O que ninguém nunca te contou a respeito de SEO

Pessoal, segue abaixo um pequeno relato de minha autoria a respeito do conceito SEO – Otimização de Sites. Para quem não sabe, SEO é a ferramenta que possibilita dar maior visibilidade aos sites na internet, ou seja, se você aplica o SEO em seu site da forma adequada, certamente conseguirá ficar mais visível nos resultados de busca do Google.

Se você perguntar para cinco profissionais da área de Marketing Digital o que é SEO, provavelmente receberá cinco respostas diferentes. Uma definição básica para SEO, como dissemos acima, é o processo de obter tráfego por meio de listagens em diversos motores de busca – obviamente, o Google é o principal deles. Mas a essência da definição do termo dependerá da experiência e filosofia de quem estiver respondendo à pergunta.

Em primeiro lugar, SEO não é spam. Os melhores SEOs tentam “entender” o que é mais relevante na requisição do usuário. Isso é exatamente o que os motores de busca tentam fazer. Por definião, trata-se de otimização. Se você otimiza um site, ele não deixará de ter sucesso por causa de punições dos motores de busca ou mudanças de algoritmos.

SEO é trabalho duro. Se você gasta a maior parte do seu dia falando sobre o SEO em redes sociais, você não é SEO. SEOs usam seu tempo fazendo pesquisa para entender prospectos, testando e implementando teorias, e comunicando o valor e os detalhes do SEO a diversas partes interessadas de uma organização.

SEO não está morto e nunca morrerá. SEO evolui junto com os motores de busca. Lembre-se sempre que algumas técnicas podem ser tornar irrelevantes, mas enquanto as pessoas usarem motores de busca e existirem listas gratuitas, haverá SEO.

Hoje em dia, há muito conteúdo de qualidade e disponível de maneira gratuita na internet, ensinando o caminho necessário para que o seu site esteja alinhado com os bons princípios que regem o SEO. São desde uma infinidade de sites ligados ao Marketing Digital com diversas postagens a respeito do assunto, até canais especializados no Youtube sobre o trabalho de SEO.

O que ainda não te contaram sobre o SEO …

Considerando que você é uma pessoa que já fez o trabalho de SEO em seu próprio site e ainda está aguardando o Google colocar a sua empresa na merecida posição de destaque, ou se você está pensando em aplicar as primeiras técnicas que aprendeu no Youtube, confira este meu relato abaixo.

Vou fazer um resumo sobre o que você ainda pode não ter assimilado a respeito do SEO.

Se você tiver lido apenas algo resumido a respeito do trabalho de SEO, ou que então tenha assistido apenas a vídeos resumidos e rápidos a respeito de técnicas que podem ser aplicadas, é bem provável que ainda tenha um entendimento meio distorcido a respeito do trabalho que deve ser realizado em seu site, sobretudo a respeito do tempo necessário para que o seu site comece a atingir novos resultados…

Se você possui um site, independente do produto ou serviço que está vendendo, ou da mensagem em si que gostaria de comunicar com o seu público-alvo, é importante que entenda que SEO não é exatamente uma receita de bolo, na qual basta aplicar apenas alguns ingredientes e aguardar o resultado.

SEO vai além de uma receita de bolo…

Explicando em palavras mais simples, não podemos limitar-se apenas no bom uso de tags Title, Meta Description, entre outras aplicações técnicas com as palavras-chaves devidas dentro das páginas de seu site. Da mesma forma que, apenas ter um conteúdo exclusivo e de qualidade também não irá ser suficiente para que você obtenha os melhores resultados possíveis. Claro, se você fizer um trabalho baseado nestes aspectos, certamente começará a sentir melhores resultados.

O que ninguém nunca te contou a respeito de SEO 1

Entretanto, SEO envolve muitas outras questões, tais como velocidade de carregamento, backlinks, estrutura responsiva – amigável para dispositivos móveis, entre outras coisas…

O objetivo desta leitura não é esclarecer sobre o funcionamento das melhores técnicas para SEO. O meu recado que gostaria de transmitir a vocês é outro.

SEO é um fenômeno em constante evolução

Você precisa entender que SEO trata-se de um fenômeno que está em constante evolução, sendo necessário um comprometimento contínuo por parte da pessoa que deseja melhores resultados.

SEO não deve ser negligenciado e esquecido ao longo do tempo.

Não estou querendo tirar o seu mérito, caso já tenha conseguido atingir os primeiros resultados positivos em seu site a partir da aplicação das técnicas de SEO. Além disso, se você já obteve melhoras em seu site, você está um passo na frente.

Porém, você precisa levar em conta que, se você não continuar aplicando, de maneira contínua, as técnicas adequadas e atuais de otimização em seu site, uma hora ou outra você vai começar a cair no posicionamento.

Dessa forma, o que eu quero dizer é que, se você quiser estabelecer e manter uma posição de destaque de sua marca no Google, você precisa trabalhar duro para isso.

Além disso, mesmo que você siga à risca todos os melhores princípios de SEO e aplique-os em seu site da melhor maneira possível, não pense que você irá começar a ver os resultados de maneira instantânea. Isso porque, o Google não é uma máquina na qual irá interpretar todos os sites de maneira mecânica. Ele analisa site por site e é muito exigente em relação a diversos critérios.

Google e seus algoritmos evoluídos…

Lembre-se que, o Google não revela exatamente tudo o que tem que ser feito para que o seu site fique “perfeito” aos seus olhos. Claro, ele dá dicas, e muitas, sobre o que você pode fazer para atingir os melhores resultados…

O Google é um oráculo que está em constante evolução, e que está se transformando dia após dia. Tudo o que faz ou deixa de fazer em seu site poderá ser interpretado pelo Google, e poderá fazer toda a diferença no momento em que ele decidir se o seu site merece ou não ter mais destaque.

Os algoritmos do Google evoluem constantemente. A técnica de otimização que você está acostumado a usar hoje pode não fazer a diferença amanhã. Dessa forma, é necessário que você esteja por dentro de tudo o que é mais recente a respeito do SEO.

Se você puder, abrace o SEO o máximo possível. Continue sim, produzindo conteúdo de qualidade, aplique as técnicas de SEO dentro de cada uma das páginas de seu site. Trabalhe também o Link Building de seu site para que a sua marca se torne mais relevante para todos e para o Google. Invista em servidores de qualidade que irá ajudar no carregamento de suas páginas. E claro, certifique-se de que seu site esteja sempre otimizado para dispositivos móveis… Afinal de contas, mais da metade das buscas realizadas pelos usuários dentro do Google, são a partir de celulares.

Siga canais especializados de SEO que estão por dentro de todas as mudanças e transformações do Google. Desta maneira, será possível você assegurar a sua posição no Google e poderá permanecer visível para os seus potenciais clientes.

Espero que você tenha gostado desse relato a respeito de um dos conceitos que está se tornando cada vez mais popular entre os usuários da internet.

Eduardo Almeida
Analista de Sistemas

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