O que é Google Fotos e como utilizá-lo?

Se você tem uma conta do Google, é muito provável que já conheça a ferramenta Google Photos (também chamada de Google Fotos) da grande empresa Google. Não sabe o que é conta do Google? Bem, pode-se dizer que usuários que tem um e-mail do Gmail, possuem uma conta do Google. Através dessa conta, é possível ter acesso e usufruir de todos as ferramentas da gigante da buscas. Como exemplo, citamos o Youtube, Google Maps, Google Keeps, Google Waze, o próprio Gmail, entre outras ferramentas.

Qual a diferença entre Google Fotos e Google Imagens?

É importante que você não confunda Google Fotos com Google Imagens. Apesar de serem sinônimos, tratam-se de coisas distintas. Veja bem, ao realizar uma busca qualquer no Google e queira visualizar apenas os resultados do tipo imagem, deverá clicar na opção Google Imagens.

No caso do Google Fotos, trata-se da ferramenta de armazenamento e compartilhamento de fotos e vídeos que o detentor da conta Google pode utilizar. Continue nesta leitura e confira mais informações a respeito dessa importante ferramenta.

O que é Google Fotos?

Desenvolvida pela Google, Google Fotos é uma ferramenta poderosa que vai muito além de ser um repositório de imagens. A ferramenta possibilita fazer backup de suas fotos em diversos dispositivos, possui também recursos para organização automática e uma ferramenta de pequisa inteligente. Além disso, o usuário pode também compartilhar facilmente seus álbuns e imagens com outras pessoas e permitir comentários sobre fotos e vídeos compartilhados. À primeira vista, pode parecer apenas um aplicativo comum de galeria de imagens e vídeos, no entanto, a ferramenta é destacada por apresentar aspectos em comum com o Google Drive. Vale ressaltar que o aplicativo está disponível tanto em dispositivos móveis, como Android e iOs, como também em computadores desktops.

Para quem não sabe, o Google Fotos foi anunciado no ano de 2015, substituindo a antiga ferramenta chamada Picasa.

Pesquise por pessoas, lugares e coisas no Google Fotos

Uma das características mais notáveis é o recurso de pesquisa presente no Google Photos. O aplicativo atribui tags automaticamente às imagens com base na localização, reconhecimento facial e tipo de imagem, como selfie, captura de tela e vídeo. Desta forma, ele classifica e separa em pastas cada um desses itens. Até mesmo objetos e animais recebem classificações distintas.

Ao utilizar o recurso facial, o Google Fotos agrupa imagens da mesma pessoa para que seja possível encontrá-las mais facilmente. É possível ainda marcar as fotos com o nome ou apelido da pessoa para que possa exibir mais rapidamente as imagens. Este recurso de agrupamento por reconhecimento facial pode ser ativado ou desativado nas configurações do aplicativo.

Compartilhando imagens com o Google Fotos

É possível compartilhar fotos do Google Photos em outros aplicativos, como redes sociais e mensageiros, havendo ainda a opção de criar um link exclusivo para compartilhar imagem com uma ou mais pessoas. Há também a opção para criar álbuns compartilhados, de maneira que mais pessoas podem adicionar arquivos dentro dele.

Para os álbuns compartilhados do Google Fotos, podemos configurá-los para serem apenas visualizados pelos nossos amigos, como também podemos deixá-los abertos para que as pessoas adicionem fotos e até mesmo comentem sobre elas. Essas configurações e permissões de acesso podem ser modificadas a qualquer momento. Um detalhe é que os destinatários não precisam ter uma conta do Google para realizar o seu acesso.

Álbum compartilhado do Google Fotos com atualização automática

Compartilhar imagens de maneira individual é um processo cansativo e nada agradável. Defina e registre um assunto para as fotos que você deseja compartilhar (exemplo: motos, computadores, cadeiras) e, em seguida, selecione as pessoas para quem deseja enviá-los. Desta maneira, o Google irá adicionar automaticamente fotos relevantes ao álbum.

O que é Google Fotos e como utilizá-lo? 1

Utilize o Google Fotos para fazer o backup de suas imagens e vídeos

Esse recurso é muito importante e não deve ser desconsiderado pelos usuários que possuem imagens salvas no Google Photos. O Google Fotos permite você fazer o backup de todas as imagens e vídeos na nuvem e depois acessá-los a partir de outros dispositivos, como computadores e tablets. Se você estiver preocupado no consumo de dados móveis, poderá configurar os backups para serem realizados apenas por redes Wi-fi. Além disso, você pode também configurar para fazer o backup das versões originais das fotos ou de uma versão compactada de alta qualidade. As versões compactadas de alta qualidade oferecem armazenamento ilimitado, enquanto as versões originais da imagem possuem um limite de espaço disponível.

Sugerimos que leia também o seguinte artigo: Como salvar arquivos na nuvem?

Google Fotos trabalhando com o Google Drive

Você pode adicionar uma pasta do Google Fotos ao seu Google Drive para ter todos os arquivos necessários em um só lugar. Isso também irá facilitar no processo para anexar as fotos em uma mensagem do Gmail. Além disso, é possível também fazer o backup dos arquivos em outros aplicativos. Há ainda a opção para liberar espaço, eliminando as fotos e imagens do dispositivo que já foram armazenados em backup.

Como fazer login no Google Fotos?

Agora que já explicamos o que é Google Fotos e citamos algumas de suas principais características e funcionalidades, confira abaixo algumas maneiras de acessá-lo facilmente em seu dispositivo.

Para abrir o Google Fotos no PC, basta acessar o seguinte link:

https://photos.google.com/

Para acessar o Google Fotos no dispositivo móvel, procure pelo aplicativo correspondente em seu smartphone. Há ainda a opção de acessá-lo através de seu navegador móvel.

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, pode ser necessário digitar o seu e-mail e senha. Com isso, basta aguardar até que todos os seus arquivos sejam exibidos na tela.

Considerando que você esteja utilizando apenas uma conta do Gmail para acessar o seu Google Fotos, basta acessar o aplicativo em qualquer dispositivo com esta mesma conta para ter acesso a todos os seus arquivos. Ou seja, caso perceba que suas fotos não estejam sincronizadas em todos os dispositivos, verifique se a conta do Google ativa no aplicativo é a mesma em todos eles.

Como recuperar fotos apagados do Google Fotos?

Para quem não sabe, há uma maneira fácil para recuperar fotos apagadas de seu Google Fotos. As fotos apagadas do Google Fotos são enviadas para uma lixeira do aplicativo. Neste caso, tudo o que você tem a fazer é acessar a lixeira e restaurar os arquivos desejados.

Para acessar a lixeira de seu Google Photos, clique no link abaixo:

https://photos.google.com/trash

Como baixar o Google Fotos em meu celular Android?

Para instalar o Google Fotos em seu celular Android, basta acessar a loja Play Store, pesquisar por ele e baixá-lo. O processo é simples e prático.

Como baixar o APK do Google Fotos?

Se por algum motivo você não puder baixar o Google Fotos através da loja Play Store, poderá baixar um APK do aplicativo e realizar a sua instalação. Para isso, abra o Google e busque por google fotos apk. Com isso, basta baixá-lo e instalar em seu dispositivo móvel. Se você possui dúvidas em relação a este procedimento, recomendamos que procure um profissional ou assistência técnica para auxiliar nesta tarefa. Ações indevidas realizadas em um smartphone poderá atrapalhar o seu funcionamento.


O que achou desta postagem a respeito do Google Fotos? Se você curtiu esta publicação, ajude o portal Dicas de Informática Básica clicando no botão curtir no final desta página.

O que é Google Fotos e como utilizá-lo? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.