O que é anexo de e-mail?

Anexo de email é um termo muito comum e utilizado pelos usuários quando estão trabalhando com emails. E isso não se aplica apenas aos dias atuais, e sim desde a época em que os emails passaram a fazer parte da vida das pessoas. Afinal de contas, você sabe o que é anexo de e-mail? Continue lendo esta postagem e saiba mais detalhes a respeito dessa importante funcionalidade dos emails.

O que é anexo de email?

Anexo (Attachment, em inglês) é um arquivo que pode ser enviado juntamente com uma mensagem de e-mail. O anexo pode ser uma imagem, um documento de texto do Word, um arquivo em PDF, uma planilha do Excel, e praticamente qualquer outro formato de arquivo.

Eu posso abrir todo anexo recebido no email?

Agora que você entende que anexo refere-se a qualquer arquivo enviado por email, é importante que saiba que existem pessoas que enviam arquivos infectados por email com o objetivo de prejudicar os outros.

Além dos arquivos mencionados acima, os anexos também podem incluir arquivos maliciosos, tais como vírus, cavalos de Tróia e outros malwares. Portanto, não é recomendado abrir anexos de fontes ou conteúdo duvidosos.

Para manter o seu computador mais seguro contra anexos infectados, recomendamos que após baixar o anexo em o seu equipamento, utilize a ferramenta antivirus para verificar se o arquivo apresenta algum tipo de ameaça. Para isso, basta você clicar com o botão direito encima do arquivo baixado e acionar a opção de escaneamento.

Como enviar anexos maiores

Vale ressaltar que, a maioria dos provedores de e-mails não permitem o envio de anexos de tamanhos extensos. Neste caso, torna-se necessário a utilização de outros serviços de transferência e compartilhamento de de arquivos, como o SendSpace, por exemplo.

Uma boa recomendação é a utilização de serviços de armazenamento em nuvem, que permitem o envio e compartilhamento de arquivos maiores. Confira o link Como salvar arquivos na nuvem e saiba mais detalhes a respeito deste tipo de serviço.

Para que serve um anexo de email?

Se você já sabe o que significa anexo de email, é muito provável que já entende a sua finalidade. A ferramenta de anexo de email trata-se de um recurso oferecido pelos provedores com o intuito de possibilitar que o usuário encaminhe arquivos dos mais diversos tipos e formatos para terceiros. Confira abaixo alguns exemplos de uso do anexo de e-mail:

O que é anexo de e-mail? 1

Exemplos de anexos de email:

  • Currículo criado com o processador Microsoft Word;
  • Certificado de conclusão de curso no formato PDF;
  • Fotos em geral;
  • Planilhas de Excel;
  • Entre outros arquivos;0

Baixando um anexo recebido por email

Para baixar um anexo recebido por email, o processo também é bem simples. Basta  localizar e clicar na opção de download para transferir o arquivo para o seu computador ou celular. Observe abaixo uma imagem com um exemplo de anexos recebidos nos emails do Outlook, Gmail e Yahoo.

O que é anexo de e-mail? 2
Anexos de emails

Para onde são enviados os anexos baixados em meu computador?

Os navegadores de internet geralmente salvam os arquivos baixados na pasta Downloads do computador. Ou seja, baixar um anexo para o computador, ele é automaticamente transferido para o diretório Downloads. 

Deste modo, é importante que o usuário mantenha sempre a pasta Downloads organizada. Com o passar do tempo, é comum que esta pasta fique lotada de arquivos. Recomendamos que você faça uma limpeza periódica desta pasta, pois assim poderá ter maior facilidade para acessar os anexos baixados mais recentes.


Agora que você já sabe o que é anexo de email, aprenda também o passo-a-passo para anexar um arquivo no email, acessando o seguinte artigo: Como anexar arquivos ao e-mail?

Ajude a impulsionar este artigo, clicando no botão curtir localizado no final desta página. Desta maneira, você estará ajudando o portal Dicas de Informática Básica a criar novos conteúdos.

O que é anexo de e-mail? 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.