Para que serve a tecla Shift?

Pode-se dizer que todo mundo que já utilizou um computador ou notebook para realizar algum tipo de trabalho, certamente já se deparou com a tecla Shift do teclado.

Tecla Shift

A Tecla Shift é uma das diversas teclas existentes em um teclado padrão de computador ou notebook. É considerada indispensável na vida dos usuários, principalmente para quem trabalha com digitação de trabalhos ou textos.

A tecla Shift corresponde a uma tecla modificadora, isto é, a sua combinação com outras teclas de um teclado resulta em uma nova tecla de atalho. Quando a tecla é pressionada sozinha, normalmente nenhuma ação será executada. Continue nesta leitura e conheça mais detalhes e informações a respeito do uso da tecla Shift.

Uma outra tecla modificadora que vale a pena você conferir é a tecla CTRL.

Para que serve a tecla Shift

A função mais comum da tecla Shift é possibilitar ao usuário digitar uma letra no formato maiúsculo. Por exemplo, ao pressionar e segurar a tecla Shift, e em seguida, pressionar uma letra qualquer do alfabeto, teremos a letra maiúscula como resultado.

Vamos fazer uma comparação com a tecla Caps Lock. Quando ativamos a tecla Caps Lock de nosso teclado, sabemos que todas as letras do alfabeto permanecerão maiúsculas. Observe que a grande maioria dos modelos de teclados possuem um LED indicando se a tecla está ativa ou não. Para ativar a tecla, basta pressioná-la uma vez. Para desativá-la, basta pressionar novamente. Ou seja, não é necessário que o usuário segure a tecla Caps Lock enquanto digita as letras, bastando apenas acioná-la uma vez para funcionar. Já com o Shift, conforme mostramos anteriormente, o processo é diferente. Você precisa segurar a tecla enquanto digita a letra desejada.

Outras funções da tecla Shift, além de colocar letras maiúsculas

Além de possibilitar a digitação de letras maiúsculas, a tecla Shift possui outras funções importantes e indispensáveis no nosso dia-a-dia. A tecla serve também para habilitar a função secundária de outras teclas existentes no teclado. Acima das teclas do alfabeto, por exemplo, há as teclas com os números 1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7 ,8 ,9, 0. Observe que, para cada uma deses números, há também um outro caractere especial impresso. Além dos números, há outras teclas no teclado que também possuem funções secundárias, tais como teclas de acentuação, marcadores e outros símbolos em geral.

Geralmente, o padrão é da seguinte forma: O teclado referente ao número 1 apresenta o símbolo de exclamação (!). O número 2 apresenta o símbolo de arroba (@). O número 3 – jogo da velha, O número 4 – cifrão, e assim sucessivamente. Para acionar esses símbolos, tudo o que você tem que fazer é pressionar e segurar a tecla Shift enquanto pressiona as respectivas teclas.

A tecla Shift pode ser usada juntamente com o mouse para realizar outras ações específicas. Por exemplo, você pode selecionar vários arquivos de uma pasta de seu computador, ou então, selecionar um trecho de um texto do Microsoft Word usando esta combinação.  A tecla Shift combinada com as 4 setas de navegação do teclado também podem ser ser usada para fazer seleções.

Para que serve a tecla Shift? 1

Onde fica a tecla Shift?

Agora que você já conhece algumas das principais funções da tecla Shift, é importante saber onde ela está localizada em seu teclado.

Geralmente, há duas teclas Shift em um teclado de computador, uma localizada na extremidade esquerda do teclado, e a outra localizada mais à direita.

A tecla Shift da esquerda encontra-se posicionada abaixa da tecla Caps Lock. Já a tecla Shift da direita está posicionada abaixo da tecla Enter.

Confira a imagem abaixo:

Para que serve a tecla Shift? 2

Qual a diferença entre as teclas Shift esquerda e direita do teclado?

As duas teclas Shift do teclado executam as mesmas funções básicas para as quais ela foi implementada. Ao pressionar qualquer uma das teclas, é possível tanto converter as letras de minúsculo para maiúsculo, como também utilizar as funções secundárias das teclas do teclado.

O motivo principal da existência das duas teclas Shift em um teclado é facilitar a sua utilização em todas as teclas do teclado. Ou seja, para as teclas que são digitadas com a mão esquerda, é sugerido utilizar a tecla Shift do lado direito. E quando for utilizar as teclas da mão direita, você utiliza a tecla Shift do lado esquerdo. Enfim, é apenas uma questão de praticidade.

É importante ressaltar que, alguns programas de computador podem utilizar as duas teclas de modo personalizado. Em jogos, por exemplo, é possível configurar cada tecla para realizar uma ação específica.

Tecla Shift não funciona

Quando a tecla Shift do teclado não funciona, é possível realizar alguns testes rápidos com o intuito de verificar se o periférico está apresentando algum tipo de problema. Se você estiver usando um computador desktop, experimente pegar um outro teclado (do tipo USB) e plugar em seu dispositivo. Veja se a tecla irá funcionar neste teclado. No caso de um notebook, você também pode fazer este mesmo teste. Pegue um teclado USB e conecte em seu notebook. Se a tecla funcionar neste teclado, provavelmente a tecla de seu notebook está danificada.

Para que serve a tecla Shift? 3

Achou interessante as informações que disponibilizamos a respeito da tecla Shift? Se sim, sugerimos que leia também a matéria Para que servem as teclas F1 a F12 do teclado?

Se você gostou deste conteúdo a respeito da tecla Shift, clique no botão curtir no final desta página para ajudar a compartilhar essa informação com outras pessoas.

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.