Computadores, notebooks, tablets e celulares são exemplos de dispositivos que necessitam de um processador para funcionarem. Afinal de contas, o que é processador? Continue lendo esta postagem e entenda melhor este conceito e suas funções.
O processador, conhecido também como Unidade Central de Processamento, é o principal dispositivo do computador.
Antes de você adquirir um computador, seja ela do tipo desktop ou notebook, é necessário estar atento a todas as suas especificações, incluindo Memória RAM, Disco rígido (HD) e o Processador.
Um processador de baixa capacidade certamente não irá atender aos seus usuários de uma maneira satisfatória, uma vez que é necessário que o equipamento tenha uma capacidade pelo menos razoável para trabalhar com produtividade e agilidade.
Por exemplo, nos nos dias atuais quando você vai comparar o desempenho entre diferentes smartphones, um dos critérios que devem ser levados em conta é o seu processador. Quanto mais robusto for o processador, maior será o desempenho do dispositivo.
O que é processador e quais as suas funções?
O processador é considerado o cérebro do computador, motor do equipamento. É ele o grande responsável por transformar dados em informações.
De uma maneira fácil de entender, podemos dizer que o processador controla todos os dispositivos de seu equipamento, uma vez que recebe e envia informações de memórias, monitores, impressoras, entre outros dispositivos, para que o seu computador opere sempre corretamente. Quanto maior for a sua capacidade, maior será o seu desempenho e agilidade na execução de suas tarefas.
Ele é composto por 3 componentes principais:
- UC (Unidade de Controle) – controla o funcionamento da ULA (Unidade Lógica e Aritmética) e da memória. É responsável também por distribuir e organizar tarefas, transferir informações da entrada para a memória e da memória para a saída.
- ULA /UAL (Unidade Lógica e Aritmética) – é responsável pelas operações elementares (soma, subtração, multiplicação e divisão), e pelas decisões lógicas, ou seja, pelas comparações entre informações. Por exemplo, decidir se 8 > 4 ou 8 >=4.
- Registrador – Contida na CPU, o registrador é um tipo memória com pequena capacidade, porém muito rápida. É utilizada no armazenamento temporário durante o processamento. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória e são considerados o meio mais rápido e caro de ser armazenar um dado.
A velocidade de um processador é calculada em Hertz – atualmente em GigaHertz.
Exemplo: 2GHZ (corresponde em média 2 bilhões de instruções/operações por segundo)
Socket é o local na placa-mãe que irá receber o processador. É importante ressaltar que, conforme os processadores evoluem a cada geração, haverá também um socket específico para o seu encaixe. Portanto, não é possível instalar um processador em qualquer tipo de socket. Antes de comprar um novo processador para o seu computador, é necessário verificar se a placa-mãe é compatível com a arquitetura do novo hardware.
Antes de adquirir um computador, é fundamental que o consumidor avalie o tipo de processador que compõe o equipamento. Podemos adiantar que, para cada tipo de necessidade, há um tipo de processador apropriado. Por exemplo, se você tem o propósito de utilizar o computador para fins de entretenimento, como jogar online, você precisa investir em uma máquina com processador de maior capacidade. Engenheiros e arquitetos que trabalham com AutoCad também precisam de processadores mais potentes. Agora, se você é o tipo de pessoa que gostaria de usar o computador apenas para acessar redes sociais, ver e-mails e fazer textos no Word, poderá optar por especificações mais simples.
Se você gostou dessa postagem abordando o que é processador, compartilhe este post com seus amigos. Dessa maneira você estará contribuindo para que nós, equipe do portal Dicas de Informática Básica, continuemos criando conteúdo gratuito para todos.