O que é Firmware?

É muito provável que você possua algum tipo de equipamento que contém um Firmware instalado em sua memória. Continue lendo este post para entender de uma vez por todas o que é firmware, conhecer algumas de suas principais características, bem como os equipamentos que utilizam esse tipo de software.

O que é Firmware?

O Firmware é um conjunto de programas que vêm de fábrica armazenados na Memória ROM. Cada um desses programas presentes no chip possuem uma função específica. O Firmware armazena todas as informações sobre inicialização e rotinas para possibilitar o correto funcionamento de seu equipamento.

Uma segunda definição para Firmware: Trata-se de um tipo de software específico que está associado a um dispositivo de hardware. Consiste em um ou mais programas de computador (instruções operacionais) instalados diretamente em um componente de hardware (microchip).

Ou seja, um Firmware é gravado permanentemente em um circuito de memória durante o processo de fabricação do componente. Confira alguns exemplos de equipamentos e dispositivos que possuem um Firmware instalado: Controles remotos, celulares, roteadores, câmeras digitais, impressoras e HD de computador.

Agora que você já sabe o que é firmware, confira quais são os seus componentes.

Quais são os componentes de um Firmware?

BIOS – Firmware

A BIOS, conhecida como Sistema Básico de Entrada e Saída, é responsável por ensinar ao processador do computador a operar com dispositivos básicos como o HD e a unidade de DVD.Ou seja, a BIOS funciona como espécie de “instrutor” para o processador, passa as instruções  iniciais para fazer  o processador funcionar.

SETUP – Firmware (configuração)

O SETUP corresponde a um programa responsável por alterar os parâmetros armazenado na memória de configuração (CMOS).

Como vimos acima, a BIOS vêm com as instruções. O SETUP é o programa que permite ao usuário de fazer alterações em algumas dessas instruções permitidas pela BIOS.

O que é Firmware? 1

CMOS – Firmware (memória de configuração)

As informações manipuladas e alteradas no SETUP são armazenadas única e exclusivamente na CMOS (memória de configuração) do computador. Exemplo de informações que são armazenadas na memória ROM: Hora e data do computador.

POST – Firmware (Power On Self Test, Autoteste)

É  o programa responsável pelo autoteste que é executado toda vez que ligamos o computador. Todos os componentes principais do computador são testados pelo POST, tais como Memória RAM, processador e teclado.

firmware

Qual a importância da atualização de um Firmware?

É muito importante mantermos o Firmware de nossos dispositivos sempre atualizados. Todo o equipamento eletrônico, dentro de seu tempo de vida útil, tende a passar por algumas atualizações de Firmware, que visam a melhoria contínua de seu equipamento. Algumas atualizações corrigem apenas informações básicas sobre o dispositivo, enquanto outras corrigem algumas rotinas da própria operação do equipamento. Por isso, é importante manter o seu equipamento sempre atualizado, pois assim estará usufruindo de tudo o que ele tem de oferecer.

Para saber como atualizar o firmware, recomendamos que você acesse o site do seu fabricante e busque por informações relacionadas à atualização de seu equipamento. Por exemplo, roteador é um tipo de equipamento que está sujeito a ter uma nova versão de firmware a cada período de tempo. Neste caso, é necessário que os usuários acessem o portal do fabricante para baixar e atualizar os seus dispositivos.

Esperamos que esta informação tenha sido útil para você. Se você gostou dessa postagem sobre o que é Firmware, clique no botão curtir no final desta matéria e assim você estará contribuindo com o nosso portal. =D

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.