Praticamente qualquer pessoa que tenha um computador e acesso à Internet já enviou ou recebeu e-mails.
O e-mail é considerado o serviço de internet mais utilizado no mundo. A sua utilização no dia-a-dia é sucesso no mundo inteiro. Isso é explicado pela sua facilidade de uso e eficiência. Um programa de envio e recebimento de mensagens eletrônicas também é muito útil para nós. Basta comparar uma carta enviada pelo correio: a agilidade e eficiência do e-mail é óbvia.
Vamos abordar algumas regras para a redação de um bom e-mail:
- O e-mail não é um bate papo. Você precisa planejar o que vai escrever, suas ideias precisam ser claras e bem objetivas;
- Quase sempre você precisar iniciar uma mensagem com algum tipo de saudação. É sempre recomendável cumprimentar quem vai receber a mensagem;
- É recomendável ser mais formal em um e-mail. À medida que seu contato com o destinatário for ficando mais frequente, você pode, se quiser, tornar seus e-mails mais informais. Claro, se o destinatário for alguém bastante próximo, a informalidade é permitida e recomendada;
- A linha de assunto é muito importante. Quase ninguém tem muito tempo hoje em dia, portanto procure redigir um assunto que identifique de imediato o conteúdo do e-mail. Se você passar a ideia de importância ou de urgência logo no assunto, o destinatário provavelmente abrirá sua mensagem de imediato;
- Cuidado com a acentuação. Este é um grande problema. Textos sem acentos muitas vezes ficam pouquíssimo claros. Acentue sempre seus textos. A falta de acentos só é admissível em e-mails para outros países, onde os computadores podem não estar configurados para interpretar os acentos de um e-mail;
- Jamais utilize letras maiúsculas. Algumas pessoas acionam a tecla Caps Lock do computador e digitam tudo em letras maiúsculas. Isso é considerado gritante, e até mesmo falta de educação. Só utilize letras maiúsculas quando absolutamente necessário. Claro, sempre use letra maiúscula para iniciar uma frase ou escrever um nome próprio. As regras gramaticais do português continuam valendo para o e-mail;
- Suas mensagens devem ser simples e diretas. Não abuse do palavreado, ninguém tem tempo a perder. A Caixa de Entrada de quase todos os usuários está sempre cheia. Vá direto ao ponto;
- Indique um telefone de retorno. Muita gente prefere tratar certos assuntos por telefone. Coloque sempre no final do e-mail seu telefone de contato. Seu destinatário vai gostar;
- Cuidado com os erros de gramática. Uma palavra escrita de forma errada ou um erro de concordância podem comprometer sua imagem;