Qual a maneira correta de limpar um notebook?

Se você tem um notebook, provavelmente você já precisou de fazer algum tipo de limpeza nele. Enfim, existem alguns cuidados a serem tomados quando vamos remover as sujeiras  acumuladas em sua parte física. Você sabe qual a maneira correta de limpar um notebook?

Se você precisa dar uma limpeza em seu notebook, mas está com dúvidas sobre o que pode usar e como fazer, continue lendo este post e confira as dicas práticas que separamos para você.

Qual a maneira correta de limpar um notebook?

Todo o cuidado é pouco no que se refere às maneiras e materiais utilizados para realizar a limpeza de nosso notebook/laptop. Você não deve simplesmente pegar o primeiro pano de limpeza que encontrar pela frente e passar no seu equipamento.

Materiais que poderão ser utilizados para a limpeza do notebook:

  • Um pano seco, que seja macio e que não solte fiapos. Exemplo: pano de microfibra;
  • Um pano umedecido, que seja macio e que não solte fiapos. Exemplo: pano de microfibra;
  • Uma lata de ar-comprimido;
  • Um cotonete seco;
  • Um cotonete umedecido;
  • Um pincel fino com cerdas macias;

O que não é recomendado usar para a limpeza do notebook

Não é recomendado em hipótese alguma:

  • Produtos de limpeza multi-uso;
  • Produtos com compostos abrasivos;
  • Panos não macios, que risquem ou soltem fiapos;

Antes de iniciar a limpeza, desligue o seu notebook. Se preferir, remova a bateria.

Para limpar a área externa (tampa), passe o pano macio levemente umedecido (o pano não deve estar encharcado). Não faça pressão na tampa de seu equipamento.  A tela de um notebook é muito sensível. Faça movimentos leves com cuidado para não deixar a água escorrer para seus componentes internos. Utilize o pano seco para remover e limpar os eventuais excessos.

Para limpar o teclado do notebook, comece com um pano levemente umedecido. Para remover a sujeira entre as teclas, é sugerido a utilização da lata de ar-comprimido, através do uso de jatos curtos.

Qual a maneira correta de limpar um notebook? 1

O pincel fino também poderá ser utilizado para remover a sujeira entre as teclas. A sujeira mais encardida poderá ser removida sem muitos esforços. Experimente utilizar um cotonete seco, esfregando-o para remover a sujeira da tecla. Você poderá umedecê-lo, caso a sujeira persista e não saia facilmente. Na falta da lata de ar-comprimido, utilize um mini-aspirador de pó específico para limpeza de teclados e de notebooks.

Para as entradas de componentes de um notebook, tais como USB, rede e HDMI, o cotonete seco ou pincel poderão ser utilizados. Utilize-os com delicadeza para remover a sujeira. O cotonete deverá ser utilizado apenas nas bordas externas. Para limpar as partes internas dessas entradas, é recomendado a utilização do ar-comprimido.

Para as saídas de ar do notebook, jamais utilize o ar-comprimido, pois irá direcionar a sujeira para dentro de seu equipamento. Você poderá utilizar um cotonete seco ou o pincel nas grades das saídas de ar para remover toda a sujeira.

Para limpar  a tela de seu notebook, passe levemente o pano macio e sem fazer pressão. Isso será o suficiente para remover o pó e sujeiras maiores. Para remoção de marcas de dedo ou gordura, utilize o pano levemente umedecido, ou então, utilize um produto específico para limpeza de telas de notebook.

Qual a maneira correta de limpar um notebook? 2

Siga as dicas de limpeza acima e assim você estará contribuindo para aumentar a vida útil de seu equipamento. Se você gostou deste post, dê o seu like clicando no botão abaixo nesta página.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.