele é um periférico de entrada. Com o mouse também se aplica este  mesmo conceito. Ao clicarmos ou arrastarmos o mouse para alguma direção, estamos enviando informações para dentro do nosso computador.

O periférico de entrada é conhecido como Input device no idioma americano.

Periféricos de saída

Agora que você já sabe o que significa periférico de entrada, é muito provável que saiba o que é periférico de saída. O periférico de saída é responsável em receber as informações do computador. Exemplos de periféricos de saída: monitor, impressoras, caixa de som, projetor de vídeo e outros. O que todos eles possuem em comum? Recebem dados do computador.

Vamos detalhar um pouco mais. O monitor disponibiliza a imagem para o usuário, ou seja, o computador processa informações e retorna o resultado para este dispositivo. Já a impressora, ao receber as instruções do computador, irá realizar a impressão de um documento no papel. A caixa de som, por sua vez, emite o áudio enviado do computador.

O periférico de saída é conhecido como Output device no idioma americano.

O que é periférico de entrada e saída? 1

Periféricos de entrada e saída

Agora que você também já entende o que significa periférico de saída, tem ideia do que seja periférico de entrada e saída? Tratam-se de dispositivos de entrada e saída ao mesmo tempo. Esse tipo de dispositivo é responsável em transmitir e receber informações do computador. Exemplos de periféricos de entrada e saida: Pen Drive, Disco rígido (HD),  CD, DVD, Placa de Rede, Impressoras multifuncionais, etc.

Por que o pendrive é um dispositivo de entrada e saída? Perceba que é possível tanto gravar informações dentro deste dispositivo (do computador para ele), como também enviar informações dele para o computador. Impressoras multifuncionais também são um exemplo de periférico de entrada e saída. Isso porque ele consegue não apenas imprimir um documento (recebe informações do computador), mas também pode escanear um documento e enviar para o computador.

É importante ressaltar que os dispositivos de entrada/saída podem ser tanto externos como internos. Por exemplo, o pendrive é um dispositivo externo que você conecta ao computador por meio da conexão USB. Já o leitor de CD é um periférico que encontra-se instalado dentro do gabinete.

O periférico de entrada e saída é conhecido como Input/Output device no idioma americano.

Viu como são simples todos esses conceitos de periféricos?

Para que serve o periférico?

Os periféricos são dispositivos que auxiliam na comunicação homem/máquina. Desse modo, pode-se afirmar que, a interação estabelecida entre o homem e o computador só existe graças aos periféricos. Sem eles, não seria possível enviarmos nenhuma informação para o computador, da mesma maneira que também não poderíamos receber nenhuma informação.

 

O que é periférico de entrada e saída? 2
Exemplos de periféricos

Confira abaixo uma questão de concurso relacionada aos periféricos:

Qual alternativa abaixo apresenta somente dispositivo de entrada?

a) Mouse e Plotter.
b) Joystick e Impressora.
c) Plotter e Teclado.
d) Mouse e Scanner.

Reposta Certa: Letra D

Confira abaixo algumas dicas para você aprender de uma vez por todas sobre esses conceitos:

  • Periférico que “faz entrar” alguma coisa no computador é periférico de entrada.
  • Periférico que “faz sair” alguma coisa no computador é periférico de saída.
  • Periférico que “faz sair e entrar” alguma coisa no computador é periférico de entrada e saída.

Agora que você já sabe o que é periférico em um computador, compartilhe esse post com seus amigos. Clique no botão curtir no final desta página, e assim você estará ajudando o nosso portal.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.