O que é Disco Rígido (HD – Hard Disk) e para que serve?

Temos a certeza de que você tenha uma boa ideia sobre o que significa disco rígido, ou em outras palavras, sobre o que é HD. Este componente está presente em nossos computadores desktop, notebooks e celulares. Confira este post completo sobre o HD.

O que é HD (Disco Rígido) e para que serve?

Disco Rígido, também chamado de HD (abreviação de Hard Disk), é o componente responsável por armazenar o sistema operacional e todos os demais programas instalados do computador. Além disso, é neste dispositivo que fica salvo também todos os arquivos  pessoais dos usuários.

Ou seja, tudo que encontra-se instalado no computador, como o próprio Windows, Microsoft Word, Excel, Paint, Photoshop, jogos, Google Chrome, Mozilla Firefox, além de nossas imagens, vídeos, entre outra série de documentos, ficam armazenados dentro do disco rígido.

Características do disco rígido (HD):

Agora que você sabe que o disco rígido trata-se do maior dispositivo de armazenamento de dados de um computador, confira abaixo algumas de suas principais características:

  • O HD É uma memória Auxiliar/Secundaria. Se você está se perguntando qual é a memória principal do computador, acesse o link: O que é memória RAM.
  • O disco rígido não é uma memória volátil, ou seja, os dados armazenados no HD permanecem gravados após a reinicialização do computador;
  • O HD é conhecido também como Winchester;
  • O HD também pode ser chamado de HDD – Hard disk drive;
  • O HD é um disco eletro mecânico magnético;
  • O HD é uma memória de massa (qualquer memoria que armazena dados pode ser chamada de memória de massa, como por exemplo o CD, DVD e Pen-drive;
  • A velocidade do disco é medida por RPM (Rotações por Minuto);
  • É uma memória extremamente lenta em comparação com outros tipos de memórias (como a memória RAM);
  • O disco rígido geralmente é a maior memória do computador;

Qual o nome do disco rígido no computador

Na maioria das vezes, o disco rígido de nosso computador é chamado de “C:”, podendo  ser acessado através do diretório “Computador” ou “Meu Computador” do Sistema  Operacional Windows. A empresa Microsoft criou esta convenção, sendo muito comum a maioria dos computador utilizarem a letra C: como unidade primária do disco rígido.

Uma outra convenção, também bastante conhecida, principalmente pelos usuários com idade mais avançada, é a unidade “A:”, referindo-se às unidades de disquetes, que hoje, praticamente, estão extintos do mundo da informática.

É importante ressaltar que o HD de um computador pode possuir mais de uma partição, ou seja, além do “C:”, pode haver também o “D:”, “E:”, e assim sucessivamente. Isso permite que os usuários organizem os seus arquivos separadamente. A vantagem em se utilizar partições é o fato de elas funcionarem de maneira independente, ou seja, se por algum motivo o seu computador tiver problemas com vírus na partição D:, possivelmente o C: estará intacto.

Alguns dos fabricantes de discos rígidos mais conhecidos são: Samsung, Seagate, Western Digital, Hitachi e Toshiba. É possível adquirir HDs desses fabricantes facilmente pela internet.

6 tipos de erros comuns no disco rígido

Vários são os motivos que podem ocasionar falhas em um disco rígido. No entanto, essas falhas geralmente se enquadram em seis tipos:

Falha elétrico do HD

A falha elétrica de um disco rígido pode ocorrer a partir de um surto de tensão de energia, danificando o seu circuito eletrônico e fazendo com que o cabeçote de leitura/gravação ou a placa de circuito do disco falhe.

O que é Disco Rígido (HD - Hard Disk) e para que serve? 1

Falha mecânica do HD

A falha mecânica de um disco rígido pode ser ocasionada pelo seu desgaste, como também por um impacto forte, como uma queda acidental. Isso pode fazer com que a cabeça da unidade de leitura e gravação colida com o “prato giratório interno”, causando danos físicos irreversíveis ao disco.

Falha lógico do HD

A falha lógica de um disco rígido ocorre quando o seu software é comprometido, deixando de funcionar adequadamente. O desligamento inadequado do computador, exclusão acidental de arquivos essenciais para o funcionamento do disco rígido e problemas com vírus podem ocasionar falhas lógicas do HD.

Falha no setor defeituoso do HD

A falha no setor defeituoso no disco rígido pode ocorrer quando há uma falta de alinhamento da mídia magnética em sua bandeja giratória, tornando inacessível determinadas áreas do prato giratório. Com o passar do tempo, o número de setores defeituosos podem aumentar, o que pode dificultar na abertura de determinados arquivos armazenados do disco.

Falha de firmware do HD

A falha de firmware do disco rígido é ocasionada quando o software responsável pela execução de tarefas de manutenção e que permite que o computador se comunique com o HD é corrompido ou para de funcionar adequadamente. Esse tipo de falha pode levar ao congelamento do disco durante a sua inicialização, fazendo com que o computador tenha dificuldades para reconhecê-lo.

Falhas desconhecidas do HD

O disco rígido pode acumular também falhas desconhecidas ao longo do tempo. Por exemplo, um problema elétrico pode ocasionar a uma falha mecânica, como uma falha na cabeça de leitura e gravação. Além disso, pode levar também a uma falha lógica e colaborar no aumento de setores defeituosos.

Como escolher o tamanho do HD ideal para o meu computador

A capacidade de armazenamento ideal de um HD para o seu computador irá variar conforme a sua necessidade. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de gravar filmes e seriados em seu disco rígido, é recomendado você comprar um HD acima de 1TB, ou seja, 1000 GB.

Agora, se você é um tipo de usuário que utiliza o computador apenas para redigir textos, abrir e-mails e acessar redes sociais, poderá optar por um HD entre 500 GB e 1000 GB.

No entanto, recomendamos que você adquira também um HD externo para manter uma cópia de seus principais arquivos. Isso, porque, o HD de um computador pode ser comprometido por vários tipos de falhas, como explicamos mais acima nesta matéria.

Quando você for adquirir um novo computador ou notebook, é fundamental que você leve em consideração pelo menos 3 características: Disco rígido, processador e memória RAM. Esse conjunto de dispositivos irão fazer toda a diferença em se tratando de performance e produtividade. Pesquise bastante antes de comprar o primeiro equipamento que chegar aos seus olhos.


O que achou sobre esse post sobre o que é disco rígido? Se você gostou dessa matéria, curta o nosso site clicando no botão like no final desta página.

O que é Disco Rígido (HD - Hard Disk) e para que serve? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.