O que é domínio de internet?

Você pode até não possuir um domínio na internet, no entanto, é bem provável que conheça alguém que tenha um. Continue nesta leitura e entenda de uma vez por todas do que se trata esse conceito.

Se você nunca ouviu falar sobre domínios de internet, é importante que entenda que não estamos nos referindo à arte de dominar a internet, e sim a um  conceito e característica fundamental para o funcionamento da internet em si.

O que significa domínio na internet?

No âmbito da informática, domínio pode ser descrito de diversas maneiras. Confira abaixo algumas definições.

  • Domínio é um nome utilizado para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet.
  • Domínio é o endereço de um site na internet. Por exemplo, para acessar o buscador Google, basta você acessar o seguinte domínio: www.google.com.br.
  • Domínio representa um conjunto de caracteres que inserimos no navegador com o intuito de acessar um portal específico;

Para que serve um domínio de internet?

O nome de domínio foi criado com a ideia de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números, que seriam os IPs.

O domínio tem o propósito de possibilitar o acesso e visualização das informações de um site específico, tornando acessível o conteúdo do site armazenado em uma conta de hospedagem.

É importante ressaltar que, todo domínio possui um registro no DNS, que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que responderão por este domínio. O processo para a descoberta dos servidores que respondem por um domínio é denominado resolução do nome ou resolução do domínio.

Extensões de domínios de internet

Há uma infinidade de extensões de domínios de internet. Basicamente, os domínios de internet são classificados em 3 categorias:

Domínios nacionais

Os domínios nacionais são aqueles constituídos pela extensão “.com.br”, “.org.br”, e “.net.br”. Trata-se dos tipos de domínios mais usados no país.

Domínios internacionais

Os domínios internacionais são aqueles constituídos por extensões do tipo “.com”, “.net”, entre outros. Geralmente os domínios internacionais são utilizados por grandes empresas, apesar de que isso não é uma regra.

Domínios profissionais

Os domínios de âmbito profissional são aqueles direcionados para um setor específico de atuação. Confira abaixo alguns exemplos de domínios profissionais:

  • eco.br – extensão de domínio voltada para atividades eco-ambiental;
  • eng.br – extensão de domínio voltada para profissionais da área de engenharia;
  • taxi.br – extensão de domínio voltada para motoristas;
  • entre outros.

Domínios regionais

Além das 3 classificações citadas acima, há também uma categoria mais recente de domínios baseada em regiões do território brasileiro. Confira abaixo alguns exemplos:

  • aparecida.br – extensão de domínio voltada para a cidade de Aparecida;
  • bhz.br – extensão de domínio voltada para a cidade de Belo Horizonte;
  • natal.br – extensão de domínio voltada para a cidade de Natal;
  • entre outros;.

Como registrar um domínio?

Registrar um domínio na internet é muito fácil. Você pode, por exemplo, fazer uma busca direta no Google da seguinte forma: “registrar um domínio”, ou então acessar diretamente provedores ou órgãos que realizam o registro, gestão e manutenção de domínios:

Exemplo de provedores/órgãos:

Sugerimos que você leia também o seguinte artigo: O que é URL?


Se você gostou desta matéria abordando o que é um domínio de internet, clique no botão curtir no final desta página para ajudar o nosso portal a criar novos conteúdos.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.