Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome?

O Adobe Flash é uma tecnologia que já foi considerada essencial para alguns dos sites mais importantes da internet. Alguns portais da internet, até um certo tempo atrás, utilizam o Flash em determinadas áreas do site, enquanto outros já utilizam a ferramenta para compor a estrutura completa do portal. O Flash era caracterizado por possibilitar a criação de efeitos dinâmicos, entre outras animações interativas com o usuário. O problema é que a ferramenta em si possuía algumas falhas e pontos negativos marcantes, o que colaborou para a sua descontinuidade. Citamos, por exemplo, as brechas de segurança existentes nas ferramenta, sendo bastante explorada por pessoas má intencionadas para a realização de ataques e até mesmo para o roubo de informações do computador do usuário. Uma segunda desvantagem da ferramenta está relaciona à questão de compatibilidade, uma vez que o usuário precisava manter instalado um plugin específico para realizar a leitura do conteúdo do Flash. Hoje a ferramenta foi substituída por outras tecnologias, tais como o HTML5, e recomenda-se que os usuários não façam mais uso do Flash, seja no computador ou na própria internet.

Confira neste artigo, preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, como habilitar o Flash no navegador Google Chrome de seu computador.

As pessoas geralmente chegam neste artigo através das seguintes palavras-chaves:

  • Como habilitar o plugin do Flash?
  • Onde fica o plugin do Google Chrome?
  • Como saber se o Adobe Flash Player está ativado?
  • Como ativar o plugin do Adobe Flash Player no navegador?
  • Como ativar flash player no Google Chrome?

Como ativar o Flash no navegador Google Chrome?

O Flash é uma ferramenta que já não faz mais parte do dia-a-dia da maioria dos internautas. Apesar disso, ainda é comum a utilização de Flash em determinados sites, principalmente em sites de Games Online. Isso porque, os jogos são criados e executados a partir do plugin Flash, tornando necessário que o usuário mantenha este recurso ativado em seu navegador para conseguir interagir com esses conteúdos.

Um detalhe interessante que muitas pessoas não sabem é que o Youtube, maior portal de armazenamento e compartilhamento de vídeos do mundo, já utilizou a tecnologia Flash para a execução de vídeos. Mais tarde, essa tecnologia foi descartada e substituída pelo HTML5.

Por que devo ativar o Flash no Google Chrome?

Se você é do tipo de usuário que gosta de se divertir com games online, ouvir músicas e assistir vídeos em plataformas diversas da internet, pode ser necessário que você ative o Flash no seu Google Chrome. Isso porque, diversas plataformas de entretenimento ainda fazem uso do plugin Flash.

Se você possui um filho que adora passar horas jogando aqueles games simples feitos em Flash, esse artigo realmente será útil para você. Ou até mesmo, se a sua tia ou sua avó também curte jogos online, é fundamental configurar o navegador para que esteja com o Flash sempre ativo.

Ativando o Flash no Google Chrome

Para ativar o Flash no navegador Google Chrome, você pode realizar o seguinte comando:

  • Após acessar o site no navegador Google Chrome, leve o mouse encima do cadeado situado ao lado esquerdo da barra de endereços;

Clique uma vez no cadeado e, em seguida, na seção Flash, clique em Permitir. Confira a ilustração abaixo:

Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome? 1
Ativando o Flash no Google Chrome
  • Em seguida, você deverá reiniciar o navegador para ativar estas mudanças;
  • E pronto! O seu navegador está configurado para executar o Flash dentro daquele site específico.

Caso você não tenha conseguido realizar os comandos acima, poderá utilizar os seguintes comandos:

  • Clique uma vez no cadeado e, em seguida, clique em Configurações do Site;
  • Se tiver dúvidas sobre este procedimento, confira a ilustração abaixo que preparamos para você:
Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome? 2
Ativando o Flash no Google Chrome
  • Em seguida, você terá acesso a um painel de permissões do Google Chrome. Tudo o que você tem a fazer é localizar a opção Flash e alterar para Permitir. Acompanhe a ilustração abaixo:Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome? 3
  • Com isso, você poderá retornar ao site e poderá acessar o conteúdo em Flash. Caso for necessário, reinicie o navegador para ativar o recurso ativado.

O Flash é desabilitado após reiniciar o computador…

Realmente o Google Chrome não disponibiliza para o usuário uma opção para habilitar permanentemente o Flash em seu navegador. Por padrão, ao reiniciar o computador, as configurações de permissão concedidas no Google Chrome são totalmente apagadas, ou seja, é necessário repetir o comando de permissão sempre que acessar o site.

Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome? 4

Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome?

A partir de agora, você irá aprender a ativar permanentemente o Flash em seu navegador Google Chrome. E independente se você reiniciar o computador, ele ainda continuará ativo.

É importante destacar que, realizamos este procedimento na versão mais atual do navegador, utilizada no momento em que realizamos esta postagem. A versão do Google Chrome que utilizamos foi a 76. Com isso, não podemos garantir que os comandos fornecidos abaixo funcionem para as próximas versões.

Se você não estiver familiarizado com o Registro do Windows, não recomendamos que realize este procedimento. Um comando indevido no registro poderá comprometer no bom funcionamento de seu equipamento.

Criando um novo registro no Windows para habilitar o Flash no Google Chrome

Para habilitar o Flash permanentemente no navegador Google Chrome, você pode criar um novo registro no Windows, forçando o navegador a habilitar sempre o Flash para um ou mais sites solicitados. Acompanhe o passo-a-passo:

  • Acesse o Registro do Windows;
  • Crie uma nova chave no seguinte caminho:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Google\Chrome
  • Clique com o botão direito encima de Chrome;
  • Clique em Novo > Chave;
  • Digite PluginsAllowedForUrls e confirme;
  • Observe que aparecerá ao lado direito uma linha escrito (Padrão);
  • Clique nessa linha duas vezes e cole a URL do site no qual gostaria de habilitar permanentemente o Flash e confirme em OK;
  • Para adicionar mais sites com permissão permanente do Flash, você poderá clicar com o botão direito do mouse no espaço em branco abaixo dessa linha, e acione Novo > Valor da Cadeia de Caracteres;
  • Neste ponto, você poderá renomeá-lo ou manter o mesmo nome. Em seguida, clique duas vezes encima dele e adicione a URL do segundo site que gostaria de adicionar a permissão do Flash;
  • E pronto! O seu navegador estará configurado para permitir o Flash permanentemente para os sites configurados no Registro do Windows.

Como reinstalar o Flash do Google Chrome?

Caso você esteja enfrentando problemas com o plugin Flash do navegador Google Chorme, poderá refazer a sua instalação da seguinte forma:

  • Acesse o seguinte link https://get.adobe.com/br/flashplayer/otherversions/ em seu navegador Google Chrome;
  • Selecione o seu Sistema Operacional. ex: Windows10;
  • Em seguida, você deverá selecionar um navegador. Escolha a opção PPAPI para o navegador Google Chorme;
  • Antes de baixar o Flash, você deverá desmarcar as caixas de instalação de outros programas. Clique em Baixar agora, para fazer o download do plugin Flash;
  • Após o download, abra o arquivo e siga as etapas de instalação.

O que mais pode ser feito caso o Flash do Google Chrome ainda não funcione após a sua reinstalação?

Se a solução indicada acima não funcionar, uma alternativa será reinstalar o Google Chrome, ou então atualizar a versão que encontra-se instalada no computador. Confira os passos:

  • Abra o Google Chrome;
  • Clique no símbolo na parte superior direita do navegador;
  • Em seguida, clique na opção Ajuda > Sobre o Google Chrome;
  • Na tela que surgir, o navegador irá fazer uma verificação automática por atualizações. Se houver versões mais recentes que ainda não foram instaladas, ele irá baixá-las automaticamente. Se for necessário, clique em algum comando solicitado para permitir este procedimento;
  • E pronto! O seu navegador estará atualizado.

Se este artigo sobre Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome foi útil para você, clique no botão curtir no final desta página para contribuir com o portal Dicas de Informática Básica.

Conhece uma outra maneira de habilitar o Flash no Google Chrome? Compartilhe conosco, através dos comentários abaixo. Seu feedback é muito importante para nós.

Como habilitar permanentemente o Flash no Google Chrome? 5

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.