O que é provedor de hospedagem e como funciona?

É muito provável que você já tenha se deparado com a expressão “Provedor de Hospedagem” em algum momento durante o seu acesso à internet. Trata-se de um serviço que tem ganhado cada vez mais popularidade nos dias atuais, uma vez que é uma das tecnologias necessárias para tornar qualquer empresa online.

Neste tutorial preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, vamos abordar um pouco sobre “Provedor de Hospedagem” e desmistificar de vez este conceito.

Agora, se você é um usuário que já tem ideia do que se trata, conhece este tipo de serviço e está em busca de informações sobre como escolher um bom provedor de hospedagem, recomendamos fortemente que leia o seguinte artigo: 10 motivos para escolher a Hostgator como provedor de hospedagem

O que é provedor de hospedagem?

Provedor de hospedagem é um serviço que disponibiliza basicamente um espaço de armazenamento para um site ou aplicativo em um servidor da internet. Uma vez que o site é hospedado em um destes provedores, ele pode ser acessado por outros computadores conectados à internet.

Como funciona o provedor de hospedagem de sites?

As empresas provedoras deste tipo de serviço disponibilizam a hospedagem para seus clientes por meio de assinatura. Por exemplo, o Netflix é uma locadora virtual que, por meio do pagamento mensal, o usuário tem acesso a todo o seu catálogo de filmes. O serviço de hospedagem de sites segue a mesma linha. Mediante um pagamento (que pode ser mensal, trimestral, anual, ou etc), o usuário tem acesso ao serviço de hospedagem contratado.

Uma vez que a empresa provedora de hospedagem hospeda o seu site, os usuários podem acessá-lo digitando o seu domínio no navegador, ou em outras palavras, seu endereço na web. Ao fazer isso, o computador ou celular do usuário se conecta ao servidor em que seu site está hospedado e carrega todo o seu conteúdo. O nome servidor é justamente pelo fato de que ele irá servir (enviar os arquivos do site) para o visitante.

Como escolher o melhor provedor de hospedagem para o meu site?

Existem na internet inúmeros provedores de hospedagem, de diversos preços e características. Para saber qual é a opção adequada para o seu site, há alguns fatores que devem ser considerados:

  • Que tipo de site será hospedado? Um site institucional, um blog ou uma loja virtual? Para cada um deles poderá haver um tráfego diferente, e da mesma forma, haverá um plano de hospedagem mais compatível com a sua demanda;
  • Quais são os objetivos de seu site? Com que rapidez você se vê expandindo os seus negócios online?

Suas respostas irão determinar o quanto você precisa de:

  • Espaço de armazenamento;
  • Transferência e largura de banda;
  • Memória RAM;
  • entre outros detalhes técnicos.

Quais são os tipos de hospedagem disponíveis?

Existem vários tipos de hospedagem disponíveis no mercado, englobando desde as infra-estruturas mais básicas para hospedagem de sites pequenos até estruturas altamente robustas para portais com alto tráfego e grandes funcionalidades. Confira abaixo:

1. Servidor compartilhado

Se você possui um blog ou um pequeno negócio, esse tipo de provedor poderá atendê-lo normalmente. É uma ótima opção para começar a trabalhar no mundo digital.

O que é provedor de hospedagem e como funciona? 1

O servidor compartilhado é a opção de hospedagem de sites mais acessível, uma vez que o espaço do servidor é compartilhado com outros sites. É bem simples e fácil de configurar. Por outro lado, como o serviço é compartilhado, o seu espaço e recursos podem se sobrecarregar, gerando, consequentemente, lentidão e até mesmo indisponibilidade do serviço em algum momento.

Neste tipo de hospedagem, você tem controle mínimo do servidor.

Para contratar este tipo de serviço, clique aqui.

2. Servidor de Hospedagem WordPress

Se você possui uma página criada com a tecnologia WordPress, é importante estar ciente de que existe atualmente provedores de hospedagem configurados justamente para atender esta plataforma.

Para contratar este tipo de serviço, clique aqui.

3. Revenda de Hospedagem

Se você tem a pretensão de atuar no negócio de hospedagem de sites, poderá adquirir o serviço de Revenda de Hospedagem. Desta forma, você poderá realugar o servidor para outros usuários e assim lucrar com este tipo de serviço.

Para contratar este tipo de serviço, clique aqui.

Para mais detalhes sobre este tipo de provedor, leia o seguinte artigo: Qual o melhor serviço de Hospedagem de Sites?

4. Servidor dedicado

Servidor dedicado é um tipo de provedor de hospedagem que concede ao usuário controle total do servidor. Desta forma, você tem condições de instalar qualquer tipo de programa que desejar ou necessitar.

Para contratar este tipo de serviço, clique aqui.

5. Servidor VPS

Pode-se dizer que o Servidor VPS trata-se de um provedor de hospedagem compartilhada mais avançado e poderoso. Este tipo de serviço é indicado para sites ou sistemas Web que precisam de mais recursos disponíveis. Se você não pode contratar um servidor dedicado, o VPS é o caminho a seguir.

Para contratar este tipo de serviço, clique aqui.

6. Criador de Sites

Bem, para completar a lista de opções de provedor de hospedagem, não poderíamos deixar de mencionar a ferramenta Criador de sites. Trata-se de um serviço oferecido por diversos provedores, possibilitando às pessoas com pouco (ou nenhum) conhecimento de desenvolvimento, de criar seus próprios sites através do uso de ferramentas bem intuitivas.

Para contratar este tipo de serviço, clique aqui.


E aí, agora você conseguiu entender de vez qual é o intuito do serviço de hospedagem de sites? Se você ainda está em busca de mais informações sobre este conceito, veja também este artigo: O que não te contaram a respeito dos provedores de hospedagem.

Se você gostou deste artigo, clique no botão curtir para ajudar a compartilhar este conteúdo com mais pessoas.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.