Você já deve ter ouvido falar do termo QR Code, mas sabe realmente qual o seu significado?
Bem, QR Code é a sigla de Quick Response Code e significa código de reposta rápida. Corresponde a um tipo de código de barras bidimensional, e pode ser lido através de smartphones e dispositivos dedicados à leitura de QR Codes. Tais códigos podem apontar para um determinado texto, e-mails, números de telefone, endereços, e muito mais.
Para fazer escaneamento pelo celular é necessário baixar um aplicativo de leitura para esses códigos. Este aplicativo é gratuito e está disponível para quase todos smartphones existentes no mercado. Ao fazer a leitura de um QR Code, ele é transformado em um arquivo de texto ou um link que irá encaminhar a um site, vídeo, ou qualquer coisa que está na internet.
Os QR Codes são muito usados em países como o Japão, e aos poucos, vão se tornando populares em países do Ocidente. No Brasil, por exemplo, é possível encontrar esses códigos em embalagens de produtos, outdoors, anúncios impressos, revistas, etc. O âmbito de utilização desses códigos cresce cada vez mais, principalmente no setor de publicidade de produtos, marcas e serviços.
Normalmente, relacionamos o código de barras a um conjunto de linhas verticais. Os QR Codes são diferentes, pois armazenam dados em ambas direções, tanto na vertical como horizontal.
Confira abaixo a capacidade de armazenamento de dados dos QR Codes:
- Numérica – máx. 7089 caracteres
- Alfanumérica – máx. 4296 caracteres
- Binário (8 bits) – máx. 2953 bytes
- Kanji/Kana – máx. 1817 caracteres
Concluindo, os QR Codes são uma evolução do código de barras, sendo capazes de armazenar até 100 vezes mais informações do que os conhecidos códigos de barras de apenas uma dimensão.
Gostaria de codificar o endereço de um site, por exemplo, usando os QR Codes? Vá ao Google, e pesquise por Gerador de QR Codes. Há muitos gratuitos que irão permitir você criar os seus próprios códigos de barras bidimensional. Boa sorte!