Informática para concursos

Você sabe o que precisa estudar no que se refere a Informática para concursos? Se você chegou até aqui, imaginamos que você já tenha alguma noção de informática. Por exemplo,  se você utiliza o Microsoft Word para fazer trabalhos diversos envolvendo textos,  ou utiliza planilhas do Microsoft Excel para realizar algum tipo de controle específico, então, podemos afirmar que você conhece alguns conceitos básicos envolvendo alguns programas do computador. Por mais simples que seja o seu nível de conhecimento em relação ao uso de um computador, pode ter certeza de que ele será o seu ponto de partida para que você possa começar a se aprofundar nos principais conceitos do mundo da informática.

A proposta desse post é lhe fornecer informações úteis a respeito dos conteúdos importantes relacionados à informática e ajudá-lo a se preparar de maneira adequada e segura para uma prova de concurso público.

É importante ressaltar que iremos nos basear apenas em conceitos de informática básica e não em assuntos mais específicos que envolvam a disciplina de Tecnologia da Informação.

Informática para concursos

Estudar informática é como estudar qualquer outra matéria, como Geografia, Português e História. E por incrível que pareça, você não precisa saber mexer em um computador, muito menos possuir um para conseguir bons resultados em uma prova de concurso público com questões de informática. Claro, se você já tiver experiência com o uso de computadores, certamente isso será uma vantagem a mais, mas não é regra.

A internet, por exemplo, é um grande aliado que poderá te ajudar a se preparar para provas de concursos públicos. Existem muitos sites especializados que abordam questões e conceitos básicos de informática. Se você buscar no Google, poderá encontrar diversas apostilas em PDF para baixar, e então poderá utilizá-las a seu favor para que possa compreender melhor o funcionamento da máquina em si.

Por exemplo, o nosso Portal Dicas e Informática Básica, é um grande exemplo de fonte de informação que você poderá acessar gratuitamente para aprender conceitos da informática básica. São dicas, resumos, definições e tutoriais sobre as mais diversas áreas, tais como software, hardware, segurança, internet, redes, programação e sistemas operacionais. Todas estas áreas são exemplos de assuntos que você deve ter um conhecimento razoável para conseguir realizar uma boa prova.

Quais as questões de Informática para Concursos

O mundo está em constante evolução, novas tecnologias são lançadas a todo momento e é um grande desafio conseguirmos acompanhar todas estas mudanças. Vamos dar um exemplo em relação a programas de computador. No caso do pacote Office, podemos citar como exemplo Word 2007, Word 2010, Word 2013 e Word 2016. Como já é de se imaginar, existem mudanças de uma versão para outra, e elas podem ser cobradas dentro de uma prova do concurso público. Veja que estamos falando apenas do processador de textos. Há também o Microsoft Excel e Microsoft Power Point. E o sistema operacional? Windows XP, Windows Vista, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10. A essa altura, podemos observar como a tecnologia é bem dinâmica. Acompanhá-las realmente não é uma tarefa fácil. Obviamente que você não precisa conhecer cada uma dessas versões em seus mínimos detalhes. Você precisa, entretanto, conhecer a diferença básica de uma para outra.

Se você está em dúvida sobre o que estudar, recomendamos fortemente que você leia o edital do concurso no qual irá realizar. Os editais sempre indicam quais os conceitos que poderão ser abordados dentro das provas. Dessa maneira, você poderá eliminar de seus estudos tudo aquilo que não será cobrado.

Um erro muito comum por parte dos estudantes que estão se preparando para concursos é pensar que estudar as tecnologias recentes já é o suficiente para realizar uma boa prova. É aí que eles se enganam. Geralmente os concursos públicos cobram conceitos que já estão, inclusive, desatualizados, se é assim que podemos dizer. Por exemplo, enquanto o sistema operacional do momento é Windows 10, provas podem cobram versões anteriores tais como Windows  e Windows 8. A dica então é, leia com atenção o edital para entender realmente o que precisa ser estudado.

Como estudar informática para concursos

Após consultar os assuntos de informática que serão cobrados na prova, você deve montar um plano de estudos, uma vez que irá otimizar o seu preparo. Por exemplo, você pode estudar os conceitos de maneira independente. Comece pelo primeiro conceito, fique 2 a 3 dias se aprofundando no mesmo. Em seguida, faça o mesmo com o segundo conceito, e por aí vai. Ou então, você pode também estudar todos os conceitos em paralelo. Enfim, não há uma regra única de estudos que você deve adotar. Cada pessoa tem uma forma eficiente e ágil para o processo de aprendizado. Portanto, cabe a você entender o que é melhor para você. O importante é estabelecer o seu plano de estudos e segui-lo à risca.

Assista vídeos no Youtube que abordem assuntos e questões de informática

É fundamental que você utilize o Youtube como uma ferramenta de aprendizado. Como sabemos, trata-se do maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo inteiro. Encontramos vídeos sobre praticamente qualquer assunto. Com informática não é diferente. Ao buscar por um conceito específico da informática (exemplo: Hardware), você receberá uma listagem variada de vídeos relacionados ao assunto.

Uma das vantagens do Youtube é possibilitar que o usuário compreenda na prática alguns conceitos da área de informática. Isso porque muitos criadores de vídeos não limitam-se apenas a explicar assuntos teóricos no formato de texto ou áudio, mas também procuram ilustrar de uma maneira mais prática, gravando a tela de seu computador e mostrando o funcionamento do conceito em si. Consequentemente, isso potencializa o entendimento por parte do usuário que está acompanhando o vídeo.

Acompanhe blogs e sites que abordem assuntos ligados à informática

Utilize o Google a seu favor. Ao buscar pelos conceitos de informática, você irá se deparar com inúmeros sites e blogs. Você poderá aprender muito com eles. O nosso portal, por exemplo, é um meio que você pode utilizar para compreender diversos conceitos básicos relacionados à computação.

Além disso, não fique preso apenas a uma fonte, busque pelo menos 2 ou 3, pois nem sempre é possível compreender claramente a explicação concedida pelo site/blog.

Informática para concursos 1

Compre livros de informática para concursos

Se você tem condições de investir um pouco de seu dinheiro nos estudos, recomendamos  também que você adquira algum livro físico de informática. Busque no Google por “livros de informática básica” e você encontrará diversas opções. Mesmo que o livro não tenha foco em concursos, certamente você poderá aproveitar o seu conteúdo para aprimorar o seu conhecimento.

Livros de informática em PDF

Uma maneira de você buscar material gratuito e de qualidade na internet, é utilizar o Google para encontrar livros de informática em PDF para baixar. Para isso, existem comandos específicos que podem ser utilizados em sua busca para filtrar apenas resultados que contenham arquivos no formato em PDF, ou seja, sites que disponibilizam e-books e apostilas online para download em seu computador ou celular.

Como baixar livros de informática em PDF grátis?

Para baixar livros de informática em PDF grátis, você pode fazer uma busca no Google usando a seguinte linha de comando:

livros de informática filetype:pdf

Desta forma, você estará dizendo ao Google para exibir apenas os resultados relacionados à livros de informática que disponibilizem arquivos em PDF.

Fique à vontade para fazer outras buscas no Google nesse formato, e assim baixar mais materiais em PDF. Seguem abaixo outros exemplos de buscas que você pode realizar:

  • curso básico de informática filetype:pdf
  • apostila de excel filetype:pdf
  • apostila de word filetyp:pdf
  • curso completo de windows filetype:pdf
  • apostila de redes filetype:pdf

Quais os assuntos mais cobrados de informática para concursos?

Como dissemos anteriormente, é de suma importância que você esteja por dentro das conteúdo de seu edital. No entanto, existem alguns conceitos fundamentais de informática que geralmente são cobradas na maioria dos concursos públicos. Confira abaixo:

Sistemas operacionais para concursos

Saber o que é sistema operacional, conhecer as suas principais características e para que serve é praticamente um requisito para todo e qualquer estudante que está se preparando para concurso público.

Pacote Office para concursos

O popular pacote Office também não pode ficar de fora de seus estudos. Microsoft Word, Excel e Power Point são as aplicações do pacote que mais costumam cair em provas. Nesse sentido, é importante que você consulte no edital quais as versões do pacote Office que poderão ser cobradas na prova.

Navegadores para concursos

Conhecer os principais navegadores de internet também é essencial. Google Chrome e Mozilla Firefox são exemplos de programas que costumam cair bastante nas provas de concursos.

E-mail para concursos

O email é uma ferramenta útil e essencial para praticamente todas as pessoas. É essencial que você entenda um pouco sobre o seu funcionamento e características.

Segurança para concursos

Quem nunca ouviu falar de alguém que teve o seu computador infectado, que atire a primeira pedra. Conhecer os conceitos básicos de segurança e proteção também é sempre recomendado. Vírus, malware, firewall são exemplos de conceitos importantes.

Hardware

O hardware também é um outro conceito bastante cobrado em provas de concursos públicos. HD, Memória RAM e processador fazem parte do mundo do hardware e você precisa dominar um pouco sobre a definição e utilidade de cada um.

Dicas de como estudar Informática para concursos sozinho

O tema Informática para Concursos é bastante requisitado por aqueles que precisam se preparar para concursos públicos e que não sabem por onde começar nos estudos.

O mundo atualmente é digital, e é fato que podemos encontrar de tudo na internet. Mesmo que você more dentro de uma caverna no meio da floresta, se possuir um computador com acesso à internet, terá total condição de conseguir o primeiro lugar do concurso que você quiser. Pode-se dizer que até o ano de 2000, todos os alunos estava limitados basicamente aos cursos presenciais, pois nessa época não havia um espaço online com materiais de estudos para serem utilizados. Naquele época, não havia cursos online, não havia materiais no formato PDF para serem compartilhados ou baixados, e muito menos um espaço para troca de informações e conhecimento. Nos dias atuais, temos tudo!

Se formos analisar a origem dos aprovados que conseguem passar nos primeiros lugares dos concursos mais difíceis, vemos que uma parte deles são de municípios de interior, e até mesmo de locais remotos que talvez seja desconhecido pela maioria das pessoas. E por que isso é possível? Uma palavra responde à essa pergunta: Internet! Antigamente, podemos dizer que só conseguiam passar em concursos as pessoas que moravam nas grandes cidades, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, uma vez que nessas regiões se concentravam os melhores cursos preparatórios para concursos em geral. Hoje em dia, a internet possibilita que qualquer pessoa adquira conhecimento de maneira fácil, e como consequência, não estamos mais presos a cursinhos presenciais para conseguirmos nos preparar da melhor maneira possível. Para se preparar para concursos de informática, por exemplo, você pode desde baixar conteúdo gratuito na internet, ver vídeos no Youtube, comprar livros de Informática, até comprar cursos online completos, e tudo isso independente do local onde mora.

Resumindo, se você quiser ficar afiado em Informática para Concursos, utilize sempre a internet ao seu favor. Além disso, compre uma boa cadeira para você se sentir confortável enquanto estuda. Isso pode parecer um detalhe desnecessário, mas no final das contas faz toda a diferença. A iluminação também é outro fator a ser considerado. Estude em um ambiente com boa iluminação. Se o local onde você estuda costuma ser barulhento, utilize um abafador de ruídos para que você consiga se concentrar. E por último, e não menos importante: Tenha sempre uma garrafa de água ao seu lado enquanto estuda.


Chegamos ao final deste post. Esperamos que as dicas abordadas acima ajude você, caro leitor, a se preparar melhor para realizar uma prova de informática.

Se você gostou deste conteúdo sobre Informática para Concursos, ajude-nos clicando no botão curtir no final desta página. Registre abaixo também o seu comentário e ficaremos muito felizes com o seu feedback.

Bons estudos e boa sorte!

Informática para concursos 2

 

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.