Para que serve a tecla CTRL?

Quem ainda não conhece os populares comandos CTRL+C e CTRL+V? Copiar e colar são ações comuns realizadas pelos usuários de notebooks e computadores. Afinal de contas, você sabe para que serve a tecla CTRL? Neste artigo, vamos abordar algumas informações importantes desta tecla. Continue nesta leitura e confira!

Veja algumas perguntas realizadas por usuários todos os dias a respeito da tecla CTRL:

  • qual é a função da tecla Ctrl
  • para que serve a tecla control
  • para que serve cada tecla do teclado
  • o que significa a sigla Ctrl
  • tecla Ctrl não funciona o que fazer

Tecla CTRL

Para quem não sabe, CTRL é a sigla da palavra CONTROL, que em português, conforme você já deve imaginar, significa Controle e/ou Controlar.

A tecla CTRL do teclado de um computador refere-se à uma tecla modificadora, assim como a tecla Shift. Isto quer dizer que, quando ela é pressionada juntamente com outras teclas, uma nova operação será acionada no computador.

Onde está localizada a tecla CTRL no teclado?

Geralmente o teclado possui duas teclas CTRL, uma na extremidade esquerda do periférico e a outra concentrada mais no lado direito. Confira as teclas destacadas na imagem abaixo.

Para que serve a tecla CTRL? 1

Nos teclados de computadores da Apple, a tecla CTRL tem um nome diferente, sendo referenciada como “CONTROL”.

Para que serve a tecla CTRL?

Pode-se dizer que a tecla CTRL talvez seja a tecla mais utilizada do teclado para formar comandos de atalhos. Por exemplo, quando pressionamos CTRL+C, estamos fazendo uso do comando de atalho  específico para acionar a ação de Copiar alguma coisa.

A tecla CTRL, portanto, é usada para desempenhar uma variedade de funções e ações em um computador. Diversos comandos de atalhos podem ser realizados por meio desta tecla, o que torna a vida de todos nós muito mais fácil. Por exemplo, ao invés de recorrermos ao mouse para realizar comandos específicos, podemos utilizar um comando de atalho correspondente no teclado. Isso proporciona uma maior produtividade na execução de tarefas e possibilita também que o usuário alcance um melhor controle do computador sem o auxílio do mouse.

Quais os comandos de atalho mais comuns comuns com CTRL?

Existem uma infinidade de comandos de atalhos com a tecla CTRL. É importante ressaltar que programas diferentes podem fazer uso de comandos de atalhos diferentes para executar ações iguais. Isto quer dizer que aquele comando de atalho que você está acostumado a utilizar no Photoshop para realizar uma determinada ação não irá necessariamente ser o mesmo do Corel Draw. Vamos a um outro exemplo: Para selecionarmos o texto de um arquivo do Microsoft Word, podemos fazer uso do comando CTRL+T. Agora, se estivermos navegando entre pastas do computador e seja preciso selecionar todos os seus arquivos, devemos acionar o comando CTRL+A.

Para que serve a tecla CTRL? 2

Além disso, comandos de atalhos com a tecla CTRL podem ter funções diferentes conforme o programa que estiver sendo usado. Cabe então ao usuário conhecer os atalhos mais comuns dos programas que mais utiliza no cotidiano.

Alguns comandos de atalhos com a tecla CTRL:

Confira abaixo alguns comandos de atalhos mais comuns e considerados consagrados pela grande maioria dos usuários:

  • CTRL+ C = Copiar;
  • CTRL+V = Colar;
  • CTRL+X = Recortar;
  • CTRL+Z = Desfazer a última ação;
  • CTRL+F = Pesquisar por alguma palavra-chave;
  • CTRL+W = Fechar a guia/página atual que está aberta;
  • CTRL+B = salvar o documento do Word;

Você poderá conferir outros comandos de atalhos em nosso portal Dicas de Informática Básica.

Tecla CTRL não funciona

Se você estiver tendo problemas para utilizar a tecla CTRL, percebeu que a tecla CTRL não está funcionando, ou que está desativada, sugerimos que conecte um outro teclado em seu computador ou notebook, e verifique se o problema será resolvido.

Quando uma tecla do teclado para de funcionar, há algumas fatores que devem ser considerados. Confira alguns:

Tecla CTRL apresentando falha mecânica

Quando a tecla CTRL começa a apresentar uma falha mecânica, é necessário fazer a substituição do teclado por um novo. Se você estiver usando um computador desktop, basta inserir um novo teclado USB e descartar o que e estiver apresentando problemas de funcionamento.

Tecla CTRL com sujeira acumulada

Um outro fator comum que pode ocasionar problemas de funcionamento nas teclas é a sujeira acumulada ao longo do tempo. Neste caso, sugerimos que você realize uma limpeza no teclado, removendo quaisquer resíduos alocados entre as teclas. Verifique se abaixo da tecla CTRL existe alguma sujeira presa. Utilize uma pinça para tentar removê-la.

Evite comer e utilizar o computador ao mesmo tempo

Quem tem o hábito de fazer lanche enquanto usa o computador, certamente estará contribuindo para que o seu teclado acumule resíduos de alimentos. Eventualmente, isso poderá acarretar em problemas de funcionamento nas teclas, entre elas a CTRL.

Tecla CTRL meio levantada ou mal encaixada

Um outro fato que pode contribuir para que a tecla Ctrl pare de funcionar refere-se ao seu mal encaixe no teclado. Neste caso, verifique se a tecla encontra-se meio levantada ou mal encaixada. Se observar que ela esteja assim, é necessário que você encaixe-a corretamente. Sugerimos que você abra o Youtube e busque por um vídeo que mostre como realizar isso de maneira prática.


Se você gostou deste artigo que fez uma abordagem sobre a tecla CTRL, clique no botão curtir no final desta página e assim estará ajudando o Portal Dicas de Informática Básica a criar novos conteúdos.

Para que serve a tecla CTRL? 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.