O que é Sistema Operacional?

Este artigo visa abordar um pouco sobre um dos conceitos mais importantes do mundo da informática. Trata-se do “Sistema Operacional”. Nesta leitura você terá a oportunidade de entender de uma forma mais completa e didática, noções sobre sistemas operacionais, algumas de suas principais características e funções, curiosidades, exemplos, entre outras informações.

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas.

o que é um sistema operacional

O que é um Sistema Operacional e como funciona?

Existem diversas definições para o conceito de Sistema Operacional. Nós, equipe do portal Dicas de Informática Básica, separamos algumas explicações simples de assimilar e que irão contribuir para que você compreenda de uma vez por todas do que se trata um sistema operacional. Confira algumas abaixo:

  • SO é o programa mais importante que é executado em um computador. Trata-se do programa que concede ao usuário a possibilidade de utilizar o equipamento, realizando as mais variadas tarefas, tais como redigir textos e realizar cálculos matemáticos;
  • Consiste em um programa, ou conjunto de programas cuja finalidade é realizar a gestão de todos os recursos do sistema, tais como gerenciar a memória e processador do computador;
  • É um software instalado no disco rígido do computador, e possibilita que os dispositivos da máquina se comuniquem e executem programas;
  • Trata-se do programa que fará a interface entre o usuário e hardware. Ou seja, ele é o meio pelo qual possibilita aos usuários se comunicarem com os computadores. Para mais detalhes a respeito de interface, confira o seguinte artigo: O que é interface?
  • É responsável por deixar a máquina pronta para ser utilizada. Ele gerencia os discos de sua máquina, permite a configuração dos periféricos, bem como permite a instalação de novos programas. Ele também pode gerenciar usuários, aplicar restrições de segurança a informações ou configurações importantes, permitir comunicação com outros computadores, além de outras atribuições.

para que serve um sistema operacional

Para que serve um Sistema Operacional?

Agora que você entende o que é um sistema operacional, confira abaixo algumas explicações para entender melhor para que serve um sistema operacional.

  • A função de um Sistema Operacional é administrar e gerenciar todos os recursos do computador, englobando desde a parte de software até a parte de hardware;
  • Ele serve para efetuar o controle e gerenciamento do computador, abrangendo tanto as partes físicas, quanto as partes lógicas;
  • Tem o objetivo de sustentar e gerenciar todos os programas e dispositivos de hardware instalados no computador;

quais as funções de um sistema operacional

Quais são as funções de um Sistema Operacional?

Agora que você já entende para que serve um sistema operacional, confira informações mais específicas a respeito de suas responsabilidades.

Gerencia dispositivos de entrada e saída

Uma das funções básicas de um sistema operacional é realizar o gerenciamento de todos os dispositivos conectados ao computador, sejam eles de entrada ou saída. Para mais detalhes, sugerimos que leia o seguinte artigo: O que é periférico de entrada e saída?

Gerencia a memória

Uma outra função importante do sistema operacional é gerenciar a memória principal do computador, conhecida como Memória RAM.

A ação de abrir ou carregar um programa em nosso computador para realizar algum tipo de tarefa específica faz com que as principais informações deste programa sejam coletadas do disco rígido e inseridas para a memória RAM. Só a partir disso que nós conseguimos trabalhar com o programa em questão.

Logo, o sistema operacional tem o papel de controlar qual será o programa que irá utilizar um determinado espaço da memória naquele determinado instante de tempo, e o quanto de espaço de memória cada programa pode utilizar.

Gerencia a CPU

A CPU é a sigla usada para Unidade Central de Processamento. A CPU é popularmente conhecido como processador. A gerência da CPU realizada pelo sistema operacional irá possibilitar o uso adequado do processador para atender a todos os processos em execução.

Gerencia os drivers

Considerando que o sistema operacional é o grande agente que se comunica com as peças do computador, é necessário que ele saiba como elas funcionam. Para isso, é necessário que ele realize o gerenciamento dos drivers de dispositivos, ou seja, a informação sobre como cada peça funciona.

Características do Sistema Operacional

O sistema operacional é um tipo de programa fundamental para o funcionamento de um computador entre outros dispositivos eletrônicos. Nesse sentido, ele é classificado como  um software base. Isso porque, podemos abrir mão de outros tipos de programas, podendo utilizá-los ou não conforme a nossa necessidade. Já no caso de um sistema operacional, não é possível ignorá-lo. Isso não quer dizer que você precise obrigatoriamente manter o Windows instalado em seu computador, no entanto, é necessário ter instalado outro sistema operacional.

Além disso, é importante entender que o papel deste tipo de sistema é servir de elo entre o usuário e o equipamento, permitindo que todos nós possamos tirar  proveito dos recursos oferecidos pela máquina.

O que é Sistema Operacional? 1

exemplos de sistema operacional

Exemplos de Sistema Operacional

Acompanhe abaixo alguns exemplos de SO:

SO Windows

O Windows é considerado um dos sistemas operacionais mais conhecidos e populares em todo o mundo, e conquistou um espaço muito abrangente na história da informática.

O Windows foi desenvolvido pela empresa Microsoft, e desde o início da década de 80, o programa já apresentava uma interface gráfica atrativa, dispensando a execução e interpretação de comandos, muito utilizado pelo seu antecessor, o MS-DOS.

Algumas das principais características do Windows:

  • Produto comercial, com várias versões e preços;
  • Visual baseado em itens visuais como janelas, ícones e menus;
  • Muito vulnerável a vírus devido ao fato de ser o mais utilizado;

SO Linux

O Linux é considerado um dos sistema operacionais que mais crescem no mundo todo. Ao contrário do Windows, que é um software proprietário, o Linux é um software de livre distribuição, contando com desenvolvedores espalhados em todos os cantos do mundo, mantendo-o sempre atualizado e seguro.

Algumas das principais características do Linux:

  • É um SO de código aberto, gratuito;
  • É um sistema praticamente imune a vírus;
  • Sistema simples de usar, gratuito e completo;
  • Possui muitos versões baseadas em Linux;

Para mais detalhes em relação ao sistema operacional Linux, confira o seguinte artigo: O que é Linux e quais são as suas principais características?

SO Mac OS

O Sistema Operacional Mac OS trata-se de um sistema ainda não muito popular no Brasil. Trata-se de um sistema desenvolvido pela empresa Apple, utilizado em computadores Macintosh. O Mac OS é um software proprietário, e é a opção recomendada nas plataformas dos equipamentos desenvolvidos nos padrões da empresa Apple.

Algumas das principais características do Mac OS:

  • É totalmente gráfico e conhecido pela sua simplicidade;
  • Sistema semelhante ao Windows;
  • Sistema mais rápido e otimizado por chips;
  • Só funciona em computadores da Apple;
  • O seu preço é mais elevado do que outros SO.

SO Chrome OS

O Chrome OS é um sistema operacional desenvolvido pela empresa Google. Trata-se de um sistema de código aberto baseado no sistema Linux, sendo focado especificamente na internet e nos serviços disponibilizados pela empresa Google.

SO Android

O Android trata-se de um sistema operacional também desenvolvido pela empresa Google. O sistema está classificado para tecnologia móvel, tais como smartphones, tablets, entre outros. O Android também baseia-se no sistema operacional Linux, sendo um software livre de distribuição. O Sistema Android conta com uma integração completa dos serviços do Google através de navegadores e diversos aplicativos.

SO iOS

O iOS trata-se do sistema operacional da empresa Apple, concebido originalmente para o aparelho iPhone. Apesar disso, ele também funciona nos demais dispositivos móveis da empresa, tais como o iPad e iPod.

primeiro sistema operacional da microsoft

Qual foi o primeiro sistema operacional desenvolvido pela Microsoft?

O primeiro sistema operacional feito pela Microsoft foi o MS-DOS, abreviação de Disk Operating System, surgiu para os primeiros PCs. Era um programa de modo texto, não havia ainda janelas e ícones, isto acabaria chegando primeiro para os usuários de computadores domésticos em 1984, mas nas mãos da concorrência, graças ao sistema operacional desenvolvido pela empresa Apple para seu computador pessoal Macintosh. No ano seguinte, 1985, a empresa com sede em Redmond, nos Estados Unidos, lançou o Windows, que quer dizer janelas, nome dado as telas dos programas. Apesar da interface gráfica, dependia do DOS para ser executado.

Informações sobre a evolução do Kernel do Windows

Confira abaixo algumas informações sobre a evolução do núcleo (Kernel) do Windows em algumas de suas versões.

  • Windows XP -> Kernel: NT 5.0
  • Windows  Vista -> Kernel: NT 6.0
  • Windows 7 -> Kernel: NT 6.1
  • Windows 8 -> Kernel: NT 6.2
  • Windows 8.1 -> Kernel: NT 6.3

Quais as principais diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux?

Como o Windows é o sistema operacional que detém o maior número de usuários, consequentemente isso faz com que ele apresente um maior número de programas, utilitários e jogos. Apesar de o Linux possuir uma boa variedade de programas, ainda assim continua bem atrás do sistema da Microsoft.

O Windows possui também um suporte muito maior para os dispositivos de hardware. Além disso, é importante destacar ainda que os fabricantes de hardware em geral apoiam seus produtos neste sistema operacional. No caso do Linux, sabe-se que nos dias atuais o sistema suporta a grande maioria dos dispositivos de hardware. Entretanto, muitos fabricantes ainda não oferecem suporte para seu dispositivo no Linux.

Em questão de segurança, o Windows perde o seu pódio para o Linux. Isso porque, o sistema da Microsoft, apesar de ter realizado grandes melhorias de segurança ao longo dos anos, ainda continua sendo bastante vulnerável a vírus entre outros tipos de ameaças. Já o Linux é um sistema operacional considerado bastante seguro.

O Windows, assim como a maioria de seus programas não são open source. Em relação ao sistema Linux, muitos de seus programas e distribuições estão abertas e possibilitam aos usuários personalizar ou modificar o código.


Chegamos ao final deste longo artigo sobre sistemas operacionais.

Se as informações fornecidas aqui foram úteis para você, você poderá também contribuir com o nosso portal. Pedimos, por gentileza, que clique no botão curtir no final desta página, e assim você estará ajudando a compartilhar este conteúdo com mais pessoas.

O que é Sistema Operacional? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.