Como registrar um domínio na internet?

Você ou a sua empresa ainda não estão visíveis na internet? Bem, a essa altura, se você não possui um domínio próprio na internet, é  bem provável que esteja perdendo espaço no mercado, e consequentemente, perdendo a oportunidade de fazer negócios com pessoas de localidades diversas.

Confira neste artigo, preparado pela equipe do portal Dicas de Informática Básica, um pouco sobre o conceito de Domínio de internet, características e como fazer para registrar um domínio de site.

Domínio na internet

É fato que , empresas que não possuem presença sólida na internet estão deixando de conquistar milhares de potenciais clientes.

A questão é que, apesar de os empresários estarem cientes sobre o grande diferencial em se possuir um site próprio para o seu negócio, muitos deles ficam presos na parte técnica.

A primeira dificuldade inicia-se no registro do domínio. O domínio refere-se ao endereço eletrônico de sua empresa, sendo crucial para que as pessoas possam conhecer a sua empresa, bem como adquirir os produtos e serviços prestados.

Registrar um domínio na internet pode ser um desafio para muitos

Não é novidade que pessoas que nunca registraram um domínio na internet apresentem algum tipo dificuldade durante este processo. Isso porque, pode ser necessário que o interessado esteja por dentro de algumas outras informações mais técnicas, sendo estas requeridas no momento em que estiver efetivando o registro.

Este artigo tem o propósito de apresentar tudo o que você precisar saber em se tratando de domínio para internet. Vamos apresentar e indicar uma ótima empresa que presta serviços, tanto de registro de domínios, como também hospedagem de sites.

O que significa domínio de internet?

Conforme já dissemos acima, o domínio de internet consiste basicamente em um endereço utilizado para identificar a sua empresa ou o seu negócio na internet.

O domínio geralmente é constituído por um nome específico seguido de uma extensão. Acompanhe um exemplo:

meudominio.com.br

  • No exemplo acima, meudominio refere-se ao nome em questão que o usuário poderá escolher para constituir o seu domínio.
  • Já a terminação .com.br refere-se à extensão do domínio. Esta extensão, por sua vez, também poderá variar de um domínio para o outro, podendo a pessoa escolher qual será a extensão que irá complementar o endereço eletrônico de sua empresa.

Tipos mais comuns de extensões para domínios de internet

É importante ressaltar que existem uma variedade enorme de extensões disponíveis para registro. Confira abaixo algumas das principais:

  • .com.br
  • .com
  • .net
  • .info
  • .org
  • .edu
  • entre outros

Como os nomes de domínios de internet funcionam?

Você deve estar se perguntando: “Como faço para que a internet configure o meu domínio registrado para direcionar os meus potenciais clientes até o meu negócio no mundo digital?”

Para responder a esta pergunta, temos que abordar alguns itens mais técnicos. Todo domínio registrado na internet está vinculado a um endereço de IP (Internet Procol). Como você já deve imaginar, IP refere-se a uma sequência de números utilizado para identificar e acessar um computador ou servidor de internet. Desta maneira, considerando que o site de sua empresa estará hospedado em um servidor de hospedagem, é necessário que o domínio registrado esteja apontando para o IP deste equipamento.

Como registrar um domínio na internet? 1

Se não existissem os domínios de internet, seria necessário as pessoas digitarem o endereço de IP de seu servidor para que pudessem acessar o site da sua empresa. Para você entender melhor essa explicação, é necessário que você entenda melhor o que significa hospedagem de sites.

O que é serviço de hospedagem de site e para que preciso de um?

Agora que você já entende o que é e para que serve um domínio, é importante que conheça também a sua parte, e não menos importante.

Vamos supor que você já possua um domínio na internet, certo? O domínio irá direcionar o seu potencial cliente para o endereço de sua empresa no meio digital. A pergunta é: “para onde o seu cliente irá após acessar o seu domínio?”

O seu cliente precisa ser direcionado para uma área na qual será possível conhecer a sua empresa, poderá visualizar os seus produtos e serviços, acessar o endereço físico de sua empresa, telefone, email, entre outros. Ou seja, estamos nos referindo ao site em si.

Neste ponto, estamos nos referindo à hospedagem de seu site.

Após registrar um domínio, é necessário que você contrate também um bom serviço de hospedagem para possibilitar criar o site para o seu negócio.

O seguinte artigo pode ser interessante para você: O que não te contaram a respeito dos provedores de hospedagem

De uma maneira resumida, a hospedagem de sites possibilita que você encaminhe as fotos de seu negócio, textos e informações em geral de sua empresa. Tudo isso deverá ser formatado e disponibilizado para que os seus clientes possam conhecer o seu negócio. Todos esses arquivos em si serão armazenados em um servidor, que trata-se de um equipamento exclusivo para essa finalidade.

Qual a melhor empresa para registrar um domínio ou contratar um plano de hospedagem?

Se você está com dúvidas sobre qual o melhor caminho para registrar um domínio e até mesmo para contratar um bom provedor de hospedagem, sugerimos que você conheça os serviços da empresa Hostgator.

A provedora Hostgator é referência no segmento de prestação de serviços de hospedagem de sites e registros de domínios. Para você ter uma ideia, o portal Dicas de Informática Básica funciona a partir deste provedor de hospedagem. Estamos muito satisfeitos com os serviços prestados. E mais, o suporte da Hostgator é muito eficiente e eficaz. Você não precisa ter conhecimentos técnicos da área para colocar o seu site para funcionar. Ao contratar os serviços da Hostgator, você terá disponível uma equipe especializada 24 horas por dia.

Você já ouviu falar de WordPress? Trata-se de uma ferramenta otimizada e de fácil uso para a criação de site e blogs. Se você está pensando em criar um site para o seu negócio, sugerimos que você utilize esta ferramenta. A Hostgator poderá auxiliá-lo nesta tarefa.

Para conhecer mais detalhes sobre o provedor e saber como contratá-lo, clique no link abaixo:

Provedor para registro de domínio e hospedagem de sites

 


O que você achou deste artigo? Achou útil para você? Bem, esperamos que sim.

Se você gostou deste conteúdo, clique no botão curtir no final desta página. Assim você estará motivando a nossa equipe a criar conteúdos de grande valor para todos.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.