Não há uma etapa da vida mais propícia a empreender, pois é possível se embrenhar nesse universo a qualquer momento. Porém, dependendo de sua idade, experiência e de seus objetivos na vida, empreender pode ser mais ou menos recomendado.
Quando jovem, você provavelmente tem mais disposição para empreender, acreditando que tudo depende de “sonhar grande” e que as realizações serão decorrência desse sonho. Nessa fase, provavelmente você está sujeito a menos responsabilidades e a possibilidade de ousar é maior, pois não há muito a perder. Além disso, você normalmente tem mais disposição e tempo livre para iniciar um novo empreendimento, que precisará de sua atenção e dedicação integral. Mas ainda assim lhe faltará algo: a experiência. Não são raros os casos de jovens que utilizam os recursos familiares para empreender, e mesmo que o seu primeiro negócio não atinja o sucesso almejado, eles se aproveitam do conhecimento obtido para, no futuro, aumentar suas chances de ser bem-sucedidos.
Quando mais maduro, você já acumulou mais conhecimento ao longo da vida, o que poderá ser muito útil para identificar oportunidades e definir estratégias para aproveitá-las. Os recursos financeiros nessa etapa também podem ser maiores. Se bem planejado, você pode ter guardado recursos enquanto trabalhou em outras atividades até decidir o momento exato de empreender. Por outro lado, pessoas mais maduras têm mais responsabilidades, o que implica que o erro torne-se mais caro e talvez iniba o apetite de muitos pelo risco. Nessa fase, também diminui o tempo de aprendizado, uma vez que a curva de aprender a empreender é menor, pois se está começando tarde. Isso não quer dizer que você não pode fazer acontecer no período pós carreira, mesmo na Internet.
Concluindo, não existe uma idade correta para empreender. O importante é você saber analisar e balancear os prós e os contras de empreender em cada momento de sua vida.
Gostaria de um bom curso que lhe oriente sobre como abrir uma empresa de sucesso? Clique aqui.