Para que serve a tecla ESC?

A tecla ESC do teclado desempenha um papel importante e fundamental no uso do computador. Confira neste artigo preparado pelo portal Dicas de Informática Básica, informações e curiosidades a respeito desta tecla.

O que é a tecla ESC?

ESC refere-se à sigla para o termo inglês “Escape”. Sua tradução literal para o português remete à ideia de escapar, fugir, esquecer, entre outras ações relacionadas.

E no âmbito da informática, esse significado literal tem tudo a ver com a finalidade da tecla. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre sua função.

Você conhece bem o teclado de seu computador? Confira algumas curiosidades a respeito desse periférico no seguinte link: Quantas teclas tem um teclado de PC?

Para que serve a tecla ESC?

A tecla ESC é usada para anular comandos, apagar seleções, fechar caixas de diálogos, entre outras finalidades.

De um modo geral, pode-se dizer, portanto, que a tecla ESC é utilizada para sair de alguma coisa ou cancelar alguma ação.

É importante frisar, apesar de passar essa ideia de “sair de alguma coisa”, a tecla ESC não tem a função de fechar um programa. Esta tecla pode até realizar esta ação em algumas situações ou programas, no entanto, a sua principal finalidade consiste em cancelar uma determina ação.

A tecla ESC era bastante utilizada no MS-DOS, com o papel de cancelar algum comando que estivesse em execução. Nesse sentido, ele interrompe o procedimento que está sendo realizado no prompt de comando.

Como surgiu a tecla ESC?

Pesquisadores apontam que a tecla ESC surgiu na década de 60, sendo implementada pelo profissional Bob Bemer. Neste época, o inventor tinha como objetivo criar um mecanismo que possibilitasse o acesso e alternância entre códigos de diferentes computadores de uma maneira mais ágil.

Para resolver esse problema, a tecla ESC foi a solução criada para facilitar esse trabalho. Uma vez que estes códigos passaram a ser agrupados, a função oficial da tecla já não fazia mais sentido. Com isso, os fabricantes passaram a adotar uma nova função para a tecla: interromper uma ação ou comando do sistema.

Onde está localizada a tecla ESC?

A tecla ESC é a primeira tecla do teclado, isto é, encontra-se situada no topo do lado esquerdo do periférico.

Confira abaixo uma imagem mostrando a sua localização.

Para que serve a tecla ESC? 1

Para que serve a tecla ESC? 2

Confira abaixo mais artigos a respeito de outras teclas do teclado de computador:

Tecla ESC do notebook para de funcionar, o que fazer?

Se a tecla ESC de seu notebook ou do seu computador desktop parou de funcionar, você pode efetuar alguns testes para identificar a origem do problema. Confira abaixo:

  • Verifique se a tecla ESC parou de funcionar apenas em um programa ou em qualquer programa do computador. Neste caso, considere que a tecla ESC pode assumir diferentes funções, e até mesmo não funcionar em determinadas aplicações;
  • Experimente reiniciar o computador. Em alguma situações, basta reiniciar o seu dispositivo para fazer com que a tecla volte a funcionar normalmente;
  • Sujeira no teclado. Experimente limpar o seu teclado e tente remover qualquer sujeira que esteja alocada ao redor das teclas;
  • Teclas mal posicionadas também podem fazer com que elas parem de funcionar. Neste caso, verifique se a tecla ESC está realmente encaixada em seu devido lugar;
  • Em último caso, experimente também plugar um teclado USB em seu computador ou notebook, e verifique se a tecla ESC deste dispositivo funciona normalmente. Se funcionar, é sinal de de que a tecla ESC do teclado original esteja com problemas.

O que você achou deste artigo sobre a tecla ESC? Se você gostou desse artigo, ajude o nosso portal a divulgar este conteúdo com mais pessoas.

Para que serve a tecla ESC? 3

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.