O que é Desktop?

Se você está um pouco confuso sobre o que se refere Desktop no mundo da informática, continue nesta leitura e saiba tudo sobre este conceito. Podemos adiantar que Desktop é uma palavra que possui mais de um significado, sendo que todos eles envolvem o computador. Portanto, é importante que você entenda bem cada um deles para que assim possa utilizá-los e interpretá-los da maneira correta dentro de cada contexto.

Diversos usuários fazem perguntas todos os dias no Google a respeito do conceito desktop. Confira abaixo algumas questões postadas com grande frequência:

  • o que é e para que serve o desktop
  • qual a função do desktop
  • o que é um sistema desktop
  • o que é área de trabalho ou desktop
  • como baixar chrome remote desktop no pc e celular

O que é desktop e quais as suas características?

O primeiro significado para Desktop que vamos abordar neste artigo refere-se aos micro computadores de mesa. Da mesma maneira que existem os notebooks, considerados computadores portáteis e que ficam no colo, há os desktops que correspondem a computadores que ficam sobre a mesa.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem citar as características de um computador desktop.  Confira algumas abaixo:

Características de um computador Desktop

  • São computadores montados para serem usados de forma fixa em um determinado local (e não transportados);
  • Alguns de seus componentes são independentes. Exemplo: monitor (para a exibição de imagem), teclado e mouse (para interagir com o computador), e o gabinete (contendo componentes como memória e processador);

Nesse sentido, o computador desktop é também chamado popularmente de PC, computador pessoal, gabinete e CPU. Vale ressaltar que, uma vez que o seu computador desktop estiver com defeito e precise ser substituído, não será necessário trocar o seu monitor, a menos que o mesmo seja antigo e não compatível com os padrões atuais de conexão.

Existem no mercado diversas opções de computadores desktop cujo preço varia conforme a configuração de seus componentes internos. Ao adquirir um novo desktop, preste bastante atenção em suas especificações. Você deve levar em conta pelo menos as seguintes configurações: Modelo do processador, tamanho do HD, tipo e tamanho da Memória RAM. Há também computadores que não vêm com o leitor/gravador de DVD. Se você faz uso deste tipo de mídia no dia-a-dia, certifique-se de verificar se ele possui esses periféricos instalados.

computador desktop
Exemplo de um computador desktop – computador de mesa. Observe que os seus componentes são independentes – monitor, teclado, mouse e gabinete.

Desktop – um computador tudo em um

O computador do tipo “All in One” é uma variante do desktop. Ao pé da letra, significa tudo em um. Neste caso, o gabinete fica integrado ao monitor. Todos os seus componentes tais como leitores de DVD, memória RAM, Disco Rígido, e Processador estão acoplados no monitor. Vale ressaltar que, não pode-se afirmar que o computador do tipo All In One possui apenas monitor, e sim que todos os seus componentes estão integrados ao mesmo.

Agora você já sabe o que é desktop? Sim, podemos dizer que sim, entretanto, é importante frisar que o termo desktop pode ter ainda outros significados.

Desktop como Área de Trabalho

Confira abaixo uma outra definição para Desktop.

Quando estamos utilizando o sistema operacional Windows, o desktop refere-se à tela principal do computador. Trata-se da Área de Trabalho, que é o ponto de partida que possibilita ao usuário acessar todos os arquivos que fazem parte do computador, como pastas, documentos de texto, planilhas, imagens, vídeos, atalhos em geral, programas, configurações e etc.

Nessa acepção, o desktop pode possuir um aspecto customizado, conforme o gosto e interesse do dono do computador. Cada usuário costuma manter os seus arquivos e atalhos mais utilizados, e organizá-los na tela de uma maneira diferente.

O papel de parede, também chamado de plano de fundo, trata-se da imagem que irá ilustrar todo o ambiente desktop. Os elementos que situam-se sobre o papel de parede são chamados de ícones. Alguns dos ícones mais comum no computador desktop são “Meu computador”, “Lixeira,” “Rede”, “Meus Documentos” e “Painel de Controle”.

E por último, e não menos importante, temos também o tradicional e conhecido Menu Iniciar, tratando-se da barra localizada na parte inferior da tela e que possibilita acessar todos os recursos existentes no computador. Por ela, é possível também verificar as aplicações e programas que estão sendo utilizados pelos usuários, bem como obter também informações como data e hora.

o que é desktop
A imagem acima ilustra um segundo significado para o termo desktop. Trata-se da Área de Trabalho do sistema operacional Windows de um computador, apresentando basicamente os ícones, plano de fundo e menu iniciar.

Desktop como plataforma no mundo da programação

Desktop é também um conceito utilizado por profissionais da área de programação para se referir a uma das plataformas para instalação e execução de programas. Nesse sentido, existem basicamente três plataformas: Desktop, Web e Mobile. A plataforma Desktop possibilita instalar e rodar programas diretamente em um computador. A plataforma Web possibilita instalar e executar um programa a partir da internet. E por último, temos a plataforma Mobile que permite instalar um aplicativo no dispositivo móvel.

Qual a diferença entre computador desktop e servidor?

Praticamente, não há diferença entre um computador desktop e servidor. No entanto, se tivéssemos que levantar alguns pontos distintos entre eles, poderíamos compará-los a um carro e a um caminhão respectivamente. Apesar de um carro e caminhão serem bem diferentes, não podemos deixar de considerar de que ambos possuem um motor, rodas, suspensão, sistema de refrigeração do motor, entre outras características similares, ou seja, todos eles possuem intrinsecamente as mesmas funcionalidades. O caminhão é feito para transportar grandes volumes e naturalmente precisa ser maior. Já o carro tem outro objetivo, basicamente irá  transportar pessoas.

O que é Desktop? 1

Pode-se dizer que, as tarefas realizadas por um usuário dentro do sistema operacional de um servidor podem também ser realizadas dentro do sistema operacional de um desktop.

É importante considerar que, um desktop precisa estar otimizado para trabalhar com os programas e recursos da atualidade, tais como pacote Office,  LibreOffice, arquivos de áudio e vídeo, games, enfim, este computador já costuma sair de fábrica com todas as características necessárias para esse tipo de aplicação. O servidor já é otimizado para processos, ele está preparado para executar vários programas ao mesmo tempo, realiza também o controle de usuários, autenticações diversas, possui também cursos de redundância, etc.

Concluí-se que maioria dos programas que funcionam no servidor (server), também devem funcionar sem dificuldades no desktop, e vice-versa.

Como alterar o papel de parede do desktop do computador?

Existem diversas formas de trocar o papel de parede do desktop do computador. Vamos mostrar abaixo um passo-a-passo que é válido para praticamente todas as versões do Windows:

  1. Acesse o diretório no qual contém a imagem que você gostaria de definir como papel de parede do seu desktop;
  2. Clique com o botão direito encima do ícone desta imagem, e selecione a opção “Definir como tela de fundo da área de trabalho”;
  3. E pronto! A imagem estará configurada como papel de parede.

Como criar uma pasta no desktop do computador?

O seguinte comando abaixo pode parecer simples para a maioria dos usuários, no entanto, é fato que existem pessoas que não sabem como trabalhar com pastas de maneira adequada em seu computador.

É muito fácil o processo para criar pastas no desktop. Clique com o botão direito do mouse encima de alguma área vazia do desktop, selecione a opção Novo > Pasta. A partir desse ponto, basta dar um nome para a pasta e confirmar.

Como alterar o tamanho dos ícones do desktop?

Saber como redimensionar o tamanho dos ícones do desktop também pode ser interessante, pois é muito fácil acionar comandos por acidente que, consequentemente, alteram o tamanho padrão dos ícones da área de trabalho. Para aumentar ou diminuir o tamanho dos ícones, basta segurar a tecla CTRL enquanto rola para cima ou para baixo o botão giratório do mouse.

Uma outra maneira de alterar o tamanho dos ícones é clicar com o botão direito do mouse em alguma parte vazia do desktop e acionar a opção Exibir. Escolha então uma das três opções disponíveis: Ícones pequenos, Ícones médios ou Ícones grandes.

Meus ícones do desktop sumiram, o que fazer?

Se os ícones da área de trabalho de seu computador estiverem sumido, não há motivos para se desesperar. É bem provável que você tenha executado algum comando por acidente que realizou esta ação. Para exibir os ícones de seu desktop, basta clicar com o botão direito encima de uma área vazia da tela, clicar na opção Exibir, e em seguida, marcar a opção “Mostrar ícones da área de trabalho”.

Como manter os ícones da área de trabalho sempre organizados na tela?

Existem alguns parâmetros de organização de ícones que você pode fazer uso para ajudar a manter o seu desktop sempre organizado.

Ao clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e acionar a opção Exibir, você terá disponível duas opções:

  • Organizar ícones automaticamente: ao manter essa opção marcada, todos os ícones de seu desktop irão ser exibidos ao lado esquerdo da tela de maneira organizada;
  • Alinhar ícones à grade: ao manter essa opção marcada, os ícones de seu desktop serão exibidos um abaixo do outro, em formato de linhas e colunas, contribuindo para manter a sua tela mais organizada.

O que é Chrome Remote Desktop?

Você já ouviu falar do aplicativo chamado Chrome Remote Desktop? Trata-se de uma solução desenvolvida pela Google que possibilita ao usuário acessar seu o computador com segurança de maneira remota usando o celular, tablet ou outro computador.

Não entendeu bem qual o objetivo deste aplicativo? Vamos a uma explicação mais detalhada. Bem, vamos supor que você está fazendo o download de um programa em seu computador, e por algum motivo, precisou sair de perto de seu equipamento. Neste caso, com o uso do aplicativo Chrome Remote Desktop, é possível você acessar o desktop de seu computador na tela de seu smartphone. Basta você configurar o aplicativo no computador e celular.

O link para baixar o aplicativo no PC é :https://remotedesktop.google.com/

O aplicativo será instalado no seu navegador Google Chrome. Em seguida, ao executar o aplicativo pela primeira vez, você poderá seguir o passo-a-passo de configuração. Você deverá então habilitar o seu computador para acesso remoto. Você irá digitar um código PIN, que trata-se de uma senha necessária para realizar o acesso à sua área de trabalho. Esse PIN deverá ser utilizado em seu smartphone para efetivar o acesso ao computador. Você pode também fornecê-lo para outra pessoa, caso necessite de suporte remoto. Uma vez que as configurações foram realizadas, o seu computador estará apto a receber o acesso remoto de terceiros.

Observação: Quando algum dispositivo está acessando o seu computador, uma notificação é exibida na sua área de trabalho informando sobre este acesso.

Uma vez que não for mais necessário realizar o acesso remoto, você poderá desabilitar o computador do aplicativo.

Para baixar o aplicativo em seu celular, basta acessar a loja de aplicativos e buscar por “Chrome Remote Desktop”. Após instalar o aplicativo, basta informar o código PIN definido previamente no computador. Desta forma, você terá acesso a toda área de trabalho do computador.


Agora, sim, podemos dizer que você sabe o que é desktop, e que agora conhece bem mais profundamente algumas de suas características. Ele pode estar relacionado tanto à parte física do computador, como também à sua parte lógica.

Se você gostou dessa matéria, sugerimos que você navegue pelo nosso Portal Dicas de Informática Básica e leia outros artigos relacionados. Procuramos abordar os principais assuntos da área de informática, de uma maneira prática e fácil de entender.

Links do portal que podem ser interessantes para você:

Curta essa postagem clicando no botão curtir logo no início desse texto. Seu feedback é importante para que nós possamos continuar criando conteúdo de grande relevância para os usuários.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.