Se você está com dúvidas sobre como instalar uma impressora em seu computador, confira as dicas abaixo que preparamos para você.
Considerando que a impressora a ser instalada é nova, o primeiro passo é remover todos os lacres, plásticos e outras fitas adesivas presentes na impressora. Conecte o cabo USB interligando a impressora ao computador. Certifique-se de que este cabo tenha vindo junto com a impressora. Caso contrário, será necessário adquirir um. Além disso, conecte também o cabo de força da impressora na energia elétrica e ligue a mesma.
Em seguida, você deverá inserir o CD de instalação da impressora no computador. E, então, deverá seguir as etapas da instalação do equipamento. Geralmente, essas etapas são iniciadas automaticamente após colocar o disco no computador.
Vale ressaltar que os cartuchos da impressora poderão ser inseridos ao longo do processo de instalação. Caso a sua impressora seja laser, insira o toner no equipamento. Independente do tipo da impressora (cartuchos ou toner), caso tenha dúvidas de como inseri-los no equipamento, confira o manual que vem acompanhado ao equipamento.
Por fim, ao concluir as etapas de instalação, sua impressora estará pronta para uso. Não se esqueça de remover e guardar o disco de instalação.
Alguns modelos de impressoras dispensam o uso de disco para a sua instalação em computadores com sistemas mais modernos. Entretanto, quando a instalação é feita sem o uso do disco, ferramentas e outros recursos nativos da impressora, como Aplicativos para Scanner e Edição de fotos, não serão instalados. Enfim, tais ferramentas poderão facilitar o dia-a-dia do usuário. Neste caso, sugerimos que utilize o disco original da impressora.
Supondo que você tenha adquirido uma impressora usada, e que a mesma não possua o disco de instalação, poderá baixá-lo na internet. Para isso, você deverá acessar o site da fabricante do equipamento, buscar o modelo da impressora, selecionar o sistema operacional no qual a mesma será instalada e baixar os arquivos e recursos necessários.