Quando trocar ou atualizar o meu notebook?

Se você chegou até aqui, é provável que você tenha um notebook mais velho ou que esteja apresentando algum tipo de problema. A pergunta que você deve estar fazendo: “Quando trocar ou atualizar o meu notebook?”

Continue lendo esta postagem e fique por dentro de tudo o que é necessário saber antes de você sair comprando um novo notebook.

Quando trocar ou atualizar o meu notebook?

Decidir se vai atualizar ou trocar o computador é uma grande questão, podendo ser difícil estabelecer quando ou até mesmo se deveria fazer isso. Você precisa considerar se o trabalho vale a pena, se é mais barato substituir ou “reconstruir”, ou mesmo se é realmente necessário fazer isso.

Não é uma tarefa nada simples substituir os diferentes componentes que fazem parte de um notebook, ao contrário de um computador de mesa (desktop), que já oferece essa possibilidade de uma maneira mais prática. Claro, é possível sim fazer um upgrade no seu laptop, considerando que você tenha paciência e realmente saiba fazer isso usando as ferramentas apropriadas. Sendo assim, separamos abaixo algumas sugestões que você pode seguir para atualizar o seu notebook de uma maneira mais segura e com menos dificuldades.

Uma observação importante: Se o seu notebook não estiver funcionando corretamente, talvez não seja uma boa ideia você passar tempo tentando repará-lo ou atualizá-lo. Claro, estamos considerando um notebook mais antigo e que realmente já tenha se desgastado ao longo do tempo.

Meu notebook está muito lento

O hardware principal que determina a velocidade e performance de seu computador é o Processador e Memória Ram. Você pode substituir estes componentes por outros em um computador desktop, entretanto, a tarefa se torna um pouco mais complicada quando se trata de um notebook. De fato, se você verificar que uma dessas peças esteja danificada ou não esteja atendendo bem as suas necessidades, talvez a substituição do laptop por um novo seja a decisão mais adequada.

Entre a Memória RAM e Processador, pode-se dizer que a memória RAM é a peça mais fácil de lidar. Se você precisar de mais memória ou quiser substituir memórias defeituosas, poderá fazer isso sozinho, mas, claro, considerando que tenha um conhecimento básico sobre os cuidados durante o manuseio. Na maioria dos modelos de notebooks presentes no mercado, basta remover a tampa inferior do equipamento para ter acesso à memória.

Estando ciente de todos os detalhes acima, temos ainda uma grande recomendação para você! Antes de desmontar o seu notebook e remover alguma coisa, ou estragar tudo e precisar de comprar um novo, você pode optar primeiro por alternativas mais fáceis e que irão pesar menos no seu bolso.

Confira abaixo algumas sugestões e conselhos que você deveria considerar antes de pensar em adquirir um notebook novo.

Confira o espaço de armazenamento de seu HD

Se o disco rígido (HD) do seu notebook estiver com pouco espaço de armazenamento livre, isso certamente pode ocasionar problemas mais sérios em seu equipamento. Por exemplo, os programas instalados podem ficar mais lentos e os arquivos podem demandar mais tempo para serem salvos.

Certifique-se, portanto, de verificar sempre o espaço disponível em seu disco rígido. É muito provável que você tenha algum arquivo desnecessário e que pode estar contribuindo para deixar o seu notebook mais lento. Ao apagar arquivos grandes de seu HD, você poderá notar facilmente uma melhoria no desempenho do computador. Se for o caso, procure no Google por uma ferramenta gratuita para verificar o espaço utilizado no disco.

Apagar arquivos desnecessários do HD

Conforme dissemos acima, é recomendado que você mantenha apenas os arquivos necessários em seu equipamentos. Aquelas dezenas de filmes que você faz questão de manter no seu HD podem ser o principal motivo da lentidão de todo o seu sistema.

Arquivos temporários também podem ocupar muito espaço no HD ao longo do tempo, contribuindo não apenas para um disco cheio, mas também comprometendo na performance do equipamento. Dessa forma, os programas utilizado no computadores demoram mais tempo para realizar as suas tarefas.

Comece limpando o cache e histórico seu seu navegador. Independente se você usa Google Chrome, Mozilla Firefox, ou outros. À medida em que você vai navegando na internet, esses programas vão armazenando informações no computador, contribuindo para deixá-lo mais lento.

Além disso, apague todos arquivos temporários que o seu computador esteja armazenando. Você pode até não acreditar, esses tipos de arquivos geralmente consomem vários gigabytes do seu HD.

Desfragmentar o HD

Diversos arquivos são a todo momento inseridos e removidos de seu disco rígido. Todo este processo faz com que a estrutura geral dos dados se torne fragmentada, retardando o tempo de leitura e gravação de informações.

É possível você desfragmentar o seu disco rígido utilizando ferramentas nativas de seu sistema Operacional Windows. Ou então, se preferir, pode baixar também ferramentas gratuitas para este fim.

Agora, se você já dispõe de um equipamento que utiliza um SSD como memória de armazenamento para o seu notebook, não é necessário realizar a sua desfragmentação.

Mais espaço de armazenamento no notebook

Se, mesmo após a execução das etapas acima, o seu disco rígido ainda apresentar pouco espaço livre, ou se você ainda precisar de outros discos rígidos para o seu notebook para fazer backup de arquivos ou armazenar dados, considere adquirir e utilizar um HD Externo para expandir o armazenamento de seu notebook.

A maior vantagem de um HD externo está no fato de ele ser externo, conectando-se a qualquer notebook via conexão USB, facilitando também no manuseio e acesso aos dados. Os HDs externos podem fornecer um grande espaço adicional, recomendado para o armazenamento de arquivos pesados, como filmes, fotos, jogos, arquivos de instalação, coletâneas de músicas, entre outros tipos de arquivos.

Lembre-se, comprar um HD externo é muito mais barato e simples do que substituir um HD interno.

Checar se há virus ou malware no notebook

Pode parecer estranho para você, mas vírus instalados em equipamentos podem influenciar bastante em seu desempenho. Instale um bom programa antivírus para ficar sempre protegido contra todas as ameaças existentes. É interessante, também, fazer uma varredura periódica de seu HD com o objetivo de detectar e eliminar vírus e qualquer outro tipo de malware.

Quando trocar ou atualizar o meu notebook? 1

Se você deseja obter mais informações sobre vírus e malware, clique no link abaixo:
Como remover vírus e malware de seu PC com sistema Windows

Limpar o notebook por fora

Lembre-se sempre de manter o seu notebook limpo, tanto por dentro, como também por fora. Se as aberturas para os ventiladores internos de seu notebook estiverem obstruídas, os componentes internos podem aquecer muito mais rapidamente do que é o considerado seguro. Além de comprometer no funcionamento do sistema, pode também danificar tais componentes e deixar o seu computador totalmente inutilizável.

Limpar essas áreas do notebook podem contribuir para o resfriamento de seu interior, bem como ajudar a evitar o superaquecimento de algum hardware interno.

Notebook não reconhece HD

Antes de você comprar um disco rígido novo para o seu notebook, certifique-se de que o seu atual esteja realmente danificado. Para isso, você pode testá-lo por meio de alguns pequenos programas gratuitos, que verificam se realmente há algo de errado com ele. Busque no Google e veja.

Notebook com tela preta

Uma tela quebrada ou danificada do notebook pode impossibilitar que você utilize o seu equipamento. Neste caso, você pode encaminhar o notebook para uma assistência técnica especializada, na qual irá fazer um orçamento e então você decidirá se vale a pena ou não fazer o reparo.

Se não quiser ter gastos com a troca da tela do notebook, você pode optar por algo mais simples. Ligue o seu notebook a um monitor externo. Por exemplo, você pode ligar uma TV ou monitor ao seu notebook por meio de um cabo VGA ou HDMI.

O que fazer quando o notebook não liga

Comprar um notebook novo só porque o equipamento atual não está ligando normalmente é uma atitude exagerada. O problema pode estar, por exemplo, no cabo de alimentação ou na própria bateria do laptop.

Quando a bateria de um laptop ou cabo de carregamento estão danificados, você pode substituí-los facilmente. Entretanto, há algumas coisas que você pode fazer para testar o funcionamento de cada um deles. Você poder confirmar se a bateria é o problema conectando o notebook na parede sem ela estar conectada no equipamento. Se o equipamento ligar, então você saberá que a bateria é a grande culpada.

Se o problema estiver no cabo de alimentação, você pode fazer um teste substituindo-o por um outro.

Agora, se você verificou que a bateria e cabo estão funcionando corretamente, e mesmo assim o notebook não liga, você pode fazer um outro teste: Ligue o seu notebook em uma outra tomada. Quem sabe o problema está justamente na tomada de sua parede.

O seu notebook é antigo? Se sim, seus dispositivos internos realmente podem estar desgastados. Neste caso, eles podem ser o motivo da lentidão de seu equipamento. Provavelmente você deva substituir o seu notebook.

Windows mais recente

Você não deveria comprar um notebook novo apenas para atualizar o seu sistema operacional. Embora seja verdade que os notebooks mais novos vêm com o sistema operacional mais atualizado do mercado, você pode quase sempre instalar ou atualizar o seu sistema atual para a versão mais recente. Para isso, não é necessário substituir nenhuma peça de seu equipamento.

Vamos a um exemplo prático. Se o seu notebook estiver executando a versão Windows XP e você quiser instalar a versão Windows 10, já existe uma boa probabilidade de o seu equipamento suportar a atualização. Nesse caso, basta você comprar uma licença de uso do Windows 10, apagando a versão antiga do laptop e instalando a versão nova. O único ponto a considerar são os requisitos mínimos do equipamento para execução do novo sistema a ser instalado.

Se você achar que o sistema operacional requer pelo menos 2GB de RAM e 20GB de espaço no disco rígido e um CPU de 1GHz ou mais rápida, e seu equipamento já tem essas especificações, você pode realizar a atualização do seu sistema operacional sem problemas.

No entanto, nem todos os notebooks podem atender a esse requisitos. Se você precisar de mais memória RAM, provavelmente poderá substituí-la sem dificuldades. Entretanto, uma CPU mais potente provavelmente exigirá a compra de um notebook totalmente novo.

Pesquise no Google por uma ferramenta gratuita de informações de sistema para verificar quais são os hardwares de seu notebook.

Notebook não tem entrada para DVD ou CD

Se o seu laptop não possui uma unidade de disco para DVD ou CD, não precisa se desesperar. A maioria dos notebooks atuais não vêm com entrada para disco óptico.

Para resolver este problema da falta de unidade específica para usar CDs ou DVDs, você pode comprar uma unidade óptica externa que se conecta via USB. Dessa forma, você poderá continuar usando os seus discos para ver filmes, instalar programas, fazer backups, etc.


Enfim, a pergunta “Quando trocar ou atualizar o meu notebook?” foi respondida com as informações apresentadas acima. Esperamos que você tenha compreendido melhor qual é o momento certo de continuar com o mesmo equipamento ou comprar um novo.

Você só quer algo novo

Às vezes, é hora de seguir em frente, apenas porque você está pronto para algo novo e melhor.

Fique por dentro dos notebooks mais atuais do mercado. Nós, equipe do portal Dicas de Informática Básica, indicamos que você não compre o melhor notebook que encontrar, mas sim aquele que irá satisfazer às suas necessidades.

Há muitos modelos de laptops disponíveis no mercado: notebook dell, notebook gamer, notebook samsung, notebook acer, notebook, asus, notebook postivo, entre outros. Faça sempre uma boa pesquisa por preços, comparando os prós e contras de cada modelo. Entre as suas especificações, verifique pelo menos os seguintes itens: HD, Memória RAM, CPU e Placa de Vídeo.

Siga as dicas que passamos acima e economize dinheiro!

Agora que você já sabe quando trocar ou atualizar o seu notebook, compartilhe esta página com os seus amigos. Dê o seu like, clicando no botão curtir localizado no final desta página.

Eduardo Henrique de Almeida
Analista de Sistemas / Engenheiro de Software

Quando trocar ou atualizar o meu notebook? 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.