Para que serve a tecla Alt+Enter?

Como sabemos, o teclado de computador é um periférico de entrada constituído por diversas teclas. Além das teclas que representam as letras do alfabeto e números, ele também possui um conjunto de teclas que realizam ações específicas, podendo variar de acordo com o programa em que estão sendo utilizadas.  Isso sem contar que é possível também fazer uso de comandos de atalhos, isto é, a união de duas ou mais teclas podem resultar em ações extras.

Confira neste artigo preparado pelo portal Cursos de Informática Básica, informações sobre o comando de atalho Alt+Enter, comando bastante utilizado dentro das planilhas do Excel.

Alt+Enter

Não há dúvidas de que os comandos de atalho vieram para facilitar as nossas vidas. Isso porque, eles possibilitam ao usuário acionar comandos de maneira mais ágil, sem a necessidade de fazer uso do mouse. No entanto, para tornar o dia-a-dia mais produtivo, é importante conhecer os comandos de atalho mais comuns e úteis. A tecla Alt+Enter é o comando de atalho que será abordado neste artigo.

Para que serve o comando de atalho Alt+Enter

O comando de atalho Alt+Enter pode realizar ações específicas de acordo com o programa em que está sendo utilizado. Confira abaixo algumas de suas principais aplicações:

Comando Alt+Enter dentro do Microsoft Excel

Vamos supor que você precise digitar a seguinte informação dentro da célula A1 de uma planilha do Excel. Cursos de Informática. No entanto, você gostaria de quebrar essa frase em duas partes. Neste caso, tudo o que você tem que fazer é:

  • Considerando que o cursor do mouse esteja na célula A1, digite: “Cursos de”;
  • Em seguida, aperte a tecla Alt+Enter. Com isso, observe que o cursor do mouse irá posicionar-se para baixo desta informação;
  • Basta digitar o restante: “Informática”;
  • Ou seja, o resultado será o texto quebrado em duas linhas.

Comando Alt+Enter dentro do Microsoft Word

Considerando que você esteja dentro do processador de textos Microsoft Word, ao utilizar o comando de atalho Alt+Enter, basicamente o que você terá é uma quebra de linha.

Para facilitar a explicação, vamos considerar a seguinte frase:

Portal de Cursos de Informatica Básica

Observe que, ao colocar o cursor do mouse no início da palavra Informatica, e pressionar o comando de atalho Alt+Enter, obteremos o seguinte resultado:

Portal de Cursos de
Informatica Básica

Ou seja, ele faz a quebra de linha, da mesma forma que foi realizado no Microsoft Excel.

Para que serve a tecla Alt+Enter? 1

Qual a diferença entre os comandos de quebra de linha Enter e Alt+Enter?

Muitos usuários podem estar se perguntando: “A tecla Enter por si só já não seria o suficiente para realizar a quebra de linha?” Sim, realmente a tecla Enter já faz a quebra de linha dentro do Microsoft Word. Entretanto, há uma diferença entre o uso desta tecla e o uso do comando de atalho no que se diz respeito ao espaçamento gerado na quebra.

Veja abaixo que ao fazer a quebra da frase acima usando apenas a tecla Enter, o resultado seria o seguinte:

Portal de Cursos de

Informática Básica

Deu para perceber a diferença de espaçamento entre as linhas ao não utilizar o comando de atalho?

Comando Alt+Enter dentro dos navegadores de Internet

O comando de atalho Alt+Enter dento dos navegadores de internet possui ainda uma outra aplicabilidade. Vamos imaginar que você esteja fazendo uma busca digitando uma determinada palavra-chave dentro da barra de endereços do navegador Google Chrome. Em seguida, ao pressionar o comando de atalho Alt+Enter, uma nova guia será aberta com os resultados para a sua pesquisa.

Comando Alt+Enter no Sistema Operacional Windows

Dentro do sistema operacional Windows, o comando Alt+Enter pode se mostrar bastante útil. Faça um teste da seguinte forma:

  • Acesse o desktop de seu computador;
  • Clique em qualquer ícone existente na tela;
  • Pressione o comando Alt+Enter;
  • Com isso, a janela de propriedades será exibida na tela;

Veja como este comando de atalho realmente pode tornar as rotinas do nosso cotidiano mais simples. Para acessar as propriedades de qualquer arquivo, não é mais necessário levar o mouse sobre ele, clicar com o botão direito e acionar a opção “Propriedades”. Tudo o que tem que ser feito é acionar este comando de atalho.

Confira um outro artigo que também pode ser interessante para você:


Chegamos ao fim de mais um artigo sobre comandos de atalho. E você, o que achou das informações fornecidas neste artigo? Se você curtiu este post, ajude o nosso portal clicando no botão curtir no final desta página.

Para que serve a tecla Alt+Enter? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.