O que é URL?

Se você é uma pessoa que tem o costume de usar constantemente o seu celular ou computador para acessar a internet, é certo que já tenha se deparado com a sigla URL. Neste post, vamos falar o que é URL e para que ele serve.

O que é URL?

URL trata-se da sigla para Uniform Resource Locator, que traduzido para o nosso português significa Localizador-Padrão de Recursos. Em uma definição mais clara, refere-se ao endereço eletrônico pelo qual você acessa para visualizar um site ou blog da internet.

URL é o endereço de um recurso na internet, sendo possível através dele, indicar a localização desse recurso, bem como o protocolo usado para acessá-lo.

Uma URL contém basicamente as seguintes informações:

  • O protocolo usado para fazer acesso ao recurso;
  • A localização do servidor (seja por IP ou por um domínio);
  • O número da porta do servidor (opcional);

Para que serve a URL?

Conforme dissemos acima, a URL basicamente é usada como uma ponte, possibilitando que o usuário acesse uma determinada informação em uma página da internet.

A URL trata-se de um endereço identificador que possibilita o acesso às páginas da internet e, ao mesmo tempo, fazer a interligação entre elas.

Vale ressaltar que uma URL pode acessar também arquivos específicos, tais como  imagens, vídeos, programas, entre outros.

Exemplos de URLs:

Para acessar o site do Youtube, você precisa acessar a seguinte URL:

https://www.youtube.com/

Para acessar o arquivo de imagem referente à logomarca do Google, basta acessar a URL:

https://www.google.com.br/images/branding/googlelogo/1x/googlelogo_color_272x92dp.png

Esta matéria que você está lendo, por exemplo, foi disponibilizada pela seguinte URL:

https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/o-que-e-url/

Enfim, tudo o que está disponível em um servidor da internet, basicamente pode ser acessado por meio de uma URL específica. Como dissemos acima, é importante ressaltar que, existe sempre um protocolo por trás que irá viabilizar todo este processo. No caso dos exemplos citados acima, o protocolo utilizado foi HTTPS.

As URLs podem ser acessadas através da barra de endereço contida no topo do seu navegador de internet. Podemos afirmar que, tudo que começa com www, http ou https é uma URL.

Quando você acessa uma determinada URL que apresenta uma mensagem do tipo “Página não encontrada”, isto significa que a URL está quebrada. Ou seja, ela pode ter sido removida ou alterada.

Podemos chamar também a URL de LINK. O link é um endereço que, quando clicando, redireciona o usuário para algum local. Se alguém diz para você: “Me encaminha o link daquela notícia”, ou “Me encaminha a URL daquela notícia”, o que ela quer é exatamente o endereço que a levará para aquela informação.

A URL refere-se também ao endereço de um domínio (site). Supondo que você tenha uma pousada e que uma pessoa gostaria de acessar o site de seu empreendimento para conhecê-lo melhor, é comum que ele dizer: “Me informe o domínio de sua pousada”, ou “Me informe a URL de seu site”, ou “Me informe o endereço do site de sua pousada”. Tudo o que você tem que fazer é informar o endereço do site de sua pousada. Exemplo: www.minhapousada.com.br.

Como acessar uma URL?

Existem diversas maneiras de acessar uma URL. Confira algumas:

  • Digitar a URL na barra de endereços de seu navegador;
  • Copiar a URL de algum local específico e colar em seu navegador;
  • Clicar diretamente na URL. Por exemplo, quando alguém lhe encaminha uma URL através do WhatsAPP, basta você dar um clique para carregá-la.
  • Acessar o Google, fazer uma busca qualquer, e então, clicar em uma das URLs que serão exibidas como resposta.

Se você gostou dessa matéria abordando o que é URL e para que serve, clique no botão curtir no final desta página.

O que é URL – URL trata-se do endereço identificador de um determinado local ou arquivo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.