Para que serve a tecla Insert?

Este artigo irá fazer uma abordagem a respeito de uma tecla existente no teclado de computador, considerada um pouco curiosa por muitos usuários. Trata-se da tecla Insert. Você sabe qual a função desta tecla? Continue nesta leitura e confira informações interessantes sobre esse botão.

Todos os dias, uma infinidade de usuários realizam pesquisas no Google para tirar dúvidas a respeito da tecla Insert. Confira abaixo algumas das perguntas mais realizadas:

  • qual a função da tecla Insert;
  • como ativar a tecla Insert no notebook;
  • o que fazer quando o Word apaga as letras;
  • como tirar/desativar o Insert no Word;
  • o que é INS no teclado;

O comando Insert

Insert é uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida como “Inserção” ou “Inserir”.

No teclado de computador, a tecla Insert é geralmente representada de duas maneiras: Insert ou Ins.

Para mais detalhes sobre as características do teclado de computador, sugerimos que leia o seguinte artigo: Quantas teclas tem um teclado de PC.

Um fato curioso é que a tecla Insert tem sido desativada por padrão em versões mais recentes de diversos programas de computador. Isso pode ser explicado pelo fato de que a tecla costuma ser pressiona acidentalmente pelos usuários, fazendo com que o modo de escrito padrão seja alterado. Nisso, muitos usuários não sabem como proceder para voltar ao modo normal, e torna-se necessário recorrer ao Google para buscar a solução.

Uma outra tecla que também tem sido desconsiderada por muitos fabricantes de software é a Scroll Lock.

Para que serve a tecla Insert?

Antes de explicarmos qual é a função da tecla Insert, imagine o seguinte cenário: você está digitando um texto no Word, e por algum motivo precisou retornar ao início do parágrafo para editá-lo. Nisso, você percebe que à medida que digita uma palavra, ela vai sobrepondo as palavras atuais do texto. Isso é possível devido à tecla Insert de seu teclado.

A tecla Insert tem o propósito original de alternar entre dois modos de escrita: modo de inserção e modo de substituição.

Modo inserção:

O modo inserção é a forma padrão de escrita estabelecida no teclado de computador.

Para facilitar a explicação, vamos considerar que você esteja com o Microsoft Word aberto na tela de seu computador. Ao pressionar uma letra qualquer dentro de seu documento de texto, perceba que a letra é acrescentada exatamente no local onde seu posicionado o cursor.

O cursor, para quem não sabe, trata-se daquele piscador que fica posicionado em alguma parte da folha do Word na qual utilizamos para criar o nosso texto. O cursor é representado pelo símbolo “|“.

Exemplo de uso da tecla Insert no Modo inserção:

Vamos supor que o usuário digitou a seguinte palavra comp|ador. O símbolo no meio da palavra está simulando o cursor. Colocamos na cor vermelha para destacá-lo e facilitar a compreensão deste conceito.

Veja bem, considerando que o cursor encontra-se no meio da palavra, ao digitar “ut“, o resultado será comput|ador. Deu para perceber como funcionou este processo? Esse foi um exemplo de uso da tecla Insert no modo inserção.

Modo substituição:

Vamos agora considerar que a tecla Insert esteja funcionando no modo substituição (Overtype). Neste caso, ao digitarmos uma letra qualquer no teclado, tudo o que estiver posicionado após o cursor será apagado.

Para que serve a tecla Insert? 1

Exemplo de uso da tecla Insert no Modo substituição:

Vamos a um exemplo para facilitar essa explicação. Vamos utilizar a palavra infor|ática. Observe que está faltando a letra “m”. Considerando que o modo substituição da tecla Insert esteja ativado e que o cursor esteja posicionado dessa maneira, o que acontece ao digitarmos a letra faltante? Ela irá completar a palavra? A resposta é não. O resultado será inform|tica. Ou seja, as letras existentes após o cursor serão substituídas pelas letras digitadas.

Agora você sabe o que precisa ser feito dentro do Word, ao notar que as letras estão sendo substituídas pelas digitadas.

Onde está localizada a tecla Insert no teclado?

A tecla Insert está presente na maioria dos modelos de teclados de computador. Ela geralmente encontra-se posicionada acima das setas de navegação, próximo às teclas Home e Delete. Veja destaque na cor azul da imagem abaixo.

Para que serve a tecla Insert? 2

Observe também que há um destaque no número 0 do teclado numérico do teclado numérico, situado na parte direita do dispositivo. Para ativar/desativar a tecla Insert através da tecla que representa o número 0, certifique-se primeiramente de que a tecla Num Lock esteja desativada.

Como ativar a tecla Insert?

Para ativar a tecla Insert, ou seja, para alternar entre os modos de inserção e substituição, basta pressioná-la.

Se você estiver com dúvidas se a tecla está ativada ou não, faça um teste dentro do Word. Se as letras digitadas estiverem substituindo o texto existente, significa que a tecla Insert encontra-se ativada. Para desativá-la , basta pressioná-la um vez.

Outras funções para para tecla Insert

A tecla Insert também pode ser utilizada para realizar outros tipos de ações. Por exemplo, essa tecla também pode executar os comandos tradicionais de copiar e colar.

  • Para copiar, em vez de utilizar o comando CTRL+C, você pode usar também: CTRL+Insert;
  • Para colar, em vez de utilizar o comando CTRL+V, você pode usar: Shift+Insert;

Tecla Insert não funciona, o que fazer?

Se a tecla Insert de seu teclado não funciona, há alguns fatores que você deve considerar:

  • Verifique a se tecla Insert realmente funciona no programa em que você esteja utilizando. Isso porque existem programas que desconsideram o funcionamento desta tecla;
  • Faça um teste com a tecla Insert dentro do programa em questão. Pressione a tecla uma vez e veja o comportamento da escrita dentro do texto. Se nada aconteceu, pressione a tecla novamente e faça outro teste;
  • Se a tecla Insert estiver meio solta ou um pouco levantada, isso significa que ela está fora de seu encaixe correto. Neste caso, é necessário tentar voltá-la para a sua posição correta. Indicamos que você acesse o Youtube e busque por vídeos que instruam sobre como colocar a tecla em seu devido lugar;
  • Conecte um outro teclado no computador e veja o que acontece. Se a tecla de seu teclado externo funcionar, é provável que a tecla de seu teclado original esteja com problemas.

O que achou deste artigo sobre a tecla Insert? Se você gostou das informações fornecidas acima, ajude o portal Dicas de Informática Básica clicando no botão curtir no final desta página. Dessa forma, este conteúdo estará sendo compartilhado com mais pessoas.

Para que serve a tecla Insert? 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.