O que é um computador

Se você chegou até aqui, é muito provável que você possui algum tipo de computador. E não estamos nos referindo apenas aos computadores tradicionais, lembre-se que até mesmo os celulares da atualidade são também considerados computadores. Continue lendo este post e saiba mais detalhes sobre o que é computador.

O que é computador?

Existem inúmeras definições para o termo computador. Confira algumas:

Computador é um dispositivo eletrônico que recebe e processa informações, e tem como principal objetivo realizar os mais diversos tipos de operações.

Computador é uma máquina que processa dados para atingir certo objetivo. Como exemplo de computador, podemos citar smartphones, notebooks, desktops e até mesmo um controle remoto de televisão.

Digamos que você queria assistir o canal 9 em sua Smart TV. Ao pressionar o número em seu controle remoto, esta informação é enviada para a televisão que, por sua vez, irá interpretar o comando e executará a ação solicitada.

Enfim, enquanto você utiliza um notebook para resolver trabalhos de faculdade ou para realizar atividades de seu serviço, está o tempo todo inserindo dados no computador e, ao mesmo tempo, o seu dispositivo está fazendo a interpretação desses dados e retornando um resultado correspondente.

Os primeiros computadores foram desenvolvidos com propósitos militares – para computar trajetórias balísticas pela Marinha dos Estados Unidos. Durante este período, John Von Neumann mudou a forma de como eram criados os computadores, deixando de serem calculadoras eletrônicas para funcionar como cérebros eletrônicos. Este modelo de computador ficou conhecido como Arqtuiteura de Von Neumann, possuindo quatro seções principais: A unidade lógica e aritmética, a unidade de controle, os dispositivos de entrada e saída e alguma forma de memorizar os dados, que nós chamamos de memória.

Podemos observar a existência do computador entre o hardware e software. Hardware é a parte dos componentes físicos do computador. É aquilo que nós podemos tocar com as nossas mãos, como o mouse, o teclado, os fios e o gabinete. Já o software, são os programas do computador, ou seja, é como se fossem a consciência e a alma do computador. É aquilo que nós não podemos tocar fisicamente, mas utilizamos o hardware para acessar. O software é executado pelo hardware, ou seja, ele está contido dentro do hardware. Há um ditado interessante que diz que o hardware é a parte que você chuta e software é a parte que você xinga.

O que é um computador 1

Ao ver o hardware do computador pela parte externa, temos basicamente o monitor, o gabinete, os cabos, o estabilizador ou filtro de linha, e assim por diante. Também se incluem hardware as impressoras, scanners, caixas de som, e tudo aquilo que for físico. Agora, na parte interna do gabinete,  temos a placa mãe, a memória, as placas de vídeo e os processadores – as CPU’s. Todos esses itens tem a sua função específica.

Ao ligar o computador, o sistema operacional do computador será executado. O sistema mais comum é o Windows. O sistema operacional é um software responsável por gerenciar todos os recursos de um computador. É ele quem cria uma interface entre o usuário e a máquina propriamente dita. Todos os aplicativos e programas que utilizamos são instalados dentro do sistema operacional. É considerado o software principal e que vai dar função a todas as peças de hardware. Quando queremos, por exemplo, editar um texto em nosso computador, devemos utilizar um software de edição de textos. Talvez você já esteja familiarizado com o Microsoft Word, por exemplo. Se quiser editar uma imagem, poderá utilizar o Microsoft Paint, ou mesmo um programa de terceiros, como o Photoshop, considerado o software mais avançado e com muitos recursos e funções específica.

Navegue por este portal de Dicas e Informática Básica, e conheça mais detalhes sobre alguns dos principais componentes existentes em um computador: Processador, Memória RAM e disco rígido.

Enfim, hoje o computador está ainda mais presente nas mãos dos usuários. Não podemos negar que os smartphones são dispositivos móveis que facilitam e simplificam diversas tarefas do nosso dia a dia. Seja para acessar uma conta bancária, para fazer uma compra na internet, ou mesmo para conversar com familiares localizados no outro lado do mundo. Tudo isso é possível graças a esses minúsculos computadores, que mudaram a forma de nos comunicar, de trabalhar e até mesmo de viver.

Se você gostou desse post sobre o que é computador, dê o seu like clicando no botão curtir no final desta página.

O que é um computador 2

ENVIE UMA REPOSTA:

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.