Para que serve a tecla ALT?

Você sabe para que serve a tecla ALT? Continue neste artigo e confira informações mais detalhadas a respeito desta tecla especial que faz parte do teclado de computador.

O portal Dicas de Informática Básica possui diversos artigos que abordam algumas das principais teclas que fazem parte do teclado. Alt, Ctrl, Print Screen e Shift são exemplos de teclas que fazem parte do dia-a-dia do usuário. Saber utilizar essas entre outras teclas é requisito fundamental para obter uma melhor compreensão a respeito do funcionamento de um computador, além de possibilitar também tirar melhor proveito dos recursos oferecidos pelo dispositivo.

Todos os dias milhares de pessoas fazem perguntas a respeito da tecla ALT. Confira abaixo algumas dúvidas postadas pelos usuários no Google:

  • o que é alt no teclado
  • tecla alt para que serve
  • para que serve a tecla alt gr no teclado
  • qual a função do alt
  • onde fica a tecla alt gr
  • tecla alt parou de funcionar o que fazer

O que é a tecla Alt?

Alt é a sigla para o termo “alternar”. A tecla Alt é também conhecida como tecla de alternativa. Trata-se de uma tecla modificadora que foi criada com o intuito de possibilitar o acesso a funções complementares de um programa ou janela aberta no computador.

A tecla Alt basicamente deve ser utilizada juntamente com alguma outra tecla para executar alguma ação específica. Ou seja, pressionar apenas a tecla Alt não irá realizar nenhuma ação.

Quais as funções da tecla Alt?

Você sabe para que serve a tecla Alt? Conforme dissemos acima, esta tecla é utilizada para executar ações ocultas do sistema operacional Windows.

A tecla Alt pode se comportar de diferentes maneiras conforme o sistema operacional instalado no computador e o programa que está em uso.

Por exemplo, considerando que o usuário esteja fazendo uma atividade dentro do Microsoft Word, ao pressionar a tecla Alt, o cursor será direcionado para a barra de ferramentas do aplicativo, podendo acionar opções como Arquivo, Página Inicial, Design, Layout e Referências.

Ou seja, assim como outras teclas existentes do teclado, o Alt é um recurso que contribui para facilitar o dia-a-dia do usuário, tornando as suas atividades mais produtivas.

Um comando de atalho popular e considerado bastante útil trata-se do ALT + F4. Como a maioria dos usuários já sabe, este comando tem o papel de fechar um programa que esteja em execução.

Uma outra possibilidade de uso é combinar a tecla Alt com outras para inserir caracteres invisíveis no teclado. Ao segurar a tecla Alt e pressionar uma combinação específica de números, um novo caractere será exibido na tela. Nesse sentido, estamos nos referindo ao código ASCII. Vamos a alguns exemplos para facilitar essa explicação:

  • ALT + 166 = ª
  • ALT + 167 = º
  • ALT + 168 = ¿
  • ALT + 169 = ®

Para que serve a tecla Alt Gr?

E sobre a tecla Alt Gr, você sabe para que serve? Alguns modelos de teclado podem apresentar até duas teclas Alt em sua composição de teclas, variando conforme o modelo e idioma.

Alt é o nome para a tecla original presente nos teclados. A segunda “tecla extra” é chamada de Alt Gr e a sua função é um pouco diferente da primeira. O seu propósito é possibilitar o uso da terceira função disponível em algumas teclas do periférico.

Para entender melhor do que se trata a terceira função de uma tecla, confira a seguinte ilustração abaixo:

Para que serve a tecla ALT? 1

Observe que, para cada uma das 4 teclas apresentadas, há um terceiro caractere destacado em vermelho. Trata-se da terceira função das teclas.

A carreira de teclas numéricas situadas acima do alfabeto do teclado é composta geralmente por algumas teclas que possuem esta terceira função. Confira alguns:

Para que serve a tecla ALT? 2
  • O número 1 possui o caractere ! como segunda função e o caractere ¹ como terceira função.
  • O número 2 possui o caractere @ como segunda função e o caractere ² como terceira função.
  • O número 3 possui o caractere # como segunda função e o caractere ³ como terceira função.
  • O número 4 possui o caractere $ como segunda função e o caractere £ como terceira função.

Sendo assim, para acionar esta terceira função da tecla, basta pressionar e segura a tecla Alt Gr enquanto pressiona a tecla em questão. Para acionar a segunda função, basta pressionar e segurar a tecla Shift.

Onde está localizada a tecla Alt?

Você sabe onde fica localizada a tecla Alt? Confira abaixo uma ilustração para facilitar em sua localização.

Para que serve a tecla ALT? 3

Conforme podemos observar, as teclas Alt posicionam-se antes e depois da tecla de espaços. Ao lado esquerdo da tecla de espaços, situa-se a tecla padrão “Alt”. Já ao lado direito, situa-se a tecla “Alt Gr”.

Tecla Alt parou de funcionar

A tecla Alt de seu teclado parou de funcionar? Existem alguns fatores que podem ocasionar este problema. Separamos abaixo algumas informações e dicas para lhe ajudar a resolver este problema. Confira:

A tecla Alt do teclado pode estar danificada

Um teste que você pode realizar facilmente é conectar um outro teclado no computador. Verifique se a tecla Alt funciona neste novo periférico. Se funcionar, provavelmente o seu teclado original está com problemas.

Tecla Alt um pouco levantada ou mal encaixada

Observe se a tecla Alt de seu teclado está um pouco levantada ou mal encaixada. Quando isso acontece, geralmente é porque ela está desencaixada. Neste caso, é necessário colocá-la em seu devido lugar. Para isso, você pode tentar buscar no Youtube um vídeo que lhe ajude nesta tarefa.

Verifique se a tecla Alt funciona no Modo de Segurança

Ligue o computador no Modo de Segurança e verifique qual será o comportamento da tecla. Se a tecla Alt funcionar, é sinal de existe algum programa, serviço ou driver que esteja ocasionando este problema. Neste caso, é necessário fazer uma inicialização limpa do sistema operacional e verificar se o problema é solucionado. Para isso, indicamos que você procure auxílio de um profissional capacitado par realizar este procedimento.

Crie um novo usuário e teste a tecla Alt

Você pode também criar um novo usuário e testar ser a tecla Alt funciona nesta nova conta. Se também possui dúvidas sobre como realizar este procedimento, procure por um profissional de sua confiança para realizar este procedimento.

Comandos de atalho usando a tecla Alt

Confira abaixo alguns comandos de atalho que utilizam a tecla Alt. Vale ressaltar que alguns destes comandos são populares e outros menos conhecidos pelos usuários:

  • ALT + ESC – alternar entre os aplicativos abertos no computador;
  • ALT + ENTER – ao pressionar este comando sobre um ícone selecionado, a janela de propriedades será exibida;
  • ALT + F4 – fechar um programa;
  • ALT + TAB – ao segurar a tecla ALT e ficar pressionando a tecla TAB, será possível visualizar os programas abertos e alternar entre eles.
  • ALT + SHIFT + TAB – alternar para a última janela utilizada;
  • CTRL + ALT + DEL – comando útil para ajudar a solucionar problemas no computador.

Além da tecla Alt, você também conhece as demais teclas que compõem o teclado de computador? E mais, você sabe dizer quantas teclas existem em um teclado? Sugerimos que você leia o seguinte artigo para aprender mais detalhes sobre este importante periférico de entrada: Quantas teclas tem um teclado de PC?

O que você achou deste artigo completo sobre a tecla ALT? Se as informações fornecidas aqui foram úteis para você, colabore com o nosso portal clicando no botão curtir no final desta página. Desta forma, você estará ajudando a compartilhar este conteúdo com mais pessoas.

Para que serve a tecla ALT? 4

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.