O que é Memória RAM (Memória de Acesso Aleatório)

A memória RAM é um dispositivo de hardware de extrema importância para o funcionamento de computadores. Estes, por sua vez, correspondem tanto aos computadores desktop e notebooks, como também aos dispositivos móveis. Este tipo de memória é uma das características do equipamento que poderá fazer toda a diferença em se tratando de desempenho e produtividade. Continue lendo esse post e conheça mais detalhes sobre o que é Memória RAM, como também suas principais características.

O que é Memória RAM?

A Memória RAM, conhecida como Memória de Acesso Aleatório (Random-access memory), é responsável por armazenar temporariamente os programas executados no computador. Ao contrário de um disco rígido, a memória RAM não tem como objetivo armazenar os arquivos de maneira permanente.

Quanto maior for a memória RAM de um computador, maior será o número de informações que ele poderá trabalhar simultaneamente. Nesse sentido, é importante frisar que a quantidade de informações que são lidas ao mesmo tempo por este tipo de memória poderá interferir significativamente no desempenho de todo o equipamento.

A memória RAM contém outras denominações. Como dissemos acima, ela é também chamada de memória principal, podendo também ser referenciada como memória de armazenamento primário.

Características da Memória RAM

Confira abaixo algumas das principais características da Memória RAM:

  • É a memoria principal de um computador. O computador possui basicamente duas memórias: memória Ram e Memória Rom;
  • É uma memoria transitória e volátil, isto é,  ao desligar o computador, as informações armazenadas são apagadas;
  • O tamanho da memória RAM é menor que o tamanho de um disco rígido;
  • Como dissemos acima, quanto maior for a memória RAM do computador, melhor será seu desempenho;

Para que serve e como funciona a Memória RAM?

Não basta você sabe o que é Memória RAM e quais suas características. Confira abaixo quais são os objetivos deste tipo de memória.

A Memória RAM tem como objetivo possibilitar o acesso aos arquivos do computador de uma maneira rápida. Ou seja, irá possibilitar o acesso eficiente e ágil de leitura e gravação em um dispositivo de armazenamento, como o HD.

Neste ponto, é importante abordarmos sobre o funcionamento da Memória RAM. Você sabia que ao abrir um texto do Microsoft Word, por exemplo, o texto é carregado diretamente na Memória RAM? Isso é explicado pelo fato de a memória RAM ter a capacidade de executar as informações muito mais rapidamente do que o disco rígido. Como os discos rígidos possuem limitações físicas, como por exemplo a velocidade de rotação, isso os torna mais lentos que a memoria RAM, que é um componente eletrônico e que não possui componentes mecânicos.

Ou seja, a memória RAM trabalha a todo momento enquanto utilizamos o computador. Quando usamos um smartphone, por exemplo, todos os aplicativos acessados são carregados temporariamente na Memória RAM.

OBS: A memória RAM não está presente somente na memória principal, existem Placas de Vídeo que também podem vir com um tipo de memória RAM (ex: VRAM).

Resumindo, as funções desempenhadas pela memória RAM são:

O que é Memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) 1
  • Armazenar as instruções referentes a um programa que está sendo executado;
  • Armazenar os dados iniciais referente ao programa que está sendo executado;
  • Armazenar dados intermediários;
  • Armazenar os resultados finais a serem enviados posteriormente a um dispositivo de saída;

Diferenças entre Memória RAM e HD (disco rígido)

Apesar de os dois serem memórias, é importante entendermos que tratam-se de memórias com utilidades diferentes. A memória RAM e HD não estão competindo entre si para entregar o resultado mais eficiente para o usuário. Na realidade, são memórias que trabalham em conjunto para oferecer o funcionamento adequado do sistema.

É um erro pensarmos que 4GB de Memória RAM e 4GB de HD refere-se ao à mesma coisa. A capacidade de uma memória RAM tem relação com a quantidade de informações que poderão ser trabalhadas ao mesmo tempo no computador. Já a capacidade de um HD está relacionada  com a quantidade de informações que podem ser armazenados no computador.

Quanto de memória RAM é necessário para o meu computador ficar rápido

A quantidade de memória necessária para o seu dispositivo obter um bom desempenho depende diretamente dos tipos de tarefas que serão executadas. É importante destacar que, além da memória RAM, há também outros componentes importantes e que irão interferir no desempenho do computador, como o processador e HD. Veja também: Quando trocar ou atualizar o meu notebook.

Se o seu objetivo é utilizar o computador para entretenimento, como por exemplo, jogar games da atualidade, é recomendado uma memória RAM de alta capacidade para proporcionar uma jogabilidade eficiente. Se você tem 4GB de memória RAM e o jogo recomenda 8GB, certamente resultará em um desempenho insatisfatório.

Softwares e programas mais pesados também exigem mais memória RAM para entregar resultados mais eficientes. Exemplo: Programas de edição de vídeos e programas como AutoCad.

Agora, se você precisa utilizar o computador apenas para navegar pela internet, acessar redes sociais e redigir documentos de texto no Microsoft Word, certamente poderá adquirir um equipamento com especificações mais modestas.

Quais são os padrões da Memória RAM

A memória RAM, assim como os demais componentes de um computador, tem evoluído bastante com o passar dos anos. A nova geração de games e programas mais pesados são um dos fatores que contribuíram bastante para o avanço dessa memória.

Existem diversos padrões de Memória RAM, como por exemplo DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5. Os fabricantes mais conhecidos desta memória no Brasil são: Corsair, Crucial, Kingston e HyperX.

Antes de adquirir um novo computador, agora você sabe a importância de verificar a capacidade de Memória RAM presente no dispositivo, tratando-se de um dos fatores fundamentais que irá influenciar diretamente na produtividade de suas tarefas, sejam elas profissionais ou mesmo para diversão.


O que achou sobre essa nossa postagem a respeito da Memória RAM? Se você curtiu esse post, ajude-nos clicando no botão curtir localizado no final desta página.

O que é Memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) 2

3 COMENTÁRIOS

  1. ajudou muito pra minha aula de informática, o prof pediu um texto pra escrever sobre memória RAM, ele já explicou MT o funcionamento do read-only memory, memória de somente leitura… resumindo, Memória ROM

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.